17/10/2009

SOPA DE CEBOLAS

E ai minhas piriguetes preferidas!! Ando sumida, mas o marido agora acha que sou empresária dele. O bichinho está virando celebridade no mundo das empresas sonoras e agora me pega pra Cristo. Liga pra esse, marca com aquela, agenda aquele outro, estou passando minhas manhãs em função dos compromissos do moçoilo. Sim, isso é ótimo, mas ele esquece que tenho meus deveres. Sabe onde o bonito está? Em Recife. Tem show hoje à noite, mas teve que ir ontem as 05 da manhã, pois era a única passagem que tinha. Nossa, ele ficou tão chateado de ter que passar o dia lá ontem, coitado! Isso que é trabalho viu!

Meninas hoje têm encontro na casa da Mari do Entre agulhas e Panelas, ela anda meio sumida da blogosfera em função da sua gravidez, mas continua a todo vapor, e hoje vai rolar um mega encontro na casa dela com algumas blogueiras. Estou super ansiosa, vou conhecer gente que já gosto muito, mas agora é de verdade. Já fiz meu quitute e espero que todos gostem (só não vou falar oque é agora senão perde a graça!)


AVISO


Está rolando ha algum tempo na Livraria Cultura do Conjunto Nacional o ciclo de palestras Entre Estantes & Panelas, um bate papo entre convidados do mundo gastronômico e cultural. Já fui a dois deles e é bem legal e o bacana é que é gratuito. Pra quem gosta realmente de gastronomia e história. Nessa segunda a conversa é sobre Mel de Abelhas Nativas. Quem puder, não perca!

COMIDINHA....



Gente, minha filha detesta cebola, ela tira até os micros pedaços que estão no meio do arroz, ela vê cebola até onde não tem. E acreditem ou não, ela toma essa sopa lambendo os beiços e de balde, é uma das prediletas dela. Ó céus, será que um dia terei coragem de dizer a ela que a dita cuja é de cebola??!! Só não gratinei o pão sobre a sopa porque não tenho travessa funda de ir ao forno nem um monte de ramequim individual.

SOPA DE CEBOLA


Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo, 3 colheres de sopa de manteiga, 1k de cebolas descascadas cortadas em rodelas finas, ½ colher de chá de açúcar, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 125ml de vinho branco seco, 1 raminho de tomilho, 1l de caldo de carne, sal e pimenta do reino, 4 fatias grossas de pão (tipo baguette), 1 xícara de queijo gruyère ralado.


Faz Assim: Aqueça o óleo e a manteiga e acrescente as cebolas. Em gogo baixo, deixe que cozinhem tampadas por aproximadamente 10 minutos ou até que fiquem macias. Destampe a panela, acrescente o açúcar, o sal e a pimenta e deixe que caramelizem, ainda em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Acrescente a farinha, misture bem, e acrescente o vinho branco. Deixe secar e acrescente o caldo e o tomilho, cozinhando por mais 30 minutos. Corrija o sal. Toste ligeiramente as fatias de pão. Para servir, divida a sopa em refratários individuais ou em um grande para suflê. Coloque uma fatia de pão sobre cada refratário (se for o grande, coloque todas até cobrir a sopa) e polvilhe com o queijo gruyère. Leve ao forno para gratinar e sirva imediatamente.




PS* Como eu sou uma pessoa bem ligth, pra incrementar a sopa, eu coloquei uns cubinhos de bacon fritinho por cima, assim, só pra dar um tcham!!

Esse foi os pãezinhos que fiz pra acompanhar a sopa. Rodelas depão frances, azeite, parmesão ralado, pimenta e salsinha. Forno e pronto!! Muito bom.

18 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nossa! Cebolas, é o ingrediente que uso aqui...

eu amo cebolas....

bjssssssssss

Marcia Gullo Tiberio disse...

Eu adoro sopa de cebola....mas maridinho AMA cebola..de qualquer jeito...ainda ontem o jantar com pizza de calabreza com um kilo de cebola por cima.....haja halito bom na manha seguinte....

Bejus linda.

Marly disse...

Sopa de cebola é uma delícia, mas essa sua tá parecendo muito mais substanciosa e chic, com esses acréscimos 'finos', como o gruyère, o vinho e o tomilho, aaffe!

Lourdes Sabioni disse...

Cara de Pau!!! Só te perdoo porque és Ariana!!!KKKKKK....
Vou contar pra sua filha que a sopa é de cebola (chantagem) se você não aparecer no meu blog pra me conhecer melhor!!!Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Sopa de cebola é tudo de bom!!!

Bjs..Bom final de semana!!!

ameixa seca disse...

Um sopa bem consistente :) Eu só não gosto de cebola crua. De resto... adoro :)

Ci disse...

Nossa eu amei o seu blog! até add ela no meu! parabéns!!!

Viviany disse...

Que delícia de sopa !!! Faz tempo que eu queria essa receita , adorei !!!
Bjuss*

Eliene Vila Nova disse...

olá
menina vim te visitara esta hora e morrendo de fome, Jesus vou sonhar com esta sopa, rsrs.
e desejo que seu encontro real com amigas virtuais seja tudo de bom, sucesso.
uma semana abençoada
beijos

Verena disse...

Carol,
Foi uma delícia conhecer pessoalmente tantas amigas virtuais! Adorei o mimo e seu quitute!!!
Sejam muito felizes!
Beijos,

Nela disse...

Querida Carol, é bem verdade andamos desencontradas mesmo, mas o excesso de trabalho assim obriga. Querida adoro sopa de cebola e esta sua receita me parece boa de mais, já anotei mesmo. Então agora ajuda maridinho e sua vida profissional como vai?espero k esteja tudo bem,boa semana beijo grande e não me esqueça k eu tb não a vou esquecer acredite, bjs.

Pitadasdilu disse...

Carol, eu também era assim, ficava catando na comida as benditas cebolas, minha mãe dizia: como vc é enjoada... mas não dava... hoje em dia ainda implico um pouco, tempero em tudo, mas bem picadinha...mas vai entender como na pizza, no cachorro quente, em torta e também gosto da sopinha... delícia.
Bjos, Lú.

Iliane disse...

hummmm..eu amo cebolas..aqui em casa..todo mundo adora..a sua tá cm uma cara linda.. e essas torradinhas...tudo de bom..ah !Carol..tambem adorei ti conhecer..pena que foi tão rapido..e tanta gente junta e a gente não bateu um bom appo né?mas..só em encontar..já valeu a pena..bjus querida..otima segunda feira..ah..já coloquei fotos no blog do encontro

a Trofa tem cozinheira disse...

Que boa que deve ser!!! gosto mto de sopa de cebola!! Beijokas cerejinha!

Luciana Betenson disse...

Oi Carol!!!!!!!!!
A esta altura ja nos conhecemos pessoalmente, e foi de fato muito legal te conhecer! Que venham outros encontros :-D Ainda nao cheguei em casa, mas quando chegar seu blog vai la para minha lista de amigas do peito :-) O melzinho eu comi de colherinha mesmo, sozinha... adoro! Um beijo

inspirações da Jô disse...

Menina, que sopa é essa?Mas até com uma sopa você prepara um banquete!!!!!!Você está na profissão certa mesmo!!!!É uma chef de 1ª linha!!!!!!
Beijocas!!!!!!!!

inspirações da Jô disse...

Ah!Até esqueci de falar do pão!Me empolguei tanto com a sopa!!!!!Perfeito acompanhamento!!!!!
beijos!!!!!

Fla disse...

Poxa infelizmente não pude ir no encontro na casa da Mari, espero que eu consiga da próxima vez.

E que delícia essa sopa hein?!
Adorei.
Beijos,
Fla