26/11/2009

Bolinho de Bacalhau da Dona Maria

Quando tudo parecia que ia bem....Liga marido ás 02 horas da manhã (não, não estava na gandaia, estava trabalhando) e fala. - Você não acredita oque aconteceu...Pronto, já pensei eu....Oque foi? -Bati o carro! Eu: OQUE???????????? COMO?????? QUANDO???????? PORQUE?????????? E ele...Calma, eu to bem (que mané você, quero saber do carro, esse sim vai dar prejuízo) só que ai já ia voltar a banda pro palco (ele estava fazendo uma dupla sertaneja num bar) e ele teve que desligar. Fiquei eu esperando ele anciosa. Chegou. E como o carro fica no estacionamento só pude ver a merda hoje de manhã....Olha que beleza!!!
É pra chorar ou não...ai ele já tinha passado no ps e tirado as partes quebradas......

Disse ele que estava devagar (e eu pra nãoperder a amizade acreditei) e passou numa poça sei lá do que de óleo, ou era água, e ai o carro perdeu o controle e pimba na mureta de proteção do viaduto!!!! Ah, mas e dai. A gente já tem pouca conta pra pagar, uns 2.000 pau a mais ou a menos no orçamento não vai fazer diferença né......................BBBUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

Bom, vamos mudar de assunto senão choro. Ontem, fui num curso lá na Casa Arno, um lugar bacanérrimo que já conhecia e oferece diversos cursos e palestras gratuitamente e não só sobre gastronomia. Tem sobre beleza, casa, comportamento, tudo, é muito bom, o lugar é lindo, as aulas são deliciosas e eu recomendo e muito. E ontem não fui só, fui com a Fofa da Marcia Gullo do Blog da Gullo. Aproveitamos a aula pra nos conhecer e foi sensacional. Ela era aquela mulher linda e engraçada, do jeitinho que eu imaginava. Trocamos váaaaaaaaaaaaarias figurinhas e claro ja combinamos de nos encontrar outras vezes. Marcita, eu amei o encontro, não vejo a hora do próximo!!!! Quero ver minha pimenteria em destaque lá em Itupeva heim!!!!

Olha as duas pomposas... Olha que bacana a sala de aula, tem uma camerazinha do lado filmando a chef e passa tudo no plasma...hummmm, que loooxxxxxooooo!! Ai, esse miminho levei pra marcita...não ficou fofis...

Dei nessa sacolinha de feira...Adoro!!!

COMILANÇA

Se tem uma coisa que meu pai gosta é bolinho de bacalhau. Ele come, e muito!! Sempre que vamos no Hocca é pastel de bacalhau pra todos e pra ele o bendito bolinho. E eu tenho uma receita que peguei do Saul Galvão e ele disse que é de uma cozinheira portuguesa legítima. Desde a primeira vez que fiz virei fã e só faço esse. É super fácil e simplismente delicioso. Bem leve, dá vontade de comer vários mesmo.

BOLINHO DE BACALHAU

Ingredientes: 250gr de bacalhau, 200gr de batatas, 1/2 cebola picadinha, 1 colher de sopa generosa de salsinha picada, 1 cálice pequeno de vinho do porto, 1 ovo grande, nós moscada, sal e pimenta do reino.

Faz assim: Dessalgue o bacalhau como de costume. Cozinhe e tire todas as espinhas e pele. Agora uma dica super valiosa para desfia-lo. Coloque todo o bacalhau sobre um pano de prato limpo, dobre o pano no meio e feche bem as laterais, como se tivesse feito uma trouxinha com o bacalhau. Agora, vá esfregando com a mão o bacalhau para que ele vá se desfiando dentro do pano, esfregue bem mesmo, até sentir que não tem mais nenhum pedaço grande. Abra e pronto, você verá o melhor bacalhau desfiado que já viu na vida!!


Continuando: Reserve o bacalhau desfiado. Cozinhe as batatas descascadas. Esprema e junte ao bacalhau. Acrescente a cebola, o sal, a pimenta, o vinho e a salsinha. Misture bem. Coloque o ovo e misture novamente. Se achar que não deu muita liga, pode acrescentar mais um ovo pequeno. Deixe a massa descançar por 20 minutos na geladeira pois fica bem mais fácil para moldar. Ai o grande truque do bolinho. Ele é frito em azeite de oliva. Sei que o azeite está caro e claro que num dia a dia não há problema nenhum em fritar em óleo. Mas a diferença é marcante no sabor. Frite em azeite quando fizer pros amigos ou pra uma comemoração. Molde os bolinhos com as mãos mesmo e vá fritando em pequenas porções. Sirva imadiantamente. Fica super levinho e o vinho dá um tcham todo especial. Mas é claro, se não quiser o porto, não ha problema nenhum, já fiz sem e é bom do mesmo jeito!!



Ah, queria deixar um recadinho para o Anônimo que comentou meu post anterior querendo saber Qual seria o corte de cabelo da Abigail já que tanto falei dela por aqui. Primeiro queria dizer obrigada ao Sr (ou Sra.) Anônimo por ler meu blog e dizer que se caso ele queira mesmo saber o modelo, pra ele se identificar que ai mostro até pessoalmente, se for o caso (sei lá, vai que é o Gianecchinni né, não dá pra perder!) ok?

34 comentários:

www.culinariasaborecor.com disse...

Adorei essa receita do bolinho de bacalhau, eu ja tinha ouvido falar que é assim mesmo que deva ser desfiado o bacalhau, pq faz a diferença também, só que eu nunca fiz assim e fiquei curiosa para testar sua receita que também vai o vinho. beijinhos

Ah... qto a batida do carro, deixa pra la, ainda bem que com ele não aconteceu nada, isso é que importa nesses momentos.

Marcia Gullo Tiberio disse...

Carolzita, cade minha fotinho!!!!??? Só não fiz minha postagem sobre o assunto ainda pq to esperando a "prova dos nove" quer dizer " nois na fita" ou ainda
"bonita na foto", hahahhahahaha.

olha só eu vou copiar essa que voce usou, ta bom???? e faço o post amanha pq ja ta na hora de preparar o jantar dessa turma...quem me dera comer um bolinho de bacalhau agorinha mesmo.... esse deve de ta uma dilicia , de comer de joelhos.

beijokas lindona.

(agora eu ja posso falar isso com conhecimento de causa, certo????!!!hahahahaha)

Marina Mott disse...

Queria ter ido na aula!!!Carol, esse bolinho deve ser muito bom mesmo, e super fácil(eu só faço com resto de bacalhau, como quase nunca sobra, acaba que quase nunca faço!). Mas vou tentar o seu. Quem sabe se fritar em óleo composto (Maria, soja e oliva) não pode ser uma boa idéia? Vou tentar e conto!! Bjks e até breve (e que o concerto do carro custe baratinho....)

ameixa seca disse...

Adorei a sacola de feira :) Belos bolinhos de bacalhau. Super portugueses!!!

Marly disse...

Carol.
Essa receita dos bolinhos de bacalhau é muito parecida (talvez a mesma) que a minha mãe faz. Ela inclusive os vendia, num bar que ela tinha. Delícia total!
Quanto ao carro, eu ficaria feliz, dos males, o menor!
Beijinho

Tati - Panelaterapia disse...

Eu sou louca por bolinho de bacalhau mas nunca fiz acredita?
Meu pai tb faz um delicioso então só como quando vou lá.

Não fica triste com o carro não (como se fosse possível), ano passado foram duas seguidas no meu carro e eu não tive culpa de nenhuma! É F***! A gente fica numa deprê né? Mas logo passa, vão-se os anéis e ficam os dedos!!!

Bjs

Cherry Blossom disse...

Ai Carolzita!
Cê sabe que fiz várias aulas aí na Casa Arno (amo esse espaço)nos meu tempos de capital, aulas muito boas.....Eu estou pra voltar sabia? Quem sabe a gente não faz alguma junta!
O bolinho deve ser divino! Faz tempo que não provo um!Deu vontade...
Bicota!

Natália Eleutério disse...

Estes bolinhos estão de se comer e chorar por mais.

Quanto á batida do carro ainda bem que foi só chapa, bjs.

Pitadasdilu disse...

Carol, como vc é malvada colocar bolinho de bacalhau... ai, ai, eu queroooooo!!!
Graças à Deus que não aconteceu nada com teu marido, estando tudo bem física e psicologicamente é o que importa, o resto corremos atrás.
Que chiqueza de aula! E que mimo super bacana ela deve ter amado.
Ah Carol, vê se pega a receita da torta de ricota da tua tia, fiquei curiosa, ainda mais porque vai chocolate junto.
Bjos, Lú.

Gina disse...

Carol, vivo fazendo cursinhos, adoro!
E bolinho de bacalhau também, claro! Minha sogra faz um bolinho espetacular.
Bjs.

a Trofa tem cozinheira disse...

Pois é Cerejinha....acidentes de carro é mto chato!!!! Mas vai com calma....tudo vai correr bem!!!!

Quanto aos bolinhos de bacalhau estao lindos!!! Comia agora um...que bom aspecto!!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

hahahahahaha...mesmo em situação caótica tu é uma figurinha a parte...hehehehehehe

bolinhos de bacalhau eu amo... e de paixao...tem algum ainda ai pra euzinha????

e quanto ao corte da abigail... tem sempre uns cuiosos de plantão por ai... quem sabe é mesmo o Gianecchinni ou Santoro... ou affff tem tanto homem bonito por aí... misigura! hehehehehehee

bjs e boa sexta...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fiquei rindo com a batida do carro e com sua reação com o coitado do marido.

Eu morro de vontade de fazer bolinhos de bacalhau, mas quando penso na fritura... no cheirinho que ficará no meu ap...desisto na hora,rsrs. Se eu for um dia passear aí em sampa e tiver a oportunidade de conhecer você pessoalmente, você promete que leva pelo menos uma perdição dessa para mim? (brincadeirinha)

Veja lá no blog o amigo secreto que estamos promovendo. Se desejar participar será um prazer receber seu e-mail.

Beijos

carmencita disse...

Nossa que chato, na calada da noite receber uma notícia dessas e foi um estrago e tanto hein. Ainda bem que ninguém se feriu.
Que bacana esse curso da Casa Arno, ouço falar tanto, agora me animei pra qualquer dia desses também fazer um, parece bem interessante.
Esse bolinho me deixou com desejos,imagine fritos no azeite deve ser divino, ai quem me dera. estou de castigo e longe de frituras, estou com o colesterol nas alturas, mas quando baixar o danado tenho que provar esse bolinho, que receitinha mais supimpa menina!!!. Adorei a dica pra desfiar, e gostei do bacalhau formando o cabelo da menininha do pano de prato, vc é muito criativa e divertida.Bjss

Fabiana disse...

Puxa, Carol....vc tem o dom de mesmo nas horas mais dificeis(o carro batido) passar para nós com um certo tom de humor.
Queria levar a vida assim, como você!
Por isso, que vc só atrai coisas boas(tirando a batida do carro..rs..), e muitas amigas como a Marcia...e eu também,viu?
Ah, menina....agora o que dizer daquele bolinho de bacalhau, estou com agua na boca.
Sabe que um dos meus sonhos(além de ganhar na mega sena) é ir ao mercado municipal, e provar aquele sanduiche de mortadela e aquele pastel de bacalhau....mais muito bacalhau....rs..rs..
bjs

Fla disse...

Menina quanto ao carro é o de menos, graças a Deus não aconteceu nada com ninguém né?!

E bacalhau não gosto não, mas a turma lá de casa adora. Sou a do contra...rs..rs..rs...
Bjs

Iliane disse...

oi amiga..que receita otima essa de bolinho de bacalhau..tudo de bom!!!amei seu encontro com a Marcia..ela é uma graça de pessoa..e..ainda num lugar lindo como esse ai!!muito linda as duas!!...e a batida do carro?é chato né?mas..por sorte não houve nada com o maridão..o carro é consertar..e fazer o que??é a vida!!amo ler seus posts com tanta diversidade!!de assuntos!bjus linda e bom findi..li

Tati - Panelaterapia disse...

Carol, sobre a dieta de South Beach, olha eu já tentei tudo que é dieta que existe no mundo kkkkk...mas nunca perdi peso tão rápido como nessa. Fome não passa porque ela não restringe quantidade, mas apenas grupos de alimentos.
Estou no 11º dia e perdi 4kg.
Eu encaro como uma dieta emergencial kkkkk

Esse link é bem bacana, e explica direitinho.
Dá uma olhada: http://boaforma.abril.com.br/dieta/dietas-de-emergencia/nova-dieta-south-beach-488504.shtml?pagina=0

DrooDroo disse...

adoro bolinho de bacalhal.....
vou seguir a receita e mais tentar fritar com ghee.

obrigado pelo comentario e bom apetite.

DrooDroo disse...

adoro bolinho de bacalhal.....
vou seguir a receita e mais tentar fritar com ghee.

obrigado pelo comentario e bom apetite.

Delírios Gourmet disse...

Adorei a receita do bolinho de bacalhau! É essa mesma receita que usarei para o meu Reveillon!!! Adoro muito!!!! Obrigada, Carol!!! Um bj!

Dani Oliveira disse...

Carol, essas coisas acontecem, não se preocupe que vocês vão arrumar o carro rapidinho. Faz uma comidinha relaxante e aproveite esta época natalina.

Quanto aos bolinhos, estão perfeitos. Eu AMO bolinho de bacalhau e sua receita parece bem fácil. Juro que vou tentar.

Beijos e bom final de semana =)

inspirações da Jô disse...

Menina,
Não se lamente com o carro!!!!É difícil ter de "ESTICAR" o dinheiro para consertar o estrago, mas reflita que o mais importante é que seu marido está bem!!!!!!!! E como diz o ditado: para tudo dá-se um jeito, só não para morte!!!!
Enfim, daqui mais um mês já estará aliviada e estabilizada novamente por conta do conserto!!!!
----------------------
Esse bolinho de bacalhau está com "uma carinha" se assim pode-se dizer, ótima!!!!!!!!Eu, filha legítima de português que sou, estou aqui a babar!!!!!!!!!
Beijos e um ótimo domingo!!!!!!!!!!

Paula Pacheco disse...

Carol, estes bolinhos são verdadeiras tentações, como vários, mas não me deixam rsrsrrs...minha tia (Maria) também faz um que é de matar...diliça. E o estrago no carro que saco né...mas foi, depois recupera.
bjão
Paula

Luciana disse...

Carol, não acredito....estava louca por receita de bolinho de bacalhau....
vou fazer.....amo!!!
Beijos
Lu

Pitadasdilu disse...

Oi Carol, tem um questionário lá no blog, se puder participar passa lá tá.
Bjos, Lú.

Bárbara disse...

Ai amiga...
Sorte aí, e não perca a paciencia...
Marido é foda... O duro que se fosse o contrário, taria gritando com vc até agora...
Bjs
:)

Rachel disse...

Carol, eu e meu marido adoramos bolinho de bacalhau, mas em todas as minhas tentativas não consegui um resultado como esse, vou tentar seguir suas dicas, quem sabe!
Bjuss!!!

Verena disse...

Carol, muita luz para vocês, amiga!
Adorei a receita do bolinho, amo mas nunca me aventurei...parece fácil e vinda do Saul Galvão tem que ser boa mesmo!
Um beijo grande!

Bárbara disse...

CAROCA!!!

Q SAUDADE !!!ESSE BOLINHO HEIM.. OH COISA BOA !!!
TD CERTO AI ..??
TO COM SAUDADE !!
BJ

Unknown disse...

Cidinha Midori disse... Hummmmmm adoro bolinho de bacalhau. Qdo chegar ao Brasil vou fazer. Gostei da maneira de desfiá-lo e do vinho do porto. Beijinhos...

Fabiana disse...

Que maravilha de bolinho! Nossa, tô babando aqui! Gostosura!

--
Tem um presentinho pra vc lá no blog, fique à vontade para aceitá-lo ou não tá?
Bjocas!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Quando comia carne, bolinho de bacalhau era um dos meus pratos predilentos.
Este tem um aspecto maravilhoso e a receita - as fotos falaram por si!
Bjim
Léia