26/03/2008

Raízes e Tubérculos

Ola amados. Cá estou eu, no meu intervalinho, para passar a vocês as delícias de minha aula de ontem. Tivemos aula de raízes e tubérculos. Beterraba, mandioca, mandioquinha, batata doce, cará, inhame, nabo, cenoura, tudo de bom. Fizemos um Assado de legumes, com todos estes ai de cima e ficou divino. Fizemos mandioca frita também, purê de inhame, Chips de cará (cará frito em rodelas que nem batatinha) e mandioquinha cozida no vapor e depois salteada comervas finas, tudo muito simples e muito gostoso. É muito legal trabalhar de assistente de chef, aprendemos muito, pegamos muita prática e, é claro, comemos que nem uns cavalos (ai, minha dieta...)Mas tudo bem!! Cheguei 23:40 em casa e estou podrona hoje!!! Cá abaixo está a receita das delícias que fiz ontem. Volto mais tarde que agora vou almoçar!! Beijos
Um pouquinho sobre os meus ingredientes principais de hoje:
Inhame: Raiz comestível, pequena, de casca escura e cheia de filamentos. Rico em amido, é um excelente subistituto da batata. Uso: Cozido em água ou no vapor, assado ou frito,ou para uso em purês.



O INHAME
Cará: Como a mandioca e o inhame, o cará é um tubérculo de sabor suave e textura macia. Usos: Cozido em água ou no vapor e para uso em purês.

O CARÁ


Chips de Cará

Ingredientes:
- 1/2 kg de cará em fatias muito finas (cortei na mandoline)
- sal e pimenta-do-reino moida na hora
- óleo para fritar.

Faça Assim:
Aqueça o óleo a 165°C, frite o cará até que fique tenro e escorra bem. Aqueça o[oleo a 190°C e frite novamente as fatias de cará até que dourem, mas não demais, pois o legal do chips de cará e ele ficar parecendo que é cará mesmo, não batata, e a aparência meio branquinha é bem legal. Escorra bem e tempere com sal e a pimenta.


Purê de inhame

Ingredientes:
- 500gr de inhame
- 1/2 maço de cebolinha (parte branca e verde separadas)
- 100gr de manteiga sem sal
- 100 ml de creme de leite fresco
- sal e pimenta-do-reino moida na hora

Faça assim:
Cozinhe o inhame em água salgada até que fique macio. Enquanto isso, em uma panela, salteie a parte branca da cebolinha em 30 gr de manteiga e reserve. Passe o inhame pelo espremedor de batatas e volte a panela. Leve ao fogo mexendo constantemente para secar o purê. Aqueça o creme deleite e junte aos poucos ao inhame, mexendo sempre. acrescente a manteiga restante fria, batendo com uma colher de pau. junte a cebolinha salteada, tempere com o sal e a pimenta e decore com a parte verde da cebolinha.

8 comentários:

Anônimo disse...

Agora vc precisa passar a quantidade de calorias que cada produto tem, heheeh... esse purê parece maravilhoso... Amo purê....
Bjks!!!

Nereime disse...

Que delicia esse seu curso...e ainda dá para degustar!!!

Nereime disse...

Que delicia esse seu curso...e ainda dá para degustar!!!

Nereime disse...

Que delicia esse seu curso...e ainda dá para degustar!!!

Anônimo disse...

Adorei seu blog e já linkei no meu...
bjs
Andréa

Sylvia disse...

Adoro Inhame e cara , infelizmente aqui é dificil de achar
Bjs

Elvira disse...

Acabo de descobrir este seu delicioso blog. Parabéns! Vou já colocar um link no meu para voltar mais vezes. :-)

Já agora, você não se quer juntar à nossa comunidade de blogs culinários em língua portuguesa...? É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Até lá!

Beijos.

Fabrícia disse...

Adoro .... é bom demais. Ainda bem que por aqui encontro. Mas que curso bacana é esse que vc faz? Adorei essa aula de tubéerculos.
Bjs para ti.