02/07/2009

BOLO DE MORANGO


MESA TENDENCIAS 2009

Em outubro, teremos a sexta edição do Semana Mesa SP 2009 – o período em que a gastronomia vira a estrela da cidade com dois grandes acontecimentos simultâneos que movimentam o campus do Senac –SP, em Santo Amaro: o Mesa Tendências e o Prazeres da Mesa ao Vivo. Juntos, eles potencializam a vocação natural de São Paulo para a cultura da boa comida, e para o desenvolvimento do setor em todo país, reunindo os expoentes da gastronomia nacional e do mundo, e atraindo milhares de amantes da boa mesa. O Mesa Tendências, que este ano foi guindado ao status de Congresso Internacional de Gastronomia, promove aulas e workshops com os mais importantes chefs das diferentes escolas do mundo, onde discutem as principais tendências do universo gastronômico e suas mais recentes descobertas profissionais. O evento acontece no Centro de Convenções do Senac-SP, que acomoda ainda uma diversificada programação gratuita para o público geral, uma feira de produtos para profissionais, e a apresentação oficial de trabalhos científicos que podem ser inscritos até dia 31 de agosto, em nosso portal. O tema central deste ano é abrangente e desafiador: “Cozinha evolutiva – das raízes à tecnologia”. Para explorá-lo, Prazeres da Mesa convidou chefs iguais em paixão e diversos em suas crenças. Do Brasil, estão confirmados Alex Atala e Tsuyoshi Murakami. Da França, muitos nomes consagrados vêm pontuar os novos rumos da clássica cozinha francesa: Olivier Rollinger, que está entre os cinco maiores chefs da França, é em si polêmico. Em novembro de 2008, chocou a França ao devolver suas três estrelas ao Guia Michelin. Seu talento, no entanto, permanece intocado. No Prazeres da Mesa Ao Vivo, que acontece no Edifício da Gastronomia do Senac – SP, o público de leitores, produtores, chefs e amantes da gastronomia se encontram numa área de 8.000 metros quadrados para fazer negócios, ver, ser visto e assistir à confecção da edição mais importante do ano da revista. Tudo o que é produzido nas oito salas, padaria e confeitaria - aulas e degustações ininterruptas das duas da tarde às dez da noite -, é o material de reportagem da publicação. Além disso, ao final de cada um dos três dias de evento, os participantes têm acesso a jantares com chefs internacionais e um grande painel vivo das produções deliciosas de restaurantes e banqueteiros selecionados e dos alunos do Senac. A capa da edição da revista do Ao Vivo, finalmente, vai ser escolhida pelos leitores e internautas, entre todas as produções fotográficas feitas in loco. As inscrições já estão abertas. Quanto antes você compra, menos você paga

CULINÁRIA NO CEREJETS

Desde que vi esse bolo no Chucrute com Salsicha fiquei tentada a faze-la, primeiro pela sua aparência fantástica, depois porque achei a receita fácil e porque amo morangos. Como estamos na época, tratei logo de resgatar a receita e prepará-la.

BOLO DE MORANGO

Ingredientes: 2 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro, pitadas de noz moscada ralada na hora, 2 ovos, 1 xícara de buttermilk, 4 colheres de sopa de manteiga derretida, 1 colher de chá de raspinhas da casca de limão, 1 xícara de morangos frescos (pode ser outra fruta vermelha, o importante é que seja fresca, não congelada), 2 1/2 colher de sopa de açúcar demerara.

Faz Assim: Pré-aqueça o forno em 200ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular funda de mais ou menos 30X20cm. Numa vasilha peneire a farinha, o fermento, o açúcar e algumas pitadas de noz moscada ralada. Na batedeira coloque os ovos e bata bem até eles ficarem claros e espumosos. Junte o buttermilk, a manteiga derretida e as raspas da casca do limão. Bata bem. Desligue a batedeira e junte a mistura de farinha, mexendo com uma espátula ou colher de pau bem delicadamente, só para incorporar os ingredientes. Se bater com força o bolo vai ficar duro.
Coloque a mistura na forma untada e enfarinhada, espalhando bem com uma espátula. Salpique os morangos sobre a massa, depois salpique o açúcar demerara. Leve ao forno e asse por uns 25 minutos. Deixe esfriar e corte. Fica maravilhoso!!

PS* BUTTERMILK: Para preparar seu buttermilk, pegue um copo de leite e adicione uma colher de sopa de suco de limão. Deixe descançar por 10 minutos e seu buttermilk está pronto!!

PS2* AÇÚCAR DEMERARA: É um tipo de açúcar cristal, mas mais moreninho, meio amarronzado, mas pode ser substituído pelo açúcar cristal sem probelmas!!




A Bia aprovou!!! Palavra de formiga!!

20 comentários:

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Olá Carol. Adorei a receita!! Também gosto muito de morango. Vou adorar reproduzir a receita aqui em casa.
Tenho um blog gastronômico também. Se quiser dar um passada lá, acesse: www.saborealquimia.blogspot.com
Vai ser uma honra recebê-la.
Adorei seu blog. Vou estar sempre acompanhando-o!
Bjs!

Isabel Salvador disse...

que deliçia de bolo amiga,adorei,jinhoss

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que maravilha de bolo, tudo com morango é bom demais - adorei! Bjos
Léia

Susana Gomes disse...

Que bolo tão morangueiro!
Deve ser delicioso. :)

Beijinhos.

Delícias e Talentos disse...

Esta maravilha tem um aspecto fantástico! Por acaso os morangos estão a acabar por aqui, mas é uma receita a guardar! :)

Tânia disse...

Com a foto eu já tinha aprovado....agora se a Bia aprovou, só me resta fazer tbm!!
Beijosss

Blog Dri Viaro disse...

Hoje é meu último dia de trabalho,estou saindo de férias, por isso estou passando apressada pra te desejar um fds abençoado.

bjs

Lourdes Sabioni disse...

Nesta época de morangos temos que aproveitar bastante e as formigas de casa, então , nem se fala! Bjs

Bárbara disse...

Carol!!
Q ótimas noticias.. já vou me preparar para ir em alguns desses eventos.. uma oportunidade de nos conhecermos..e colocarmos a fofoca em dia..ahaha

Esse bolo..q cara ótimaa ..

Há ganhei um fermento .. na verdade uma preparação do meu compadre (tio) ele é farmaceutico..e chefe d euma induastria aqui... e vira e mexe aparece com algo novo...rrs.. vou testar esse findy num pão hungaro q sempre faço..se der certo..te arrumo um ok!! ( bom ele diz q dá.;..rrss )

bjoss

Bárbara disse...

Passando pra dar oi...
Bom fds...
Bjs
:)

ameixa seca disse...

Já não encontro morangos em condições mas esse bolo deve ser uma delícia :)

Iliane disse...

que receita otima Carol....e..agora ..êsse anoos morangos chegaram lindos!!!mo tudo feito com essa fruta!!!!am ei essa receita..bjus..e..ficou boa amiga?espero que sim!li

Claudia Rumi disse...

Minha fruta preferida sempre foi morango. Por isso, adoro tudo que vai morango!!e se a Bia aprovou, com certeza nós aprovamos.
bj
Claudia

inspirações da Jô disse...

Vou ter que repetir de novo o que as amigas disseram:Delícia, delícia, delícia!!!!!!!!!
Beijos e um ótimo final de semana!!!!

Raquel Valentini disse...

Carooool,
Como sempre arrasando na cozinha e nos textos!
Estava a procura de um bolo para meu aniversário (é amanhã ;) e claro que vou ficar com esse de morango!!! Depois mando notícias de como ficou, rs. Já copiei tudo e vou p/ cozinha!
Beijocas!

Mari disse...

C. Oliver..que bolinho tudo bom, heim.

Bárbara disse...

Fiquei com água na boca...
:)
Bjs

Téia disse...

Lindo este bolo de morango, mas a formiguinha Bia arrasou. O post ficou ótimo Carolita. Bj grande.

Nani disse...

Eu também amo morango.
Biaaaa divide sua fatia comigo? rs
Beijos

Tânia disse...

Voltei prá dizer que acabei de tirar o meu do forno....ficou lindoooooo!!!
E obvio que já tirei meu pedaço...muito bom!
Obrigada pela receita Carol!
Bjsss