07/08/2009

GENOISE COM CHANTILLY, MORANGOS E PESSEGO

Passou a correria, graças a "dio". O niver da vó foi show de bola e a festinha dos docinhos foi um arrazo. Já sai de lá com outra cliente pra Novembro!! eeeeee (é, tá longe, mas é casamento!!!) Fiquei super feliz.
Hoje cedo marido chegou pra mim e falou - Marida, dia 29 vou pra Bahia, tenho show pra fazer lá no Pelourinho. Eu disse - Marido, demorou!! Vou com você. Sou louca pra conhecer aquele lugar, imagina, tá certo, é só um dia, mas e dai, o Pelourinho abriga o melhor da comida baiana seja de rua seja em restaurantes, ai, fora aquelas feirinhas, enquanto você trabalha eu vou passear a beça (tradução: Enquanto você trabalha, vou torrar seu rico dinheirinho!!) e blabla, blabla, blabla......................Marido se manda e deixa eu falando sozinha. Nossa, fiquei empolda e corri pro note fazer mil pesquisas de pousadas e pensões, e locais, e restaurantes e outras milhares de coisas....Ai, lembrei assim, só pra saber, um mero detalhe: Olhar o valor das passagens. Hoje eu senti o verdadeiro sentido da expressão "Um balde de água fria na cabeça" Só a baguatela de R$ 259,00. Tudo isso, pra ficar 3 horinhas dentro de um avião!! Como pode???? Já tinha achado a pousadinha, lindinha, com a diária praticamente de graça...Credo, desisti na hora, claro!! Não to podendo arcar com esse valor só pra passar 1 dia. Caramba, precisava desabafar!! Bom, tudo bem. Não será dessa vez que vou conhecer oque é que o baiano tem mas não faltarão oportunidades né!!!
**Diquinha da Carol**: Hoje fui atraz da Nova Coleção que a Abril lançou, a Cozinha Regional Brasileira. Fui ´na banca só pra dar uma folhada e sai com o livro na mão. Gostei muito, todas as receitas tem foto, as explicações são facílimas de entender, e além disse tem um pouco da história da Região, ingredientes típicos e técnicas. Bem completo. Já está na segunda semana, que é Bahia. Semana passada foi Minas Gerais. O único inconveniente é o preço. Por ser um por semana vai ficar meio pesadinho, R$ 14,90 cada exemplar (o primeiro foi R$ 7,90). Mas quando eu gosto, não tem jeito. Acho que vale a pena, aconselho a dar uma sapiada!!!

Hà um tempo vi uns bolos no Blog da Leila, o Delishville, que me deixaram babando. Fiquei esperando o prometido de chantilly com morangos e logo saiu, corri anotar a receita. Como estava chegando o niver da minha vó, decidi faze-lo pra minha noninha. A Leila arrazou. A genoise (pão-de-ló) é incrivelmente fofa e não cheira ovo. Só modifiquei o recheio, e claro, a decoração da Leila ficou perfeita, mas a minha saiu meia chumbrela!! O que interessa é que ficou muito bom. Quis fazer numa forminha pequena, assim assei em duas etapas. Acho que bolo redondo altinho é um charme só. Faltou só um belo prato mas tudo bem!!

GENOISE COM CHANTILLY, MORANGOS E PESSEGOS

Ingredientes: 4 ovos separados, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 xícara de chá de água fervente.

Faz Assim: Bata as claras em neve e reserve. Na tigela maior da batedeira, coloque as 4 gemas com 1 xícara de chá de água fervente e bata até espumar bastante, por mais ou menos 4 minutos. Sempre batendo e aos poucos, primeiro coloque 2 xícaras de chá de açúcar. Depois de alguns minutos, aos poucos, incorpore 2 xícaras de chá de farinha de trigo e continue bater até ficar homogênea (aproximadamente uns 5 minutos). Desligue a batedeira, junte o fermento em pó, as claras em neve e com uma colher de pau, mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Passe margarina na forma e polvilhe com farinha de trigo.Despeje a massa e bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 por aproximadamente mais 40-50 minutos. Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio do bolo. Se sair úmido é porque precisa assar mais tempo. Quando sair seco, desligue o forno e retire o bolo, com cuidado para não queimar as mãos. Espere esfriar para desenformar.

Recheio: 1 lata de leite condensado cozido, 1 caixinha pequena de creme de leite, morangos frescos e pessego em calda.

Cobertura: Chantilly

Recheio: Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão. Quando começar a sair pressão, conte 25 minutos e desligue. Espere a lata esfriar completamente para usar. Abra lata, coloque todo o leite condensado cozido numa tigela e misture o creme de leite, misture bem até ficar homogeneo.

Montagem: Se você fizer um bolo médio, dá pra fazer 2 cortes. Eu usei uma assadeira pequena e por isso assei duas vezes e ai tive partes pra rechear. Molhe as camadas do bolo com a calda do pessego em calda. Recheie com o leite condensado cozido misturado ao creme de leite, com os morangos e pessegos picados. Cubra todo bolo com chantilly e decore com morangos e pessegos.

Se eu chegar a metade da idade da minha vó, já to feliz viu.......

Olha só as fotinhos dos docinhos da festa, um mimo!!!



Como não voltarei até semana que vem, deixo aqui meu Feliz Dia dos Pais para todos os Pais do mundo!!! E claro, pro meu e pro meu maridão em especial, que são pais de "cathigoria". Beijão!!!

17 comentários:

Olguinha disse...

menina, que coisa boaaaaaaaaaaaaaaa!!! adorei e acho que até babei!!!

ameixa seca disse...

Esse bolo fica mesmo lindo e os docinhos... muita classe! Quem me dera chegar aos 87 anos toda fresca :) Parabéns!

Grazy disse...

Ficou lindíssimo! Parabéns pelos docinhos tbm! Felicidades a sua avó!!! Um bj!

A DONA DO MUNDO disse...

CAROLZINHA, CÊ TÁ FICANDO ABUSADA HEINNNN
FIQUEI DOIDA COM ESSA GENOISE, E O CHUPE DE CAMARÕES ENTÃO, E QUE CHEF CHIQUE
TEU BLOG TÁ 1000, MUITA COISA BOA, GENTE BONITA, DICAS PRA LÁ DE ESPERTAS
SÓ NÃO TÔ MAIS FELIZ PQ QUERIA NOVIDADES DA BAHIA!! SNIFFF
BEIJINHOSSS

Bárbara disse...

CAROL..VC ARRASA SEMPRE !!
ESSE MES TENHO NIVER NA FAMILIA TBM.. TO PENSANDO EM FAZER ESSE GENOISE... BOM DEMAISSS...
QTOA VIAGEM.É BOM...LOGO VC IRÁ FAZER ALTOS BANQUETES EM VÁRIOS LUGARES....
E SEUS DOCINHOS..LINDOS...
É DE BRIGADEIRA..BEIJINHO..E OO VERMELHO..?

BJOO

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Eu também acho bolos altos lindos... e eu pelo menos gostei do prato!

bjsssssss e feliz dia dos pais também...

Cherry Blossom disse...

Oi Carol!
Eu tava esperando as fotos do níver!.....Eu passei aqui no seu último post, mas a lentidão da conexão não me permitiu comentar, então resolvi aguardar o seu próximo.O bolo ficou lindo e os copinhos lindinhos! Só faltou cê contar o que tem dentro! que eu também como a Bárbara sou muito curiosa!...ahahaha..
Ah menina, não me desanima com a Bahia não vai, quer dizer com o preço que custa ir pra Bahia!Um dos meus sonhos é me acabar por lá!!!!!
beijinho

Sylvia disse...

da pra ver mesmo porque vc saiu arrasando do aniversário. Os docinhos e o bolo também estao um arraso
Vc sabe que nao conheço o Nordeste também. Sempre ache caro demais. E acabava pensando Por esse preco vou pra tal lugar...moral da historia , nunca fui
Beijos e boa semana

Iliane disse...

ficou tudo ..tudo mesmo muito lindo..parabens para sua avó!!!e..resolveu ir a bahia?vai sim amiga..mesmo por um dia..vais amar!!!!rssss....bjus..li

inspirações da Jô disse...

Arrasou!!!!!O bolo, os docinhos tudo uma maravilha!!!!!!E sua avó com certeza ficou muito feliz!!!!
Beijos!!!!!!!

Eu Mulher disse...

Amiga, esse final de semana que passou teve prom da Tam. Acho que esse valor era ida e volta.

01:00 da madrugada e eu vendo essas delicias aqui no seu blog!!! A danada da fome logo aparece,rsrrs.

Bjs

Minha vida, minha cozinha. disse...

Que mimo lindo para vóvo adorei.
E esses docinhos nos copinhos eu sou louca por esses copinhos pequenos.
Bjus.

Marta Fernandes disse...

Olá Cerejinha! Que bolo mais bonito e vistoso...Eu acho o prato muito elegante. A tua avó deve ter ficado super contente, 87 anos com todos esses miminhos é muito bom. Beijos grandes.

Tânia Saj disse...

Ah, Carol, cada dia que passa vc tá mais chique, heim, amiga!
A começar pelo nome do bolo....
E que docinhos lindos!
Parabéns atrasados prá vovó! Que sorte a dela ter uma neta tão prendada!!
Beijinhosss

Bárbara e Ellen disse...

O minha querida, não foi desta vez, mas quem sabe um dia, um dia que vcs se programem pra isso...
Nada acontece por acaso, qdo vc menos esperar, vc vai pra lá...
E parabéns pela encomenda...
Que vc consiga se superar...
Bjs
:)

Priscila L. Beneducci Afonso disse...

Ficou tudo muito lindo. Gostei! Beijos da Pri

Naninha disse...

Hummm que bom essa coleção agradou, a outra coleção não gostei nadinha dela, fiz 2 receitas que não funcionaram, vou ver se encontro essa nas bancas!
E que linda sobremesa hein?!
Beijos