11/04/2010

BOLO DE COALHADA COM CALDA DE CÍTRICOS

Tinha um pote de coalhada de um leite aqui e estava doidinha pra fazer um bolo. Achei essa receitinha por aqui e ficou uma delícia. Ah, assei pela primeira vez em forma de silicone que ganhei do meu tio. Só que na hora de desenformar o bolo deu uma grudadinha. Alguém tem alguma dica já que essas belezinhas não precisam ser untadas???



BOLO DE COALHADA COM CALDA DE CÍTRICOS



Ingredientes: 1 copo de coalhada, 4 ovos, 1 copo de óleo, 2 copos de açúcar, 3 copos de farinha, 1 colher de sopa de fermento em pó.

Faz assim: Bata no liquidificador por 5 minutos a coalhada, os ovos e o óleo. Numa tigela peneire a farinha, oaçúcar e o fermento. Despeje a mistura do liquidificador e misture muito bem. Asse em forma untada (se não for a de silicone!!) até dourar e o palito sair sequinho.

Calda: 1/2 copo de açúcar, 1/3 de copa de água, suco de 1/2 limão, suco de 1 laranja.

Ferva o açúcar com a água por 5 minutos após fervura. Acrescente o suco dos cítricos e ferva por mais 2 minutos. Jogue sobre o bolo ainda quente. Decorei com uns moranguetes!!

13 comentários:

Ana Powell disse...

Bem delicioso.
Feliz Domingo x

Fla disse...

Hummm que beleza de bolo.
Poxa, nem imaginei que forma de silicone pudesse grudar. Eu não tenho nenhuma.
Beijos

Emília disse...

Ficou um bolo enorme!! Também não tenho forma de silicone.
Beijinhos

A arte em ser mulher disse...

Bolo de coalhada isso é novidade para mim já tomei nota dessa receita.
Bjo grande tenha uma ótima semana.

Dani Franken disse...

Que bolo lindo! Ficou com uma cara ótima! Super diferente usar coalhada! Vou tentar aqui...
Bj
Dani

marly disse...

Huumm, o bolo ficou com ótimo aspecto! Eu unto as minhas formas de silicone (isso quando as uso, pois não gosto muito delas, rsrs).

Beijinho e boa semana.

Thais disse...

Hummm, que maravilha esse bolo! E a coalhada é novidade para mim...amei!!!! Deve ficar bom demais.
Parabéns!
Beijos!

Clumbsy Cookie disse...

Deve ser uma delicia com esse toque meio acido da coalhada e dos citricos. Essas formas de silicone às vezes são assim... apesar de dizerem que não precisam ser untadas eu gosto que por um pouco de spray de oleo para não arristar.

Rachel disse...

Nem dá pra perceber que grudou, ficou lindo seu bolo, e tenho certeza que muito gostoso também.
A coalhada deixa a massa fofinha, né?!
Bjuss!!!

Claudia disse...

Carol,

Formas de silicone podem ser uma roubada na hora de desenformar dependendo do que você asse. Eu desisti delas mas acho que devem ser untadas com óleo por segurança...

Bolo de coalhada é tudo de bom e fica bem cremoso e denso. Eu faço sempre um bolo usando coalhada mas com cacau em pó e uma colher de extrato de baunilha. A coalhada é a versão brasileira do "creme azedo" e pode ser usada em qualquer receita que peça creme azedo.

Beijo,

Cláudia

Susana Gomes disse...

Ficou bem lindo!!
e aposto que tb delicioso.

:)
Beijinhos.

inspirações da Jô disse...

Sinceramente não sei como, já que pelo que eu sei, não gruda, mas não dá pra deixar de ressaltar a belezura que ficou esse bolo!!!!!!
Lindo e certamente delicioso!!!!!!!!!!!
Beijocas!!!!!!!

Marlúcia Uberlandia-MG disse...

Cerejinha,
Fiz o colo de coalhada!!!
Ficou show!!!!
Obrigada!!!!!!!! ;-)))