11/08/2009

ANTEPASTO DE BERINJELA COM COENTRO



Vou falar, nossa cabeça é tudo. Se tivermos o controle do nosso precioso célebro, teremos o controle de tudo!! E essa bendita Influenza H1N1 tá me deixando doidinha. Eu já sou toda encanada. Faço uma tempestade em copo d'água por causa de qualquer dorzinha!! E não é que domingo a noite começo com uma febriola de 37°, nariz escorrendo, a cabeça meio pesada e pronto!! Carol já começa com tremedera, moleza, achando que estava com a gripe suína. Media a temperatura de 10 em 10 minutos. O marido já estava ficando irritado, parecia uma doida!! Acordei ontem e a primeira coisa que fiz foi ligar pra minha amiga-irmã Katia que é enfermeira chef lá no Sírio Libanes e fiz minha ladainha de sintomas pra ela logo me diagnosticar a gripe perversa. Ela teve que ser muito "advogada" pra fazer eu acreditar que não era nada, coitada!!! Mas hoje amanheci melhor e já desencuquei a coisa da minha cabeça. Mas que não vou sair daqui de casa por um tempinho, isso pode ter certeza!!!

Hoje acordei com espírito de dita e fui fazer um faxinão geral no banheiro principal da "residença". Limpeza dentro dos armários, gavetas e tudo mais. Até a minha maleta de maquiagens entrou na dança. Limpei peça por peça e até lavei a maleta. Tive que aproveitar, não é sempre que acordo com essa disposição!!

Ah, e o meu dia dos pais foi muito bom. Fomos pra casa do meu tio Tito e lá é muito bom para festinhas de família. Tem uma "rídicula" no segundo andar na casa com churrasqueira, forno de pizza, uma bela cozinha rústica, delicioso!! Comi muito. Tinha capeleti com molho bolonhesa, uma bela farofa de linguiça, salmão, arroz, saladas e a famosa carne em fatias da minha vó com molho madeira. Depois vários docinhos. E, como não podia deixar de ser, a pessoa aqui se não leva um quitutinho não é a coisa. Dessa vez resolvi levar um pate de berinjela que eu adoro. E a junção de duas receitas. Uma do livro Comidinhas de Jennifer Joyce e outra do Chef a Domicilio, Courtis Stone. Juntei as duas, fiz umas modificações e vualá!!! Ficou ótemo!!! Vai ser a receitinha de hoje. Acompanha torradinhas de pão sírio que também é show de bola.

ANTEPASTO DE BERINJELA COM COENTRO

Ingredientes: 2 berinjelas médias, 1/2 cabeça de alho, 2 colheres de sopa de tahine, 2 colheres de sopa de iogurte natural, 1/2 cebola roxa bem picadinha, 1 pepino japones sem as sementes em micro cubinhos, sal, azeite exttra virgem, páprika doce, pimenta do reino ,moída na hora, 2 colheres de suco de limão siciliano (pode ser o thaiti), 1 punhado de coentro fresco.

Faz Assim: Lave bem as berinjelas. Corte apenas a bundinha dela, unte-as com azeite e coloque num pedaço de papel alumínio, junto com a meia cabeça de alho inteira. Feche o papel como um papelote e leve assar por 50 minutos à 180°C. Retire do forno. Abra o papelote. Deixe esfriar um pouco, descasque as beringelas, abra-as e tire todas as sementinhas pois são elas que amargam a berinjela. Bata as beringelas no processador com o suco de limão, e o alho, que você também tem que descascar. Como assou, ele fica como um creminho. Processe tudo com 5 colheres de sopa de azeite extra virgem. Coloque numa tigela e tempere com o sal, a pimenta do reino, a páprika e o coentro bem picadinho. Prove o tempero e acerte se necessário. Coloque no potinho que servirá o patê. Guarneça por cima com o pepino e a cebola roxa bem picadinhos. Regue com mais azeite e polvilhe um pouco da páprika para dar uma corzinha por cima. Sirva com a torrada de pão sírio.
TORRADA DE PÃO SÍRIO

Ingredientes: 1 pacote de pão sírio, 1/2 xícara de azeite, 3 dentes de alho, curcuma (açafrão da terra), sal.

Faz Assim: Descasque o alho e corte em 4 partes. Coloque dentro da 1/2 xícara de azeite e deixa descançar po 1 hora, para que o azeite pegue bem o gostinho do alho. Enquanto isso, corte o pão sírio. Faça com uma boa tesoura que fica bem mais fácil. Corte-os em dois, depois cada metade no meio novamente, e depois cada parte no meio novamente. Fica um triângulo. Desate as duas partes e vá ajeitando na assadeira. Não coloque um sobre o outro para que asse por igual. Regue tudo com o azeite aromatizado de alho, salpique um salsinho e o curcuma. Leve assar até torrar. Não deixe muito, fica um doradinho bem suave!! Tire do fogo e deixe esfriar. Guarde em pote bem fechado que dura uns três dias. Vou falar: Fica bom viu, meu primo detonou as torradinhas!!



UMA CURIOSIDADE: Acordo domingo, cedinho, pra fazer o pate antes de ir pra casa do tio. Começo a preparação e quando lembro: Cade a porr....do pepino e da cebola roxa??? Não creio que esqueci esse detalhe tão importante!!! Me troco correndo e vou no varejão que tem na Penha, pego o metro, uma estação, desço correndo chego no varejão, cade a cebola roxa?? Não tem, tá fora de época...Quase tenho uma síncope. Vou atras do pepino.... O que??? R$ 4,50 o kilo, moço o senhor pirou?? Não moça, ta tudo nessa faixa de preço. Procuro, procuro e o moço tinha razão. Fazer oque?!! Sorte a minha que é 1 só!!! Volto correndo pra casa. Mas a benedeta da cebola roxa não sai da minha cabeça. Não, não, sem a cebola roxa não vai ser a mesma coisa, apesar de ser mera decoração mas não, não vai ser a mesma coisa!!! Penso, penso, penso e...penso mais um pouco!! Bateu!! Tive uma idéia!! Peguei a mísera cebola branquinha, corto um belo brunoise, coloco num potinho, cubro com água e .....5 gotinhas de corante alimentício roxo!! Mexe, mexe e deixo descançar por 1/2 hora. Escorro numa peneirinha e pronto!!! Tenho minha cebola roxa. Não é que ficou bacanérrimo!!! Poxa, vou adotar esse método. Gostei!! rsrsrsrs.

15 comentários:

Tânia Saj disse...

Não...eu não li isso!! Você tingiu a cebola de roxa?? E se tivesse que fazer o inverso? Tô imaginando...
Carolzinha, você não existe!
Pois é..agora vc tem que inventar pratinhos com beterraba, que está em baixa...o resto, tá pela hora da morte...hehe
Mas eu adorei o seu antepasto! Tá com ingredientes diferentes do que eu estou acostumada a fazer. Certamente minhas cobaias vão ter que avaliar.
Ah, as torradas de pão sírio é lei aqui em casa...vão com tudo e são deliciosas mesmo!
Beijinhos e desencana da gripe!
Lembra da Lei da Atração: Você atrai tudo que receia, de tanto pensar nisso!
Se cuida, alcool nas mãos e uns "goró na guela"....tá tudo certo!

Paula Pacheco disse...

Carol,
Adorei a receita, to com um frasco de tahine, berinjela... acredita? Que coincidencia...se der tudo certo vou fazer...realmente tudo esta caro...tem que usar produtos da estação ou trocr por outros senão...não tem jeito...
bjão,
Paula

A DONA DO MUNDO disse...

INACREDITÁVEL, DEPOIS NINGUEM PODE DIZER QUE MULHER NÃO CONSEGUE O QUE QUER
QUER CEBOLA ROXA? KKKKKKKKKKKKKKKKK
GOSTEI MUITO DO ANTEPASTO, GOSTO DE TUDO QUE VAI NELE, DO COENTRO ENTÃO NEM SE FALA, TENHO UM CANTEIRO IMENSO!!!
BEIJO

mundoverdeblog disse...

Bela receita, parece uma delícia!

Marcia Gullo disse...

Eu amo berinjela....

Linda tem selinho pra voce la no blog da gullo, ta bom???

Bejus e inté.

Nela disse...

Olá minha Carol como vai ?e os filhos e fanmilía? espero k bem querida regressei infelizmente :( e já com muito terabalho mesmo. como sempre adorei de mais a receitinha da minha chefinha e tinha tb de me rir claro você é de mais menina, Beijinhos grandesssss.

Sylvia disse...

Ha Carol sou prá la de neura também. Agora em casa faco ate trocar os sapatos para entrar, o que no fim das contas é uma ideia que vou deixar para sempre.Adorei tudo o que vc comeu no dia dos pais. E a berinegeal parece ser dos Deuses
beijos

angela disse...

adorei ler o post...e a receita tmbm. bjs

Bárbara disse...

Amiga, chegou hj a minha LINDA camiseta...
Eu sim-ples-men-te amei...
Amanhã quero ver se posto ela no blog, com tempo, pq merece "o" post...
Bjs
:)

gasparzinha disse...

Que entrada deliciosa.

Adoro beringela.

Beijinhos.

Mari disse...

Um que antepasto mais delicioso, Oliver!

Luciana disse...

Tá todo mundo com medo dessa gripe, eu e meu marido quando estamos na rua e alguém espirra é automático trancamos a respiração e vivo avisando a eles (marido e filhote): foi pra rua nada de colocar mão na boca, nariz e olhos e chegando em casa lavar as mãos bem lavadinhas... ai, ai, tomara que acabe logo isso. Achei o máximo vc tigir a cebola, ótima idéia, quem não tem cão caça com gato... é isso aí... amo antepasto de beringela, nunca fiz, mas quando vou a lugares que tem... caio de boca...
Bjos, Lú.

Naninha disse...

Essa "gripe suína" anda me deixando meio louca também, rs
Nunca fiz antepasto de beringela, deve ser muito bom!
Essa torrada de pão sirio então é a idéia perfeita!
E olha você falsificando cebolas ai, rs
Mas sempre que puder use a roxa, ela é mais rica em flavoniodes e antioxidantes que outros tipos de cebola.
Beijosssss

inspirações da Jô disse...

É mesmo, essa gripe aí vem pra tirar nossso sossego!!!!!Eu também fico com minhas neuroses...
E quanto ao antepasto, delícia!!!!!O que dizer mais?Eu adoro beringela!!!!!!Tudo que vai beringela é absolutamente....irresitível!!!!!!!
Beijos!!!!!!!

Solange Belém disse...

Humm...
beringela com coentro...é tudo de bom!
Tenho certeza que minha família vai gostar dessa iguaria, depois te conto. tá?
Abraço

Sol