07/02/2009

2° Dia de Saladas

E continuo minha saga de saladas. Ta certo que salada não tem receita mas quando achamos uma de combinação ideal não custa dividir com as amigas. Seguindo a aula: Hoje no Menu Salada de Escarola Frisée, Agrião, Hortelã e Pignoli e Salada de Radicchio, Repolho Roxo, Tomates e Molho Vinagrete de Laranja.
Escarola Frisée, Agrião, Hortelã e Pignoli


Ingredientes Salada: 1 maço de escarola frisée tiradas as partes duras das folhas ou o miolo da escarola normal, lavadas, secas e bem apertadas no medidor para medir 2 xícaras, 2 maços de agrião retirados os talos mais duros, lavados e secos, 1/3 de xícara de hortelã lavados e secos rasgados em pedacinhos, 3 alhos-poró, bem lavados, fatiados bem finos.


Ingredientes Molho: 3 ou 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem, 1/2 colher de chá de sal ou a gosto, 1 1/2 colher de sopa de vinagre de vinho tinto envelhecido (balsâmico) ou 1 de suco de limão, 1/2 xícara de pignolis, tostados e salgados (pode ser castanha do pará ou avelãs).


Faz Assim: Numa tigela grande coloque todos os verdes e misture bem. Regue as folhas com o azeite e misture delicadamente, até as folhas ficarem cobertas. Disssolva o sal no vinagre ou suco de limão, regue as folhas e misture novamente. Transfira para a saladeira ou emprate individualmente e salpique os pignolis. Sirva imediatamente.



Mais uma vez, não consegui a foto dela sozinha, mas juro que é uma destas ai. A segunda da esquerda pra direita, pra ser mais exata!!

Radicchio, Repolho Roxo, Tomates-Cerejas e Molho de Laranja e Mostarda

* Para uma salada mais colorida, use, de preferência, a variedade de radicchio mais clara e ligeiramente esverdeada. Para não murchar, a salada deve ser preparada com antecedência de somente 15 minutos.

Ingredientes Salada: 1 cebola roxa pequena, cortada em rodelas finas, de molho em água fria durante 15 minutos, 300gr de radicchio lavado e seco em folhas separadas e picadas grossa (4 xícaras), 1 repolho roxo pequeno (300g) lavado e seco em folhas separadas e picadas grossa (3 xícaras), 2 xícaras de tomates-cereja maduros e firmes cortados ao meio.

Ingredientes Molho: 1 colher de sopa + 1 colher de chá de mostarda djon (pode ser a normal), 2 colheres de chá de raspas de laranja, 5 colheres de sopa de suco de laranja, 1/4 de xícara de azeite, 1/2 colher de chá de sal, 1 pitada de pimenta do reino moída na hora.

Faz Assim Molho: Com o fouet, bata a mostarda, a raspa e o suco de laranjas, sal e pimenta. Continuando a bater, junte o azeite em fio e emulsione.

Montagem: Escorra bem a cebola e misture aos outros ingredientes numa tigela grande. Adicione o molho e misture bem mas delicadamente. Prove sal e pimenta e corrija se necessário. Transfira para a saladeira ou emprate indicidualmente.

6 comentários:

disse...

Carooooool queriiiida!
Muito obrigada pelo carinho de SEMPRE!
Vc é um amor...
Amei os posts das saladas, com esse calorão, nada melhor!
Já salvei tudinho aqui no meu comp!
rsrs
Bjocaaaaaaas
=)

Tânia disse...

Carol...
Mas que saladinhas mais espertas!! Gostei particularmente do vinagrete de laranja, deve ficar muito bom!!
Anotadíssimas!!
Beijinhos

PS. A Nathy te mandou outro beijão.

Anônimo disse...

Passando pra dar um OI...
Bom fds!!!

Laurinha disse...

o molho de laranjas.. estará amanhã mesmo na minha saladinha!! Delícia!

Beijinhos

Nereime disse...

Ah!Saladas...saladinhas...molhos especiais....amei!!!
bjs

Mari disse...

C.Oliver, sucesso absoluto estas saladinhas. Neste calor.....caem muito bem. Baccios, M. Bourdain