25/06/2008

Ó romã, o que faço com você??

Olá amadas!! Ontem minha aula foi de mexilhões, ostras, vôngoles e vieiras. E por incrível que pareça nunca havia comido nenhum deles, dá pra acreditar!!?? E para ser sincera, o que mais me apeteceu foi o vôngole, que fizemos com spaguetthi, depois o mexilão e as vieiras apenas um pouco. Fizemos elas enroladas no bacom e fritas e tanbém gratinadas em sua própria concha. As ostras comemos apenas geladas e com limão e gratinadas com zabaglione de champagne. Muita linda as imagens da aula de ontem, todas aquelas conchas, apresentações belas, pena que não tenho tempo de fotografar. Me lembrou muito a praia, um lugar que amo e não vou ha muito tempo. Enfim foi um aula muito rica em conhecimento e detalhes que não conhecia, aprendi muito. Para maiores detalhes sobre estes frutos bivalves, acesse o site: www.ostraviva.com.br que é nosso fornecedor.
A avó paterna de minha filha viajou para uma chacará e nos trouxe um caminhão de frutas boas ( e grandes) não é a toa que o nome do lugar é Fartura. E veio um romã no meio das frutas, que me deixou de boca aberta de tão grande. Um romã gigante, rosa e lindo e, é claro, já começei a penser o que poderia sair daquele fruto tão belo de receita. Pesquisei, pesquisei, e achei um creminho com calde de romã que fica o máximo. É super fácil de fazer e muito gostoso. Hoje deixo vocês com a receita do creminho e com algumas fotos de hoje!! Grande beijo.
Ah, recebi uma encomenda de uma apostila sobre congelados e já montei. Quem tiver interesse, é só me passar um e-mail no endereço ai do lado de dúvidas, que passo a apostila, ficou muito legal!!

POTINHOS DE CREME COM .CALDA DE ROMÃ





Ingredientes


Para o creme:300 ml de leite - 200 ml de creme de leite fresco - 1 fava de baunilha - 130 g de açúcar - 4 ovos (2 inteiros e mais 2 gemas) - 30 g de manteiga





Para a calda:50 g de açúcar - suco e casca de 1 laranja - sementes e suco de 1 romã - 1 colher de sopa de maisena - 1 xícara de café de uvas passa branca.





Faz Assim: Faça uma incisão na fava de baunilha e coloque-a com o leite e o creme de leite numa panela pequena. Leve ao fogo baixo e deixe ferver. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos.Numa vasilha, junte os ovos, as gemas e 100 g de açúcar e bata com o batedor de arame, misturando bem, mas . sem deixar encorpar. Coe o leite e acrescente-o aos ovos pouco a pouco, batendo sempre.Unte 4 fôrmas de porcelana com manteiga. Divida o composto pelas fôrmas e coloque-as numa assadeira de bordas altas com água quente a três quartos da altura. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré aquecido a 140°C por 1 hora e 40 minutos. Quando o creme estiver cozido, retire as forminhas da assadeira e deixe esfriar.Enquanto isso, prepare a calda. Numa panela, junte o açúcar e 50 ml de água. Cozinhe em fogo baixo até obter uma calda densa de açúcar. Coe o suco de laranja e misture-o à calda num fio. Leve ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 2 minutos. Adicione a maisena diluída em pouca água e deixe encorpar por aproximadamente 1 minuto. Apague o fogo e acrescente as uvas passa. Deixe esfriar e jogue o suco de romã coado. Decore as forminhas de creme com grãos de romã e tiras finas de casca de laranja, regando com a calda.

O vinho: Sirva com um vinho moscatel de cor dourada.

Olha só de onde vieram os pães que comemos acompanhando o spaguetthi ao vôngole, da padaria do Oliver Anquier, um chef francês que mora e ama nosso Brasil. Ciabatta divina!!

Essas são chamadas Mixiricas Champagne pela dona do sítio. São branquinhas dentro e deliciosas. Olha só o tamanho!!




Só pra deixar vocês com água na boca. Janta da vovó de hoje: Panquecas de parmesão e carne ao catupiry e molho bolognhesa. (o molho estava esquentando)


Olha o romã de Itú ai. Pena que na foto não dá pra ver a dimensão do bichinho!!



14 comentários:

Rose disse...

Oi Carol!!
Sempre que visito o seu blog lembro no filminho ratatouille, meu filho adora e tbm gosta de cozinhas, mexer com panelas, acho qu vai dar um chef de cozinha mais lindo que o Olivier e o Edu Guedes....hehehe....bjaum.

Unknown disse...

A fam�lia do padastro do meu marido � muito italiana e a primeira vez que comi v�ngoles foi com eles.
Adorei! Muito bom mesmo.
Estou louca para experimentar vieiras... �gua na boca.
Bjs

Natália Eleutério disse...

É uma óptima sugestão para a romã, pois nunca fiz sobremesa com esse fruto, bjs

Filipa disse...

Gostei desse creme, é uma óptima sugestão para usar as romãs. E o resto da paparoka, está de dar água na boca...

Beijinhos

Agdah disse...

Comida de avó é imbatível.

Nereime disse...

Sabe que eu acho a romã uma fruta tão rica, mas nunca sabia oque fazer com elas...agora já sei!
bjs

Mari disse...

Curti muito esta receitinha com romã. Beijos, querida!

Claudia disse...

Oi Carol... que delícia que está isso aqui hein!! A Romã e as panquecas me encheram a boca d'água!
Bjs

Leila disse...

fico lendo o teu posts das aulas e tenho muita vontade em um dia fazer algum curso ou algumas aulas. Nunca fiz nada disso e acho que deveria pois tem muita coisa que quero aprender ou duvidas para tirar.

ja coloquei a dica sobre como fazer o sorvete sem a sorveteira. está lá no post.

beijinhos

edinha disse...

Gostei da receita dos potinhos.
As panquecas também devem ter ficado
deliciosas.
Beijinho

claudia disse...

Gosto muito de romãs! As panquecas também têm muito bom aspecto!

Marcia disse...

quanta coisa boa num post só! Boa semana e bj

cozinha da drica disse...

Carol tenho arvores de romã em casa e nunca sei muitas receitas para utilizá-las...adorei a receita do creme com calda de romã...e a panqueca está convidativa!! Bjks e ótima semana

Marcia disse...

Carol, eu adoro romãs! A tua idéia de fazer um potinho de creme com calda de romã é bárbara! Bjs, boa semana.