25/04/2010

ENGROSSADO DE MANDIOQUINHA

Eu tenho uma mania. Todo dia me coça uma vontade de fazer uma receitinha nova. Tudo culpa dos montes de livros, revistas, programas e blogs que trazem receitas chamativas, e ai a gente junta tudo aquilo, fica vendo todo dia e ai marido pira: -Meu, eu nunca vi mulher que gosta de ir no mercado que nem você!! Todo dia. Acho que eu preferia que você fosse ao shopping, acho que gastaria menos!!!

kkkk, pobre homem!! Mal sabe ele!!

Quando falo: Mo, vamos até o mercado?? Ele já começa com tremedeira!

Mas fala sério, é muito bom ficar na cozinha, criando e inventando, não é mesmo!!
A receita de hoje veio com base em uma do Edu Guedes, apenas dei uma incrementada como de costume. Seu ingrediente principal é a mandioquinha ou batata baroa como é conhecida também. Quem quiser saber mais sobre esse tubérculo maravilhoso, leia AQUI que já escrevi sobre o assunto!

Vou falar um pouco hoje, sobre a cebolinha.


CEBOLINHA
(allium fistulosum)


Pertence a família da cebola, do alho e do alho-poró. Muitíssimo usada, acompanha a salsa em muitos pratos, o famoso cheiro verde. Quando submetida a alta temperatura, perde seu sabor, portanto, use-a sempre ao final das preparações. A parte branca (base) é mais resistente e aparece como base aromática em alguns pratos, no início da preparação.




CIBOULETTE
(schoenoprasum allium)

A ciboulette é uma planta aromática nativa do oriente. É vendida na forma in natura. Cresce bem em vasos e em janelas. É usada fresca em saladas, sopas e molhos. Suas flores podem ser usadas para decorção de pratos e também conservadas em vinagre como picles, mas nesse método, elas perdem sua bela cor.



ENGROSSADO DE MANDIOQUINHA


Essa sopinha básica de mandioquinha, é perfeita para os dias de frio, nutritiva e muito, mas muito saborosa. Não ha medidas exatas, apenas siga a maneira de preparo, que terá a sopa perfeita.

Lave um tanto de mandioquinha compatível com o número de pessoas que comerão. Tem que ter uma quantidade boa, para que a sopa fique bem consistente. As mandioquinhas junte 2 batatas e 1 batata doce. Descasque tudo e corte em cubos médios. Prepare 1 litro de caldo de legumes e deixe fervido. Pique uma cebola pequena e 2 dentes de alho e frite em azeite na panela de pressão. Junte os legumes picados e deixe refogar por alguns minutos. Junte o caldo de legumes e se necessário, junte mais água até cobrir os legumes 2 dedos acima. Tampe a panela e deixe na pressão por uns 20 minutos ou até a mandioquinha estar bem macia. Abra a panela e com uma escumadeira retire todos os legumes. Esmague-os com um garfo mesmo deixando uns pedaços inteiros. Volte tudo ao caldo na panela e mexa bem com uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe ferver um pouco até ficar um caldo bem grossinho. Quando estiver no ponto, junte uma caixinha de creme de leite e mexa bem. Quando servir em cada prato, polvilhe cebolinha bem picadinha por cima!!



Gente, essa sopa é tudo!! Maravilhosa. Coma com umas torradinhas e está feita a refeição da noite.

16 comentários:

Gina disse...

Carol, acho que é uma mania de todas nós. Adoro novidades, seja de comida ou de utensílios.
Na sexta ainda dava pra sorvete, agora, com a queda da temperatura por aqui, só um caldinho mesmo.
Bom domingo!

Fla disse...

Carol, também sou doida por fazer receitas novas, e com isso estou ganhando mais peso ainda...risos.
Adorei a receita de mandioquinha. Eu amo!
Beijos

Smas disse...

Quem não gosta de fazer receitas novas?!
Olhe, tem de deixar os bolos arrefecer e só depois desenformar, assim sai inteiro. Se desenformar quente cola tudo.

Ana Powell disse...

Também adoro exprimentar e fazer receitas novas. Esta tua foi de certeza sucesso total.
Feliz Domingo x

Cherry Blossom disse...

Carol!Eu também sofro desse grave mal!!!! Eu amo até o cheirinho de quando a gente sente quando passa na porta do supermercado!!!...E da feira então!! Eu me acabo!!...ahahahaha.. Se me deixam...
Que delícia de receita essa mas, sabe as mandioquinhas são turistas por aqui, só aparecerem nas temporadas e olhe lá!

Carol, eu fiz menção do seu nome no meu último post, passa lá pra ler!
beijokinhas!

Marly disse...

Carol,

Eu também gosto demais de um super e de uma boa feira (isso sem falar nas lojas de coisas de cozinha, rsrs). E também gosto de mandioquinha, cebolinha e cibollete, rsrs. Ai, essa sopa tem de ser muito saborosa! Adoro mandioquinha!

Beijinho, boa tarde e boa semana!

A arte em ser mulher disse...

Carol eu amo essas mandioquinhas
ou batata baroa como vc chama, na
minha terra chamamos de batata salsa essa sopa deve ficar deliciosa. Eu ri com vc falando do seu marido o meu fica me enchendo porque não saio da cozinha no fim de semana será que homem pensa que a forma que a mulher tem de relaxar é ficar na frente da TV vendo futebol ou jogando videgame pelamor né rsrsrs.
Bjus =)

Nereime disse...

Carol,sabe que as vezes da até medo de pensar no que a gente gasta com supermercado!
Sopa de mandioquinha é bem vinda por aqui, Amandinha adora, vou dar uma variada agora com a batata doce e creme de leite, boa pedida!!!
bjs

Juliana disse...

Carol! Mandioquinha é uma das minhas paixões, quando bate um friozinho por aqui, faço direto sopas e cremes e o de mandioquinha é um dos preferidos. Também sou adepta de uma cebolinha para finalizar os pratos. Enfim, este teu post é a minha cara!!! Beijos e boa semana!

Blog da Nô disse...

ai, que delícia! Eu adoro mandioquinha, mas não há por aqui. Uma pena!
:o)

Miriam Bralli disse...

Olá Carol,
Vim agradecer a visitinha e acabei ficando, meu se boboar fico aqui o dia todo, quanta coisa deliciosa e que capricho!!! Parabéns!!!
Também sou apaixonada por umas comprinhas saudáveis....
Tenha uma semana repleta de tudo que é bom e belo!!!

1000 Beijokinhas

Tretswelt disse...

Ce quer me matar de saudade e?Moro aqui tao longe e viajo uma hora p achar mandioca uma vez por mes...hihi.Que delicia!Sou assim tambem como vc...Beijos.Luciene.

Claudia Rumi disse...

ja vi que todas adoraram tudo tanto a receita como de ter receitas novas por isso adooooro BLOG! FIco passeando ,xeretando tudo! Adorei tb essa receita. Se tivesse mandioquinha,faria hoje.
Um grande bj
CLaudia

Renata disse...

Lindas e apetitosas fotos!

Vamos esperar o calor passar...

Também ando tonta com tanta comida boa que tenho visto por aí, mas o prazer de estar na cozinha inventando moda é incomparável!

Oba Gastronomia disse...

Carolina,
que lindo "engrossado" (quase que passarei a chamar assim também).
E agora, estou pensando naquele, de sua avó..promessa da semana...me deixou com a responsabilidade.
Ainda estou no campo da imaginação, mas com certeza, depois de ver esta sua matéria tão bacana, me inspiro...
Grande beijo e continue assim!
Orlando Baumel

inspirações da Jô disse...

Hum, tenho certeza que essa sopa fico maravilhosa, e maridinho até ficou alegrinho, não?Reclama, reclama, mas bem que gosta!!!!Rsrsrs...
Beijos linda!!!!!!