28/03/2008

Grãos

Ola amores. Cheguei meia atrasada mas cheguei. Estes dias estava meio corrido no serviço, entrega de tributos ai já viu. Ontem minha aula foi punk lá no curso. Tive aula de grãos. Muita coisa pra picar, pesar, medir, aqueles cortes em brunoise de pepino, cenoura, nossa, é muito complicado. Para quem ainda não entendeu direito ou não sabe, faço um curso, as terças e quintas chamado "Objetivo Chef", na escola de cozinha Wilma Kovesi. Trabalho lá como estagiária e assistente do chef. Chego lá às 16:30 para começar a preparar a aula, deixar todos os ingredientes do chef já picadinho, medido, pesado e os dos alunos separados. A aula começa as 19:00 e vai até as 22:00. Após a aula, fico lá ajudando a coordenadora da cozinha a limpar e arrumar tudo, saio de lá ums 23:30. No curso são três chefes fixos que dão aulas alternadas e também vão alguns chefes convidados de vez em quando. Estou aprendendo muito. Além da prática, temos muito aprendizado de técnicas importantíssimas para o mundo gastronômico. É um curso super interessante e que poderá me ajudar muito na carreira que pretendo seguir.!!!
Como estava dizendo, minha aula de ontem foi de grãos. Fizemos Torta de palmito, Lentilha guisada, Salada de Grãos e Legumes e quibe de proteína texturizada de soja. Receitas super simples que ficaram divinas. Vou passar as minhas três preferidas e espero que gostem.



QUIBE DE PROTEINA TEXTURIZADA DE SOJA

Ingredientes:
- 1 xic. de chá de trigo para quibe hidratada (deixada de molho por 4 horas)
- 1 xic de chá de pts (proteina texturizada de soja) hidratada (deixada de molho por 4 horas)
- 1 xic de chá de ricota passada na peneira
- 1 xic de café de molho de soja (shoyo)
- 1/2 cebola picada em brunoise (cubinhos bem pequenos)
- 1/4 de xic. de chá de hortelã picado
- 1/4 de xic. de chá de salsa picada
- 1 ovo inteiro
- 1 xic de chá de farinha de rosca (aproximadamente)

- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de pinoles.

Faz assim:
Esprema bem a pts e o trigo. misture todos os ingreedientes, exceto a manteiga e o pinole e amasse até formar uma massa homogênea. Enforme, cubra com pequenos "nós" de manteiga e polvilhe os pinoles. Asse até secar e dourar levemente, em forno médio (180ºC).

Dicas: - Não ponha a farinha de rosca de uma vez, vá acrescentando aos poucos e sentindo a textura para que não fique muito seca. A boa textura é aquela que quando você esmaga um pouco da massa nas mãos ela não solta mais água, já está sequinha.

- Os grãos deixados de molho, sempre precisam ficar com uma grande quantidade de água acima deles, para que não absorvam a água rápido e parem de hidratar.

SALADA DE GRÃOS E LEGUMES

Ingredientes:
- 1/4 de xic. de lentilha cozida.
- 1/4 de xic. de soja em grãos cozida
- 1/4 de xic. de grão de bico cozido
- 1/4 de ´xic. de milho cozido
- 2 cenouras grandes cortadas em cubos
- 1 xic de salsão fatiado
- 1/2 xic de cebola picada
- 1 pepino descascado e cortado em cubos
- 2 tomates sem sementes picados
- 90ml de azeite extra virgem
- 30ml de suco de limão
- sal e pimenta do reino
- 2 colheres de chá de mostarda
- salsa e cebolinha picadas.

Faz assim: Em água fervente cozinhe a cenoura até que fique cozida porém ainda crocantes. Escorra e passe imediatamente por água fria. Aqueça 1 colher de sopa de azeite e doure ligeiramente a cebola. retire do fogo, acrescente 1 colher de mostarda, suco de limão, sal, pimenta e azeite, mexendo bem até emulsionar. Misture todos os ingredientes da salada e regue com o molho emulsionado. Salpique com a salsinha e a cebolinha e misture bem. Fica muito bom.

TORTA DE PALMITO

Massa báscia:

- 90g de amido de milho

- 100gr de farinha de trigo

- pitada de sal

- 60gr de manteiga em temperatura ambiente

- 100ml de leite

- Para pincelar- 1 gema desmanchada em uma colher de sopa de água ou leite.

Faz assim: Peneire todos os ingredientes secos. Acrescente os outros ingredientes e amasse com a ponta dos dedos, para ligar bem. Não manuseie muito. Forme uma bola e deixe descançar por 30 minutos na geladeira envolta em filme plástico.

Recheio:

- 1 lata grande de palmitos picados

- 40 gr de manteiga

- 1 colher de sopa de cebola bem picada

- 1 colher de sopa de farinha de trigo

- 200ml de leite

-1 colher de chá de sal

- 1/2 colher de café de pimenta do reino branca

- 1 colher de sopa de salsa bem picada

- 1 colher de sopa de lascas de azeitonas verdes

faz assim: Numa panela aqueça a manteiga e nela doure a cebola. junte a farinha e mexendo, deixe cozinhar 1 minuto até borbulhar e ficar homogeneo. Retire do fogo e misture o leite aos poucos. leve de volta ao fogo mexendo até ferver e engrossar. retire e junte o palmito, a salsa, as azeitonas e retifique o tempero. reserve.

Montagem: em tampo ligeiramente enfarinhado, com rolo enfarinhado, abra a massa em expessura fina e forre com ela uma forma de fundo falso de 25 cm de diametro sem untar. corte as sobras laterais deixando uma altura de uns 2.5cm. Reserve esta massa para a cobertura. Disponha o recheio na massa e espalhe uniformemente. Com o rolo, abra em comprido o restante da massa e corte tirinhas para fazer um xadrez por cima. Fica bacana cortar as tirinhas com o cortador de ravioli, elas ficam todas enfeitadinhas. Disponhas as tirinhas por cima da torta em xadrez. dobre as bordas sobre toda a volta da torta para que fique uniforme. pincele com a gema misturada em água ou leite. leve assar em forno pre aquecido, uns 30 minutos ou até dourar. Após pronta, solte o aro e sirva num prato de serviço.

Bom pessoal, já são 00:36 e eu estou muito cansada, amanhã volto para contar mais causos legais. beijão.

3 comentários:

Nereime disse...

Você escolheu uma profissão linda e no tempo certo colherá os frutos do que semeia hoje com tanto esforço!!!As receitas estão demais!!!
bjos

Fabrícia disse...

Parabéns pelo seu trabalho, um luxo. Receitas deliciosas e com certeza anotadas.
Bjs.

Luciana Macêdo disse...

Fazer o que gosta é o primeiro passo para o sucesso...com certeza você vai chegar lá.
Achei ótima a receita da torta de palmito, mais uma para ser experimentada.
Bjs!