01/05/2009

BARREADO DE MORRETES E VIRADA CULTURAL EM SP

2009
A Virada Cultural completa cinco anos. Realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tornou-se a grande festa da cidade de São Paulo. Está incorporada ao seu calendário por milhões de paulistanos que a acompanham todos os anos. Durante 24 horas ininterruptas os moradores da capital e os turistas — estima-se que, esse ano, serão algo em torno de 330 mil pessoas — se dividem entre centenas de atrações.
São shows dos mais variados ritmos: do samba-rock ao eletrônico, do rock ao romântico brega; são releituras dos discos mais significativos de importantes nomes da música brasileira; são apresentações circenses, intervenções, encontros. Das 18 horas do próximo dia 2 de maio às 18 horas do dia 3, cerca de 800 atrações irão ocupar o centro de São Paulo em 150 locais diferentes.
Para maiores informações e ver o cronograma completo de atrações acesse aqui
__________________________________________________________________

Estava a tempos pra fazer este prato mas como a única panela de barro que tenho é própria pra fazer muqueca, estava meia insegura. Mas quando li que o Barreado poderia ser feito na panela de pressão também, mas do que na hora corri ver se tinha todos os ingredientes e botei a mão na massa. Já havia postado esta receita aqui mas não custa dar um remake para os novos leitores e os antigos que não passaram na época.

BARREADO DE MORRETES NA PRESSÃO
Receita original: Pesquisa realizada por Mara Salles referente a autêntica receita do Barreado Morretes -PR.
Rendimento: 10 pessoas
Precisa: 1 caldeirão grande de barro

Ingredientes: 1,5k de coxão duro cortados em cubos de 6cm, 100g de bacon em tiras finas, 2 cebolas médias, 1/2 copo americano de vinagre de vinho tinto, 1/2 copo americano de óleo de soja, 4 dentes de alho cortados ao meio, 4 tomates sem sementes, 1/2 maço de cebolinha e 1/2 maço de salsinha picadas, cominho em pó, 1 colheres de sopa rasa de sal, 2 copos americanos de água, 1 folha de louro.
Atenção: Copo americano: 160ml


Mise an place do barreado

Faz Assim: Forre o fundo da panela de pressão com as tiras de bacon.
Coloque uma camada da carne em cubos, um punhado de cebola, um de salsinha e um de cebolinha. Polvilhe o cominho e um pouco de alho. Vá fazendo as camadas, carne, cebola, cebolinha, salsinha, cominho e alho. Dá umas 2 a 3 camadas de cada dependendo do diametro da panela.

Bata no liquidificador o tomate, o sal e a água e misture com o óleo e o vinagre e joge por cima das camadas no caldeirão. Coloque por cima as folhas de louro e tampe a panela.


Leve ao fogo e quando começar a sair a pressão deixe no fogo mínimo por 3 horas. Após esse tempo abra a panela para ver se ainda a caldinho, pois se estiver muito seco ou quase secando é necessário acrescentar um pouco de água. Tampe novamente a panela e deixa por mais 1 hora. Sirva com farinha de mandioca e banana nanica ou da terra grelhada na manteiga.


Agora essa fumacinha, ninguém merece heim!!!


Feedback: Amei o resultado apesar de ter ficado um pouco diferente do primeiro que provei feito na panela de barro. A carne praticamente desmancha por completo e os temperos se agregam de tal forma que o resultado é surpreendente. Algumas modificações que faria: Colocaria a metade do óleo pedida pois achei que fica um pouco demais e aumentaria mais um copo de água. De resto, só comendo pra saber!!!

19 comentários:

Gina disse...

Carol, Morretes está aqui pertinho e você acredita que só estive lá numa paradinha da litorina que leva à Paranaguá? Ou seja, ainda não tive o prazer de comer barreado em seu local de origem, mas ele está na culinaria de todo o Paraná. Uma característica marcante do barreado é o sabor acentuado de cominho. É bem gostoso.
Bjs.

ameixa seca disse...

Eu não sou muito fã de banana natural mas acho que nesse prato eu não dispensava. Que aspecto delicioso :)

K disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
VC NÃO VAI ACREDITAR ONDE ESTIVE AINDA A POUCO?!!!!??
TO AQUI HJ, EM MORRETES NA FESTA FEIRA, UMA FESTA AGRICOLA... ME DELICIANDO COM O BARREADO, DE BUFALO, E AMEIXINHA, A BANANA, HJ FOI SERVIDA À MILANESA, UM LUXO...
AMANHÃ VOU COMER CARAMBOLA, REVER A FAMÍLIA, MATAR A SAUDADE DO QUE FUI UM DIA

QUE SURPRESA BOA VER VC FALANDO DAQUI, DO BARREADO...
A PARTIR DE AMANHÃ VOU POSTAR SOBRE A FESTA, SOBRE A CIDADE E MINHAS COMILANÇAS
BJJJ

Emília disse...

Menina que maravilha!! Essa carne derretendo...
Beijinhos

Unknown disse...

Amiga, adorei a sua coragem para fazer essa prato que para mim não é nada fácil,rsrs. Acho que morreria de medo da panela explodir passando esse tempo todo no fogo,rsrrs.
Parabéns por esse prato tão luxuoso!


Muitos beijos

Natália Eleutério disse...

Deve ser um prato maravilhoso, e feito na panela de barro então nem se fala, bjs.

Os Olhos de Alice disse...

hummm
fiquei aqui com vontade de provar!!!

Ana Powell disse...

Olá Carol
Excelente receita, fiquei com bastante vontade de provar x

Juliana disse...

oi carol,
sou paranaense e embora não seja muito fã do barreado o conheço bem, pois minha mãe repete a receita anualmente nas suas idas ao litoral do pr.
a dica que deixo aqui é que na sua receita ficou faltando o ingrediente principal do barreado que é o cominho. barreado *precisa* de cominho, muito! :)
é isso.

beijos,
ju bordin

BETO disse...

Carol,boa noite. Eu já passei por aqui sim. Mas eu me lembro mais dos outros blogs de que vc participa. Vou colocar o Cerejinha agora na minha lista para visitá-lo sempre, ok??? Bjs e apareça sempre. Seu blog é muito bonito, dá pra ver o carinho que tem por ele. Parabéns.

Nela disse...

OLÁ minha chefinha perferida,peço desculpa pela mimha ausência mas a minha alergia teima em não passar e me deixa de rastos, sem disposisão alguma, nem mesmo para o trabalho, querida Carol obrigada pelo comentário, e sabe? quando eu era garota queria ser bailarina, até andadva pela casa fora em bicos dos pés rsrs depois crescemos e mudamos de ideias, e a própria vida se encarrega disso, sabe tenho 49 anos e uma filha adulta pq fui mãe cedo rsrse somos realmente muito parecidas, até no feitio.A sua receita claro que como sempre está óptima, ou não fosse feita por quem é,e tem razão a panela de presão é bem mais rápida mas não há nada que chegue ao barro, par se cozinhar, beijinhos e muito obrigada...

edinha disse...

Deve ficar deliciosa.
Beijinho

Mari disse...

Estou babando aqui, C. Oliver. Que maldade....

Marcia Gullo Tiberio disse...

OHH minha linda eu já passei por aqui ontem, ia deixar meus beijinhos mais alguma coisa aqui em casa me distraiu e esqueci, me perdoa!!!!! Até ja votei no seu blog TOP BLOG, ("nóis tamo" concorrendo também, sabia???hahahahahaha)

Bejus querida e inté.

Leila disse...

OI Cerejinha tudo bem?

nao conhecia barreado achei interessante o preparo.
beijinhos

Bárbara disse...

Passando pra dar um oi...
Saudades de vc linda!!!
Bjs
:)

Neyma disse...

Carol minha querida,
Já comi este barreado em Morretes e é realmente uma delicia!!
Vou experimentar na panela de pressão, o aspecto ficou bem parecido!!
Quem for a Curitiba, vale a pena fazer o passeio de trem até Morretes e experimentar esta delicia típica!!
Muitos beijinhos

Mari disse...

Amadinha, passei aqui pra matar a saudade e dizer q estou de casinha nova!! E esse barreado Carol, que pecado!! Sou apaixonada por uma carninha ensopada... este prato tem literalmente a minha cara... =D
Em tempo: os ovos foram sucesso total na minha família... pode ter ctza de que se vc for fazer novamente no próximo ano, já tem uma freguesa fixa.. rs
Bjo enorme,

Mari

Natacha Rodrigues disse...

Oi :) Eu viom retribuir a visita e gostei muitooo desta receita!

Mas diz-me que tipo de carne é essa que demora tanto tempo mesmo na pressão? Nao conheço! Mas adorei a junçao dos ingredientes!