O PÃO NOSSO DE CADA DIA
Pão. A qualquer hora, em qualquer situação. Quem não gosta de comer uma bela fatia de pão? Se estiver quantinho, melhor ainda. Se for caseiro então, ai ficou perfeito! Eu sou bem eclética na cozinha, gosto de fazer tudo. Mas os pães são minha paixão. Se não fosse tão engordativo e não usa-se tanta farinha, fazia todos os dias!! E apesar da máquina de pão ser uma invenção dos deuses, eu prefiro fazer na mão mesmo, o prazer da mistura dos ingredientes, ver aquela massa deliciosa se transformar através de suas mãos, é bom demais na minha opinião!!
A receita de hoje é um pão básicão. E aquele que quando você não quer inventar muito, sempre recorre a ele. Muito fácil, prática e fica excelente. Pode ser tanto doce como salgado, vai da sua preferência. Tenha essa receita sempre a mão nas horas de correria e quando só se tem os ingredientes básicos.
PÃO CASEIRO BÁSICO
Ingredientes: 1 copo de óleo, 1 copo de leite morno, 1 copo de buttermilk (misture 1 colher de vinagre em um copo de leite e deixe descansar por 10 minutos), 2 colheres de sopa de açúcar (se quiser mais doce, coloque 5 colheres de açúcar, se quiser mais salgado, coloque uma só e dobre a quantidade de sal), 50g de fermento biológico fresco (ou 1 envelope do seco), 3 ovos, 1 colher de sopa rasa de sal, farinha até dar ponto (+ ou - 1kg).
Faz Assim: Coloque o fermento numa tigela, junte o açúcar e o leite morno. Mexa bem até dissolver totalmente o fermento. Faço esse método tanto para o fresco como para o granulado. Reserve. Bata no liquidificador a buttermilk, o óleo, os ovos e o sal. Despeja na mistura de fermento e misture. Vá juntando a farinha aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea, que não grude nas mãos. Sove bem a massa. Coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano limpo e deixa descançar até a massa crescer bem. De forma aos pães como desejar, cubra novamente e deixe crescer de novo.
Para Pão Doce: Faça uma misturinha de mel, gema e leite e pincele todo o pão. Polvilhe açúcar cristal.
Para o Pão Salgado: Polvilhe farinha de trigo.
Leve assar até dourar, o meu ficou 1 hora.
Uma nota da Carol: Quando começei a cozinhar e fazia pão, seguia o tempo de descanço descrito nas receitas a risca. Se dizia 30 minutos, deixava descançar 30 minutos. Se falava 35, deixava 35, nem reparava se havia crescido ou não. Hoje com alguns anos de experiência e alguns pa~es duros e pequenos, aprendi o segredo dos pães, tempo e paciência. Cada massa é uma massa e o tempo ideal é aquele que você ve. Sempre que faço massa, deixo ela crescendo até dobrar e as vezes triplicar de volume, não importe o tempo que demore. Esse é o primeiro descanço. Depois modelo os pães, e novamente deixo crescer até dobrar de volume. Depois que começei a agir assim, nunca mais nenhum pão meu deu errado. Todos ficam lindos, grandes e macios. Acredite nisso e começe a seguir esse preceito, é sucesso garantido.
27 comentários:
Carol, amei a receita... Sobre o tempo de descanso da massa, digo que você não é a única que seguia à risca *rsrsrsr*
Mas com o tempo a gente vai aprendendo, não é?
Os pães ficaram maravilhosos.
Beijocas!
humm me parece tão delicioso, que vou arriscar fazer.
bjosss...
___777777777___777777777____
__77777777777_77777777777___
_7777777777777777777777777__
_77777777777777777777777777_
_7777777777( \__/ )7777777777_
_7777777777(=' : '=)7777777777_
_7777777777(")__(")777777777__
___7777777777777777777777___
____7777777777777777777_____
______7777777777777777______
________77777777777_________
___________77777____________
_____________7______________
tambem gosto muito de fazer pão!não sou fã dos pães doce!gosto do salgado..nesse meu muitos naos de cozinha..acredito tambem que aprendi fazer meu pão..e sempre funciona aqui em casa..essa epoca..que chega um friozinho..fazer pão é muito bom..os seus estão muito bonitos...bjus
Voce sabe que eu tenho uma caidinha por pão, ne´???? e uns bonitos iguais a esses então eu caio de boca......
Vou anotar a receita e tentar fazer na minha MFP, sera que funciona?????
vamos ver, depois eu te conto.
um beijo lindona
Ficaram super lindos seus pães! Fiquei até com vontade de comer um pãozinho agora mesmo! rsrsrs... Bjinhos
Adorei a receitinha, e dicas que ainda não conhecia,
Parabéns!!!
1000 Beijokinhas
Achei o pao lindo e adorei a dica de como fazer o pao. Eu ainda sou bem principiante e, confesso, sigo bem a risca o tempo de espera. Queria saber se este pao pode ser recheado e o que vc sugere.
Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog, adorei!
Catarina
Pão é coisa que nunca falta a aqui em casa mas devo-o à MFP porque não tenho bracinhos para tanto esforço :) Esse teu pão ficou super engraçado, parece uma lagarta :)
Gostei muito desta tua receita de Pão Básico e ainda mais das dicas ditadas pela tua experiência.(Alguém disse que "a Experiência é o espelho da Inteligência").Vou tirar a receita para fazer em breve. Sempre quero ver se fica tão lindo como o teu! Bjs. e tudo de bom!Da Bombom
Oi queridona.
Nossa que beleza de pão. Eu acho linda toda essa magia que envolve fazer um belo pão.
=)
Beijos
O legal foi esse teu feito dos dois pães (salgado e doce)juntos!
Ficaram muitos bonitos mesmo!
Bjus.
Minha Querida Ana Carolina,
Lindo pão..e você faz exatamente como eu...sempre deixo crescer duas vezes, e não sigo tempo..
Ficou muito bacana!
Parabéns!
Beijão!
Orlando Baumel
Eu também já fiz muito pão duro, deixava crescer só uma vez. Seu pão ficou lindo!
Beijinhos
Esta é mesmo para provar x
Que delícia vc tem as mãos de fada para preparar pães.
Parabéns bjos.
Os pães ficaram ótimos, macios, lindos!!!!
Pão caseiro é sempre pão caseiro, uma delícia!!!!!
Esse me lembrou o da minha mãezinha!!!!
Beijos e uma ótima quinta!!!!!!!
Pão para mim também é a qualquer hora!!! rsrsrs...bom demais! :)
O seu ficou maravilhoso, Carol!!!
Amei a receita!
Beijocas,
Thais
Oi Carol! Cresci ouvindo que pra fazer pão tem que ter "mão boa". Minha mãe, que é uma cozinheira de primeira, nunca se acertou muito com os pães... Acho que por isso não me arrisquei ainda. Que sabe eu me inspiro com esta tua receita?! Ficou lindo!!! beijos, Ju
Carol!!!!! que beleza de pães! Tá de encher os olhos! Vou fazer qq dia desses, qdo tiver coragem! Pq não sei se vou ter tanto sucesso...nunca os fiz! bjs e parabéns pelo blog!
Nossa q desafio!!!
Adorei..seu blog...estou navegando pra divulgar meu blog.
Visite meu blog e se gostar vai ser um prazer ter sua companhia.
bjs
www.tatidesignercake.blogspot.com
Carol
Ficaram mesmo bonitos!
Não há nada que chegue a um pão caseiro.
Beijo
Que pão lindo amiga!!! Lembra o pão sovado da padaria pelo jeito da massa pós assada.
Eu também não espero o tempo que a receita pede, faço no tempo da massa, só que sou apressada e ligo o forno 2 minutos e desligo, ai coloco a massa lá dentro, ela cresce mais rápido e nunca deu errado também.
Beijos
Acabei de ver focaccia no post de uma amiga(Quitutes de miki) e fiquei com vontade de sentir aquele cheiro de fermento na massa e vc disse tudo: a maquina pode ser pratica, mas essa sensacoa de por a mao na massa e' unica. E gostei da sua receita basica com buttermilk. Nesse tempinho merece um pao em casa.bj
claudia
CArol, fiz a focaccia e citei vc no blog.Outra vez faco essa sua receita para fazer a versao doce.
bj
claudia
Mais uma receita testada!!!! amei, vai pro caderninho
Bjs
Fe
Que visual lindo desses pães, amei a receita e vou fazer breve. Seu Blog é demais, é recheado de muitas delícias. Vou te seguir para estar sempre por dentro das novidades, um beijo.
Nossa adoooooooooorei seu blog queria! quanda coisa de dá agua na boca heheh
vem mais coisa boa pra fim de ano??
tô te seguindo aquii
Bjo
http://stilomorena.blogspot.com/
Postar um comentário