05/05/2010

ESCAROLA RECHEADA

Sempre que via minha avó fazendo esse prato ha muitos anos atrás (prefiro não comentar) eu pensava como alguem conseguia comer aquilo. Para "muá" era algo nojento, molenga, verde (porque quando pequena, se é que um dia fui, não gostava de nenhum tipo de verde). E olha que não foi falta de minha mãe insistir!

Eis que alguns muitos anos depois, minha avó veio nos presentear com sua presença permanente em nossa casa e voltou a fazer esse prato. Como já era desenvolvida culinaristicamente, começei a ter vontade de provar o tal prato, pois minha mãe fazia uma cara de hummmmm quando comia, até que chegou o dia de eu provar. Estava totalmente errada quando criança!

Essa receita de Escarola Recheada minha ávó aprendeu com sua vó, ou seja, é uma receita centenária e de família. Eu sinceramente nunca vi por ai, e da última vez que comi, estava tão bom, que resolvi dividi-la com vocês, minha família virtual.

Eu espero do fundo do meu coração que vocês experimentem esse prato, é fácil, saudável e muito, muito saboroso!!

Antes, um pouco de cultura gastronomica.

A Escarola



A escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo. Na culinária, a escarola pode substituir a alface no preparo de saladas, mas também fica [otima em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.

A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.

A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado

Compre a escarola que tenha folhas firmes, vivosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.

Fonte: Portal São Francisco

ESCAROLA RECHEADA
Ingredientes: 1 escarola média, 2 ovos cozidos, 1 tomate grande sem pele e sem sementes picado em cubinhos, 1 pãozinho francês amanhecido umidecido com água, e desmanchado, 100gr de azeitonas verdes piacadas, 100gr de bacon em cubinhos fritinho, , 1 colher de sopa de farinha de rosca, sal, pimenta do reino.
Faz Assim: Abra as folhas da escarola com cuidado, sem solta-las do talo. Lave bem cada folha e deixe escorrer bem.

Monte da seguinte maneira: Mistrure todos os ingredientes do recheio e coloque todo ele bem no centro da escarola aberta.

Feche-a formando uma trouxinha e amarre-a muito bem com um barante culinário, mas não aperte muito para não cortar as folhas. Amarre até que fique bem fechadinha.

Leve cozinhar em uma panela com água fervente com altura até a metade da escarola. Coloque um cubinho de caldo de legumes e 2 colheres de sopa de óleo para cozinhar junto.

Cozinhe o tempo suficiente da escarola estar bem macia, cerca de 40 minutos. Retire com cuidado o barbante e sirva bem quentinha regada com azeite de oliva extra virgem. Não ha necessidade de acompanhamento, só ela já é perfeita!!

GENTE, O TEMPO ESTÁ ACABANDO. CORRA PARA PARTICIPAR DO SORTEIO DA TIROLEZ!! INSCRIÇÕES AQUI!!

15 comentários:

Fabiana disse...

Carol,
Quando o assunto é folhas verdes, eu sou totalmente leiga.
porque só conheço e faço em casa o alface, a couve e o espinafre.
Talvez por costume ou porque nao tinha um jeito especial de comer.
Eis que encontrei um para a escarola.
Adorei a receita, principalmente por ela ser tão especial, ser de família.
beijos

Ana Powell disse...

Não conhecia tal receita, gostei imenso e é bem original x

ameixa seca disse...

Não tenho nada contra os verdes, mesmo quando criança eu gostava :) Mas nunca provei escarola, deve ser bom!

Abobrinhas na Cozinha disse...

Uau, que jeito incrível de preparar escarola, que eu amooooo! Nunca comi dessa maneira, recheada. Me deu água na boca!
Parabéns, querida, ótima dica!
Beijos.
Thais

Miriam Bralli disse...

Olá Carol,
Simplesmente maravilhosa essa receita, o que seria de nós sem as nossas avós, rsrsrs abençoadas sejam!!!!
Parabéns, nota 10...

1000 Beijokinhas

Rachel disse...

Menina, como deve ter ficado bom isso, já anotei aqui!

Ah...vou me increver aqui para o sorteio acho que posso, né?!

Bjuss!!!

Nile e Richard disse...

Oi colega.
Gostei imenso do seu blog e dos seus textos.Adoro escarola e alface lisa.
Quero felicitá-la pelo próximo dia das mães.
Tem mimo no meu blog para você.
abçs.Richard.

Oba Gastronomia disse...

Linda receita, Ana Carolina!
Farei...um pouco diferente...como Chartreuse e com acelga.
Bela inspiração!
Parabéns e um Beijão!
Orlando Baumel

Marly disse...

Oi, Carol,

Adorei isso, viu? Claro que vou tentar fazer na minha cozinha, rsrs.
Já que estou aqui, vou lá ver esse negócio do sorteio, rsrs.

Beijinho e boa noite.

Dani Franken disse...

Carol, amo escarola, mas confesso que nem em sonho imaginei fazer desse jeito. Deve ficar bom demais da conta! TENHO que tentar...
beijinhos,
Dani

Bombom disse...

Se é receita de Avó, é boa de certeza! E também deve ser económica. Aqui em Portugal a escarola é quase desconhecida e não é fácil de encontrar. Já o almeirão é muito vulgar, mas não é a mesma coisa.Gostei muito da receita e se alguma vez encontrar escarola à venda, não me escapa! Bjs. Bombom

Claudia Rumi disse...

Carol, receita de familia e' infalivel.adoro escarola na salada,refogada de qq maneira.bj
claudia

Nani disse...

Uau que diferente, nunca vi nada igual, ameiiiiii!
Beijos

Tânia disse...

Nunca comi e não vou fazer cara feia se tiver uma destas na minha frente! Amo pratos originais e este vai prá minha cozinha, não sei quando, mas vai!
Feliz Dia das Mães, SUPER-MÃE e parabéns à vovó!!
Beijão

inspirações da Jô disse...

Eu adoro escarola, e assim recheada deve ser um pecado!!!!!!
Já peguei a receita!!!!!
Beijocas!!!!!!!!!