06/03/2010

TORTA-NUVEM DE BATATAS E BACALHAU

Estou aqui, só, jogada as traças. Marido está viajando, a filha se mandou com o pai e o Pedro só liga para os hot wheels. Chamo ele pra brincar, faço desenhos incríveis pra ele, e ele nem da bola. Ó mundo cruel!!
Minhas aulas de costura vão muito bem, obrigada! Estou confeccionando um camisão xadrez, e como a intenção é usar, está demorando um pouco, tem que fazer tudo direitinho, costuras limpas, arremates perfeitos. Logo mostro ele pra vocês. Ah, e vou tentar entrar num curso de desenho no Senai, para aprimorar meus moldes. Olha, estou gostando da coisa viu!!
E esse tempo heim, hoje acordei as 10 da manhã, ócio total, culpa da chuvinha caindo, dá aquela preguicinha....Hoje está um bom dia para ficar criando na cozinha, e acho que é oque vou fazer, que o hot wheels tomou meu lugar.

Ha tempos não coloco umas imagens bacana para vocês, hoje selecionei umas "mui harmossas".



Ninguem merece vinho tinto derramado em toalha de linho. Que tal essa idéia criativa: Borboletas aparecem como mágica quando em contato com o vinho...da Casa de Valentina

Bailam, corijas e pirilampos, entre, os sacis e as fadas......My notebook


Poppy talk

CUPCAKES DE TIRAR O FÔLEGO......





Cups acima: Blogs o PovoCupcakes take the cake

Para receita do dia, já antecipando um prato para se fazer na páscoa, que tal uma bela Torta de batatas e bacalhau? Na verdade, essa receita é própria para se fazer um rocambole, vi na no Mais Você, mas prefiro deixar aberto como torta, acho que fica mais bonito e acho que rende mais. Gente, fica uma delícia, super levinha, saborosa e fácil de fazer.

TORTA-NUVEM DE BATATAS E BACALHAU

ps* Fiz duas receitas, pois aqui em casa somos em 7 pessoas famintas.

Ingredientes: 250gr de batatas inglesas cozidas e espremidas ainda quente, 1 colher de sobremesa de manteiga, 2 gemas, 2 colheres de sopa de queijo ralado, 1 pitada de nós-moscada, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1/2 xícara de chá de leite, sal a gosto, 2 claras em neve.

Recheio: 2 dentes de alho amassado, 1 colher de sopa de manteiga, 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de creme de leite fresco, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 gema, 1 colher de sopa de molho de tomate, 250gr de bacalhau demolhado,e desfiado grosseiramente, cheiro-verde picado a gosto, 50g de azeitonas verdes picadinhas.

Finalização: Parmesão ralado e azeite.

Faz Assim: Misture as batatas cozidas e espremidas, ainda quente, com os outros ingredientes (menos as claras em neve). Misture tudo muito bem. Acrescente delicadamente as claras em neve. Disponha numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aqueçido a 180°C por 20 minutos.

Enquanto isso, refogue o bacalhau. Antes de desfia-lo, ferva-o duas vezes. uma em água, outra em leite, e o leite guarde para usar no recheio. Frite o alho na manteiga. Junte o bacalhau e refogue por uns minutinhos. Dissolva a farinha de trigo no leite que cozinhou o bacalhau, junte a gema e misture bem. Acrescente essa mistura ao bacalhau. Deixe cozinhar por alguns instantes até engrossar. Junte o molho de tomate, o creme de leite, a azeitona e a salsinha. Desligue e reserve.

Retire a massa do forno, espalhe por cima o bacalhau refogado, polvilhe com parmesão ralado e regue com azeite. Leve de volta ao forno por uns 10 minutos apenas para dar uma gratinada básica. Sirva bem quente.

16 comentários:

Bombom disse...

Oi, Cerejinha! Já estavas faltando muito por aqui! Que bom estares a fazer algo de que gostas e que é tão útil! Depois queremos ver essa roupa nova! Então deixaste o Marido ir de fim de semana e tu ficaste em casa? Essa não!!!Essa Torta de Bacalhau parece muito gostosa e nada difícil. Tenho de provar, já vou levar a receita. Obrigada. Bjs.Bombom

Renata disse...

Gostei da ideia da torta,boa hein? Ja tom indo com a receita...
Gostei tbm das fotos dos cupcakes, cheios de inspiracao!
Agora, de costurar...sei nao, nem tenho a menor ideia, mas aprende direitinho que o mundo precisa de gente que saiba fazer essas coisas com atencao!
Um abraco, bom domingo!

Ameixinha disse...

Gosto de batatas e de bacalhau, esta torta deve ficar muito boa! A toalha das borboletas é um espectáculo :)

Anna disse...

Cupcakes lindos!!torta maravilhosa.
Parabéns

cucchiaiopieno.com.br disse...

Queria muito fazer uma refeição entre essas laranjeiras, que lindo! Os cups também sao incriveis!

Bem diferente esta receita de torta-nuvem, excelente.

Um abraço
Léia

Fla disse...

Queridona, esses cupcakes estão lindos!
E a receita de bacalhau deve ser bem gostosa, mas como não como o dito cujo, passo pra minha mãe que vai amar.
Bjs

Iliane disse...

amigaaaaa..que torta maravilhosa..gostei muito..muito mesmo!!e..que bom que você tá adorando costurar!!!!quero ver as fotos da roupa da nova estilista..ok...bjus querida..dia lindo para você..li

Tânia disse...

Hummm tava mesmo querendo uma receita diferente com bacalhau, tenho ainda alguns resquícios no freezer e esta sua nuvem veio a calhar.
Pelo visto está gostando mesmo de modelar, né? Força!
Quero logo ver a foto do seu camisão!!
Beijão querida!

Marly disse...

Oi, Carol,

Eu, sem tempo nenhum, entrei aqui antes duas vezes e não consegui comentar (o meu PC está uma "coisa"!).
Acho ótima a sua idéia de fazer curso, se ocupar, pois assim você se distrai das 'mazelas', rsrs e ainda se aperfeiçoa.
Essa torta parece muito boa (o nome é muito sugestivo!) e eu vou levar a receita.
Ah, belas fotos!

Beijinho e boa semana!

Ana Powell disse...

Fiquei com a visão ofuscada de olhar para tanta foto linda.
Excelente receita de bacalhau x

Téia disse...

Uau Carol, adorei esta receita, ia bem para a Páscoa, né? BJKA.

Nereime disse...

Carol, super...hiper...legais esses cupcakes!!!
Agora a torta deu fome!!!!
beijinhos

Paula Pacheco disse...

Carol, amei sua torta nuvem de bacalhau ja to levando amiga, e que fotos lindas vc postou, adoro cupcakes, estes das fotos são perfeitas não vale hahahha,
bjs
Paula

inspirações da Jô disse...

Carolzinha,
Não estás jogada as traças, estamos aqui!!!!!!!!!!
As imagens são belíssimas, os cupcakes, uma obra de arte!!!!!!
E essa torta nuvem é de suspirar!!!!!!!!!
Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Olá Cerejinha, estou encantada com as receitas, são lindas, e com dicas mto boas. Gostaria de convidar pra dar uma passadinha no http://saborecor1.blogspot.com/ Seja bem-vinda... até mais breve contato.

Claudia disse...

Carol,

essa torta era tudo o que eu gostaria de comer agora ficou uma tentação para um ser que como eu ama bacalhau.

Eu já anotei a receita e talvez experimente fazer no sábado, dia de almoço de aniversário aqui em casa. É mais uma primavera, querida, mais uma primavera para mim...

C.