ESCAROLA RECHEADA
Eis que alguns muitos anos depois, minha avó veio nos presentear com sua presença permanente em nossa casa e voltou a fazer esse prato. Como já era desenvolvida culinaristicamente, começei a ter vontade de provar o tal prato, pois minha mãe fazia uma cara de hummmmm quando comia, até que chegou o dia de eu provar. Estava totalmente errada quando criança!
Essa receita de Escarola Recheada minha ávó aprendeu com sua vó, ou seja, é uma receita centenária e de família. Eu sinceramente nunca vi por ai, e da última vez que comi, estava tão bom, que resolvi dividi-la com vocês, minha família virtual.
Eu espero do fundo do meu coração que vocês experimentem esse prato, é fácil, saudável e muito, muito saboroso!!
Antes, um pouco de cultura gastronomica.
A Escarola
A escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo. Na culinária, a escarola pode substituir a alface no preparo de saladas, mas também fica [otima em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.
A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.
A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado
Compre a escarola que tenha folhas firmes, vivosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.
ESCAROLA RECHEADAFeche-a formando uma trouxinha e amarre-a muito bem com um barante culinário, mas não aperte muito para não cortar as folhas. Amarre até que fique bem fechadinha.
Leve cozinhar em uma panela com água fervente com altura até a metade da escarola. Coloque um cubinho de caldo de legumes e 2 colheres de sopa de óleo para cozinhar junto.
Cozinhe o tempo suficiente da escarola estar bem macia, cerca de 40 minutos. Retire com cuidado o barbante e sirva bem quentinha regada com azeite de oliva extra virgem. Não ha necessidade de acompanhamento, só ela já é perfeita!!
GENTE, O TEMPO ESTÁ ACABANDO. CORRA PARA PARTICIPAR DO SORTEIO DA TIROLEZ!! INSCRIÇÕES AQUI!!
15 comentários:
Carol,
Quando o assunto é folhas verdes, eu sou totalmente leiga.
porque só conheço e faço em casa o alface, a couve e o espinafre.
Talvez por costume ou porque nao tinha um jeito especial de comer.
Eis que encontrei um para a escarola.
Adorei a receita, principalmente por ela ser tão especial, ser de família.
beijos
Não conhecia tal receita, gostei imenso e é bem original x
Não tenho nada contra os verdes, mesmo quando criança eu gostava :) Mas nunca provei escarola, deve ser bom!
Uau, que jeito incrível de preparar escarola, que eu amooooo! Nunca comi dessa maneira, recheada. Me deu água na boca!
Parabéns, querida, ótima dica!
Beijos.
Thais
Olá Carol,
Simplesmente maravilhosa essa receita, o que seria de nós sem as nossas avós, rsrsrs abençoadas sejam!!!!
Parabéns, nota 10...
1000 Beijokinhas
Menina, como deve ter ficado bom isso, já anotei aqui!
Ah...vou me increver aqui para o sorteio acho que posso, né?!
Bjuss!!!
Oi colega.
Gostei imenso do seu blog e dos seus textos.Adoro escarola e alface lisa.
Quero felicitá-la pelo próximo dia das mães.
Tem mimo no meu blog para você.
abçs.Richard.
Linda receita, Ana Carolina!
Farei...um pouco diferente...como Chartreuse e com acelga.
Bela inspiração!
Parabéns e um Beijão!
Orlando Baumel
Oi, Carol,
Adorei isso, viu? Claro que vou tentar fazer na minha cozinha, rsrs.
Já que estou aqui, vou lá ver esse negócio do sorteio, rsrs.
Beijinho e boa noite.
Carol, amo escarola, mas confesso que nem em sonho imaginei fazer desse jeito. Deve ficar bom demais da conta! TENHO que tentar...
beijinhos,
Dani
Se é receita de Avó, é boa de certeza! E também deve ser económica. Aqui em Portugal a escarola é quase desconhecida e não é fácil de encontrar. Já o almeirão é muito vulgar, mas não é a mesma coisa.Gostei muito da receita e se alguma vez encontrar escarola à venda, não me escapa! Bjs. Bombom
Carol, receita de familia e' infalivel.adoro escarola na salada,refogada de qq maneira.bj
claudia
Uau que diferente, nunca vi nada igual, ameiiiiii!
Beijos
Nunca comi e não vou fazer cara feia se tiver uma destas na minha frente! Amo pratos originais e este vai prá minha cozinha, não sei quando, mas vai!
Feliz Dia das Mães, SUPER-MÃE e parabéns à vovó!!
Beijão
Eu adoro escarola, e assim recheada deve ser um pecado!!!!!!
Já peguei a receita!!!!!
Beijocas!!!!!!!!!
Postar um comentário