05/03/2009

QUICHE DE CEBOLAS CARAMELADAS

Oie!! Tudo pronto, cardápio feito, aprovado, lista de compras enviadas, receitas montadas e a dor de barriga mais intensa!! rsrs. Vou amanhã cedinho pra lá e ai só por Deus. Nem vou ficar falando muito senão vou ficar nervosa!! Vou abandoná-las este final de semana mas garanto que volto semana que vem com muitas novidades!!
Sei que vocês estão cansadas de comer e fazer Quiche mas eu adoro esse prato e aprendi fazer uma de cebolas caramelizadas que é tuuuuuuuudibão!!! A original vai só cebolas mas como a minha cria não curte muito coloquei um pouco de abobrinha pra ela ficar mais Feliz!! Receita da Chefita que amo do fundo do meu coração Carole Crema.

Quiche de Cebolas Carameladas e Abobrinha

Ingredientes Massa: 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo, 1/2 colher de chá de sal, 100g de manteiga gelada, 1 ovo.

Recheio: 2 xícaras de cebolas fatiadas (se quiser com abobrinha, subistitua uma das xícaras de cebola por abobrinha ralada), 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de creme de leite fresco, 1 xícara de leite, 4 ovos, 2 colheres de sopa de açúcar, sal e pimenta do reino, nóz moscada.

Faz Assim: Massa: Em uma tigela coloque a farinha, o sal e misture bem. Adicione a manteiga cortada em cubinhose vá mexendo com a ponta dos dedos até obter uma textura de farofa. Coloque o ovo ligeiramente batido e trabalhe a massa apenas até ter misturado o ovo, não pode mexer muito, forme uma bola com as mãos e embrulhe em filme plástico. Leve a geladeira descançar por uma hora. Abra a massa com um rolo e forre uma assadeira redonda de fundo removível (20 a 25 cm de diametro), arremate as bordas para que fique retinha. Faça furinhos no fundo da massa, forre-a com papel manteiga e coloque feijão sobre ela para pré-assar. O peso do feijão faz com que a massa não cresça nem forme uma bola ao meio. Leve pre assar até estar firme porém não dourada. Uma dica, quando faltar uns 5 minutos para retirar a massa do pré-assar, retire a assadeira do forno, retire os feijões (guarde-os para os próximos assados) e o papel manteiga e pincele clara de ovo no fundo da massa e leve mais uns 5 minutos ao forno. A clara de ovo cela-rá o fundo da massa e quando vc jogar o recheio líquido ele não encharcará a massa ao fundo, ela ficará crocante!! Retire do forno e reserve.

Recheio: Em uma panela derreta a manteiga, junte a cebola e refogue até ficarem macias. Salpique o açúcar e espere que a cebola caramelize. (se for usar abobrinha, após a cebola caramelar, junte as abobrinhas e mistiure). Reserve. Em uma tigela, misture o leite, o creme de leite, os ovos, e tempere com sal, pimenta e nóz moscada. Coloque a cebola caramelada sobre a massa, despeje a mistura líquida por cima e asse em forno pré-aquecido a 180°C até que esteja firme e dourada. Sirva com uma saladinha verde.







**DICAS PARA SE TORNAR UMA QUICHEIRA DE MÃO CHEIA**


Tenha sempre em mente as seguintes coisas:

- Base de uma quiche: massa + recheio sólido + recheio líquido

- Massa: é sempre: 1 parte de farinha para 1/2 parte de manteiga gelada + um agente de ligamento (ovo ou água gelada)

Ex: 1k de farinha para 500g de manteiga + agente de ligamento

600g e farinha para 300g de manteiga + agente de ligamento

- O recheio sólido pode ser oque você quiser, tiver vontade, amar de paixão, ou odiar se for fazer pra sogra, mas sempre pode ser oque você quiser!!

- Recheio líquido: Sempre: para 100ml de creme de leite fresco, usa-se 1 ovo. Ou se você achar só creme de leite muito pesado, utiliza-se uma técnica chamada Half-Hafl, que são 50ml de leite + 50 ml de creme de leite + 1 ovo.

- Hoje tem quiche doce?? Tem sim senhor!!! Quem disse que quiche só pode ser salgado? Use e abuse de sua criatividade. Use frutas, chocolates e oque mais quiser. Para o recheio líquido, use 300ml de leite condensado, 100ml de creme de leite e 3 ovos.

8 comentários:

Laurinha disse...

Adoro cebolas assim!!!! no arroz integral, aiai, fica tudo de bom. Na verdade, acho que em qq lugar!
Ah, e tb adoro quiches...

Beijinhos

ameixa seca disse...

Boa sorte amanhã Carol!! Eu gosto muito de quiche mas nunca fiz de cebola. Ficou com bom aspecto :)

Marcia Gullo Tiberio disse...

Criatura, relaxa, você é demais, vai dar tudo certo, tenho certeza!!!

Bejus,

Nela disse...

Querida adoro quiche, obrigada pelas dicas, sabe vai correr tudoooo bem amiga, tenha calma pense positivo, nada de nervos, afinal conseguiu tudo o que imaginou, e trabalhou para isso amiga, Boa Sorte que tudo corra muito bem, beijinhos.

Emília disse...

Oi Carol!!! Só hoje fui ler das novidades!! Nossa, até eu fiquei empolgada com o SPA!! CALMA MENINA!!! Tudo vai dar certo e sair como você está planejando!!
Muita Energia Positiva pra você!!
Vai lá que a bola é sua!!!
Beijinhos

Ana Powell disse...

Olá Carol
Quiches são sempre bem vindos.
Tem que estar super delicioso x

Ana disse...

Oláaaa!! humm,adoro quiche!!!oba!vou esperar anciosa pelos post de receitinhas para os pequenos,claro que lembro das trufas,humm,ai ai,rsrsr.."po de chá" que rezo sim,viu amiga,vai da td certo,boa viagem e que seja td um sucesso!ah, descobri um site bem legal,acho q vc ja deve conhecer, achei sua cara:
é o www.pat.feldman.com.br
é sobre receitas, cozinha,dicas e etc...um barato! bjss e boa semana!

Sabrina disse...

Super úteis essas dicas, adoro quiches, e nem sempre sai do jeito que eu quero, mas essa de cebola deve ser divina.Bjs