12/10/2008

INTERCÂMBIO CULINÁRIO - FRANCESINHA


A Long time ago.......rsrsrs. Ha muito tempo atras topei o desafio do Intercâmbio culinário e fazer parceria com uma amiga lusitana e trocarmos receitas de nossas terras natais. Fui apresentada a doce Maria e topamos na hora o desafio de trabalharmos juntos. Quase que instantaneamente sabia que receita queria passar a Maria, o Baião de Dois, que é um prato que me agrada demais!! Sei que foi difícil pra ela encontrar certos ingredientes mas aMaria se saiu muito bem. Eu, pessoa atrapalhada e sempre na correria, acabei me atrasando na postagem. Maria me sugeriu fazer a Francesinha, um sanduichão bem servido típico de Portugal e eu achei a idéias muito boa pois amo sanduiches. Só sei que preparei meu prato ontem, as 23:00 da noite que foi a janta do meu marido. Sorte a dele, que comeu lambendo os beiços e ainda reclamou que eu só havia feito um!!! Pronto, agora a Maria arrumou pra minha cabeça!! Demorei tanto tempo pra preparar o prato e hoje ja tenho o pedido de 4 pra fazer mais tarde, ve se pode!! Adorei a receita, é deliciosa demais e muito simples de fazer. Espero que curtam as fotos e tomara que tenha me saido bem Maria!!
FRANCESINHA
Ingredientes (para 2 francesinhas):4 fatias de Pão de forma, 2 Bifes de porco (eu usei pernil), 2 salsichas, 2 linguiças, 4 fatias de queijo tipo muzzarela, 2 fatias de fiambre (presunto gordo).

Molho Francesinha:1 cerveja, 1 cálice de vinho do porto, 1 caldo knorr de carne, 2 folhas de louro, 2 xícaras de leite com 1 colher de sopa de maisena desfeita, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, 1 colher de sopa de azeite, piri piri a gosto.


Faz Assim: Começe por fazer o molho: junte todos os ingredientes e leve a fogo brando até reduzir e ficar um molho espesso, o que demora cerca de 15 minutos. Tempere os bifes de pernil com sal e pimenta do reino e grelhe-as. Grelhe as linguiças também. Torre ligeiramente as fatias de pão de forma.Num prato que possa ir ao forno coloque 1 fatia de pão de forma, o bife grelhado, a salsicha que eu cortei ao meio e depois dividi cata metade ao meio no sentido do comprimento, a fatia de fiambre e a linguiça cortada como a salsicha. Tape com a outra fatia de pão de forma e coloque sobre esta 2 fatias de queijo. Depois de montadas as francesinhas, coloque sobre elas o molho bem quente e leve ao forno previamente aquecido para derreter o queijo.Sirva de imediato!Pode acompanhar com umas batatas fritas!

15 comentários:

Natália Eleutério disse...

Faz tempo que não faço as francesinhas que é um prato típico do norte de Portugal, adorei a reportagem, e ainda bem que gostaram, cá nós adoramos, bjs

Mari disse...

Ui! Que receitinha bacana para um lanche, heim.

Cristina Momentos Preciosos disse...

As francesinhas,são típicas da minha cidade,que é a cidade do Porto e é claro gostamos muito de as saborear,bjs.

Anônimo disse...

Carol, saiu lindamente. Até apetece provar um pouco. É uma receita para fazer de vez em quando, típica da cidade do Porto, e chama-se francesinha por ser baseada no famoso Croque monsieur francês.
Adoro vir aqui e aprendo montes de coisas. Boa continuação...
beijinhos

Unknown disse...

o maximo!
gostava que fosses a
arte-e-ponto.blogspot.com

Carla

Anônimo disse...

Ai que delícia Carol!
Boa semana!!
Bjs

Claudia Lima disse...

Ficou com uma cara ótima!
Parabéns!
Bjs :)

Filipa disse...

Apesar de ser uma receita típica cá de Portugal, acredita que eu ainda nunca comi?? É verdade...
A sua ficou com um aspecto muito bom!

beijinhos

Fay van Gelder disse...

Olá:)
Pois eu francesinha, comi uma vez no Porto e jurei para nunca mais - Simplesmente Detestei.

Mas a sua tem uma cara Óptima:)

Bjocas

inspirações da Jô disse...

Tem uma aparência ...
Irresistível!!!!!
Beijo e uma ótima semana!!!!

Marcia Gullo Tiberio disse...

HUmmmmmm, isso deve de tá uma belezura!!!!! Pena não consigo provar daqui!!!! bejus minha querida.

Anônimo disse...

Oi, querida! Sabe que eu também não aguento mais tanto chocolate? Hahahaha! E hoje vai ter mais bombons na aula, né? Ai... E essa francesinha é muito típica do Porto, né? Ficou boa? Parece forte! :) bjsss, Lu

MegMarques disse...

A cara do sanduíche está ótima, de abrir o apetite, mas eu achei que deve ser meio pesado, principalmente pra comer à noite, não? Carne de porco, salsicha, linguiça, presunto... Proibido pra quem está querendo perder peso, hehehehe

mil beijos, querida!

Emília disse...

Nossa, esse molho deve ficar marvilhoso! Adorei a receita!
Beijinhos

Nuno Silva disse...

Boa noite a todos os leitores deste belo, desculpem, delicioso blog.

Sou de Portugal e da cidade do Porto e um grande apreciador desse fenômeno que é a Francesinha aqui no Norte do país e que já se alastrou por todo o lado.

A verdadeira Francesinha é mesmo só aqui... mesmo essa receita, que está boa, não é a mais rigorosa! Aqui tem até uma Confraria da Francesinha, para divulgar e proteger o seu valor gastronómico!

Vou só deixar umas dicas a quem gostou desse petisco:

- fica ópitmo acompanhado de batata frita, para molhar no molho da francesinha

- a Francesinha original é feita com um pão largo de trigo e não de forma

- a Francesinha original é feita com carne de lombo préviamente assado. isso porque foi inventada com a sobra de um almoço que era lombo assado

bom apetite