Assadinho Gratinado de Legumes e Atum
Assadinho Gratinado de Legumes e Atum
Para 4 pessoas


Dito e Feito por
Carolina Andrade
7
Pitacos

Não reparem na bordinha "meio" queimadinha. É que meu maçarico parece um lança-chamas e esses ramequins pequenos precisão ser caramelizados com moderação. Se queimar demais fica amargo.
Meu lança-chamas!!!
Dito e Feito por
Carolina Andrade
15
Pitacos


Diquinhas da Carol:
* Quando você cuar a calda, pegue a fava da baunilha, lave-a e seque-a. E coloque-a num vidro com açúcar para aromatizá-lo. Fica cheiroso e você pode fazer um charme quando alguem for adoçar um cafezinho na sua casa.
* Sempre que for trabalhar com qualquer fruta, acrescente sempre umas gotinhas de limão. O limão acentua o sabor das frutas.
....................................................................................................................................
Sempre achei a fava de baunilha o máximo e tinha muita curiosidade de saber sua procedência e como funciona seu comércio. Achei um texto interessante e acho bacana passar pra quem quiser aprender!!
Comenta-se que os espanhóis levaram quase todos os tesouros dos Astecas, menos um, a baunilha. Esta era usada pelos Astecas para aromatizar uma bebida sagrada, que nada mais era que o chocolate. Os espanhóis tentaram levar a baunilha para ser cultivada na Espanha, mas por falta de insetos polarizadores não ocorria a formação das favas. Somente em 1836, quando o botânico Charles Morren conseguiu a polinização artificial, é que a baunilha se difundiu. Hoje a ilha de Madagáscar é responsável por cerca de 90% da produção mundial, que é calculada em cerca de 1.200 toneladas por ano. Já no ano de 1510 a baunilha já era conhecida na Espanha e já estava sendo difundida pela Europa toda, e era muito bem aceita. A baunilha é uma planta que pertence à família das orquídeas, só aí já dá para perceber que se trata de um produto caro. Possui raízes grossas, que se apóiam em troncos para o seu desenvolvimento. As folhas são ovais e lanceoladas, de pecíolo curto e apresentam sulcos de sentido vertical de coloração verde mais escuro. Possuem flores de coloração verde amarelada, e os furtos, que é a própria “fava” da baunilha, é alongado, medindo cerca de 20 a 25 cm de comprimento. O nome em castelhano éváina, que significa vagem, e acabou dando o nome de vainilla, e serviu de base para o nome do gênero. Devido o seu alto custo, produziu-se uma substância sintética chamada vanilina, mas que nem se aproxima do verdadeiro aroma de baunilha, isto devido à presença de outras substâncias que dão mais equilíbrio e intensidade ao aroma natural. No mercado americano a essência natural de baunilha ocupa cerca de 90% do mercado, enquanto a sintética fica com o restante. No Brasil provavelmente ocorre o contrário.
Dizem que quando uma pessoa experimenta a baunilha nunca mais esquece seu aroma e sabor.A baunilha é nativa do sudeste do México, da Guatemala e outras regiões da América Central. Hoje já está um pouco mais difundida, na ilha de Madagascar, nas Ilhas Reunião e Comores. Existem algumas espécies nativas do Brasil, mas que não possuem mercado, pois seu sabor é muito diferente.Para que ocorra a colheita é indispensável a polinização artificial seja realizada manualmente. Colhem-se os frutos quando estes estiverem começando a amadurecer, quando sua ponta começar a amarelar. O processo de cura deve iniciar imediatamente, sendo este um processo lento, difícil, cheio de segredos, mas é o que determinará a qualidade da baunilha. O processo de cura é extremamente complicado e exige um grande conhecimento e paciência para obter os melhores resultados. Existem vários métodos que são muitas vezes guardados em segredos, mas o princípio básico é tratar inicialmenteas favas com calor e deixá-las posteriormente em processo de transpiração ou “deixar suar”. Desta forma as favas vão perdendo água e inicia-se todo um processo de transformação química nos aromas, intensificando-os ainda mais.A substância química que dá o aroma da baunilha é um aldeído chamado vanilina, que está presente nas essências em tomo de 1,5%, ou no caso da essência produzida no Ceilão em quase 3%, que é sem dúvida a melhor. Para produzir esta essência colocam-se os frutos em maceração no álcool. Não confunda o termo essência empregado erroneamente para a baunilha, na verdade o que se prepara é uma tintura em álcool 90º.Não se emprega a baunilha como medicamento, mas sim para aromatizar algum medicamento de gosto ruim, como xaropes e tinturas.
A descoberta da baunilha foi de um significado enorme para o mundo da gastronomia. Hoje qualquer doce fino utiliza este aromatizante natural, principalmente os que utilizam cremes e ovos. No Brasil, devido ao custo, as pessoas usam as essências artificiais, e dificilmente não vamos encontrar um pequeno frasco escondido em algum canto da geladeira. Mas em países europeus e nos Estados Unidos utilizam a essência natural, principalmente para sorvetes, doces, tortas. Uma forma simples de preparar uma deliciosa tintura aromática para uso culinário é deixar macerando em meio litro de álcool 90° GL cerca de 15 gramas de baunilha picada. Quanto mais picada a vagem estiver, maior será a intensidade da tintura preparada. Deixar macerando por cerca de 15 a 20 dias, depois de coado deve-se armazenar em um frasco escuro ao abrigo do calor e da luz. Também pode-se preparar um açúcar vanilado, para adoçar café, leite, chocolates ou qualquer outra bebida ou doce. Pegue uma fava picada e misture em 2 quilos de açúcar e guarde em uma lata bem tampada. Os aromas da fava irão volatilizar e se misturarão ao açúcar. Experimente colocar a baunilha em um cafezinho, e se deixe levar pelos prazeres dos Astecas.
Fontes:
Fotos da plantação de baunilha e ramos de baunilha: Mercado Livre
Foto da Fava aberta: Site Prato Fundo
Texto sobre a baunilha: http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=4172
Dito e Feito por
Carolina Andrade
8
Pitacos
As regras são:
Dito e Feito por
Carolina Andrade
5
Pitacos




Dito e Feito por
Carolina Andrade
2
Pitacos
Dito e Feito por
Carolina Andrade
5
Pitacos
Misture bem todos os potinhos para que a anilina fique bem homogênea a massa. 
Unte uma assadeira com manteiga e farinha e vá despejando as massas coloridas, uma a uma, uma em cima da outra. Você pode também brincar despejando as massas da maneira que quiser criando assim diferentes efeitos.
Asse em forno médio de 30 a 40 minutos. Retire do forno e reserve.
Recheio: Coloque todos os ingredientes na panela, menos os morangos e leve ao fogo. Cozinhe até dar ponto de beijinho. Uns 3 minutos após ferver está bom. Reserve. Lave os morangos e pique bem picadinho. Reserve.
Montagem: Corte o bolo ao meio e molhe a parte de baixo com a caldinha. Molhe bem. Espalhe o beijinho sobre ela e depois os morangos picadinhos. Coloque a outra metade do bolo em cima e molhe-a também com a caldinha. Cubra o bolo todo com a glaçagem e enfeite como quiser.
Detalhes da Receita:



Fontes:
Receita Original do Bolo e fotos do preparo:http://omnomicon.blogspot.com/2009/01/how-to-make-rainbow-cake.html
Dito e Feito por
Carolina Andrade
21
Pitacos
Que lindo (não a foto, o dia), apesar de não ser ainda aqui no Senhor Brasilzão, no EUA, Portugal e alguns outros países hoje é o dia de São Valentim. O Cerejinha também é cultura. Vamos ler um pouco da história desse dia tão especial!!
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. Por outro lado, outros reivindicam que foi a Igreja Católica a decidir celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Resumidamente, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera, sendo considerado o tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro, na Antiga Roma, era dedicado à Deusa Juno – a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se a Lupercalia celebrando-se assim o amor e a juventude. Durante os festejos, eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos, sendo que muitas vezes esses casais apaixonavam-se e casavam. São Valentim, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, foi razão para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o o protector dos enamorados. São Valentim, além de proteger os namorados, é patrono dos Apicultores, e também é invocado contra a Peste."
Não sei se vocês repararam mas agora sou uma blogueira Sintaligada. Tati Vegi comando o SintaLiga, um site bem bacana cheio de dicas e matérias para nós, mulheres antenadas. E agora está com uma promoção bem legal. A dona do blog que for mais comentado no site SintaLiga (tem que ser cadastrado) ganhará um curso de Eventos com Eliana de Morais e ainda será a entrevistada de Março do site. Como euzinha estou lá, peço as minhas amigas que se tiverem um tempinho façam uma visitinha ao SintaLiga e comentem o Cerejinha. E é claro, também se cadastrem. A pessoa que mais enviar comentários, também será premiada. Conto com vocês, heim!!! O concuros vai até o dia 28/02/2009 e a vencedora será anunciada no dia 02/03/2009.
Dito e Feito por
Carolina Andrade
2
Pitacos
Olha só que legal, eles tem modelos variadíssimos de forminhas, pra todos os gostos, fiquei doida!!
Esse é um tapete de silicone vasado, eles deitam uma massa bem leve e flexivel e usam pra decorar laterais de bolos, tortas e outras coisas. É lindo!!
Hoje vou postar a receita de um pão que chamamos aqui Pão da Biza, porque é um pão que minha avó faz a olho e outro dia fiquei medindo as quantidades das coisas que ela põe pra poder postar no blog. Foi difícil, mas deu certo. Esse é aquele pão pra qualquer hora, que dá pra ser doce ou salgado, recheado ou não. Mas ele sem nada mesmo já é muito bom. Quentinho com uma manteiguinha é tudo.
Pão da Biza
Ingredientes: 3 tabletes de fermento biológico (45g), 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de óleo, 1 ovo, 2 xícaras de chá de água morna, 1kg de farinha de trigo, margarina e farinha de trigo para untar.
Hoje passei na minha endocrino e ela falou com aquela carinha de dó de mim. Carol, sei do seu trabalho, sei que é difícil, mas minha linda, você precisa entrar num regiminho, seu pesinho está no limite já fofa, e se você não começar a se cuidar agora depois a tia não vai masi poder te ajudar!!! Ai, Jesus me abane!!! Além de gostar de cozinhar, eu tenho aquele gravíssimo problema para toda mulher que é ser gourmet. Eu adoro comer. Comer o que faço, o que os outros fazem, coisas diferentes, e minhas amigas, se vocês morassem com minha nona, vocês veriam oque é sofrimento. A coisa não é fácil. Tenho que ter um auto-controle de samurai pra me concentrar e passar longe das guloseimas que minha vo faz todo santo dia. Mas hoje tomei um chacoalhão e já fui até no mercado comprar coisinhas diet e light pro fardo não pesar demais.
Ai chego eu toda feliz para ler meus blogues favoritos e vou direto ao Diário de um Monstro, do engraçadíssimo e nada light Daniel e vi uma coisa que me chocou. Fotos de comidas hiper mega super engordativas. Fiquei pasma. E mais pasma ainda em entrar no site (This is why you're fat) de onde o Daniel tirou as fotos e ver mais fotos. Fiquei tão indignada com tamanha crueldade com o ser humano que resolvi postar as fotos que achei mais "tchan" aqui. Deem uma olhadinha!! É coisa de louco!!
Ta com vontade de chocolate?? Come essa barrinha ai!!
Vai um biscoitinho recheado??
Dito e Feito por
Carolina Andrade
11
Pitacos



E o segundo agradecimento ao pessoal da Editora Senac, que me enviou 10 exemplares de livros maravilhosos para leitura de teste, e pra ficar mais chic ainda, veio numa eco bag linda!! Galera do Senac, valeu mesmo. Espero conseguir ler meus livros logo e resenhá-los. Parceria é fundamental, obrigada gente!!
Manteiga amarela semi-líquida vendida em garrafas. Elaborada a partir da gordura do leite levada ao fogo por uma hora, mexendo-a sempre. É produzida com a borra proveniente da nata coletada, ao se separar da manteiga propriamente dita. A manteiga de garrafa é mais pura e forte que as tradicionais. São necessários 50 litros de leite para cada litro de manteiga de garrafa. É um produto que se mantém fluido em temperatura ambiente, mas que endurece na geladeira. É mais durável do que a manteiga comum.
Dito e Feito por
Carolina Andrade
11
Pitacos