28/03/2010

UMA AULA SOBRE SARDINHAS...

Tem muita gente que torce o nariz pra sardinha. Para falar a verdade, eu também nunca fui muito fã, mas por puro preconceito. Acho que o único inconveniente desse peixe mega saudável é a quantidade de espinhos pequeninos, mas nada que atrapalhe nós, mulheres inteligentes e que prezam pela alimentação saudável. Se você é preconceituosa contra a Dona Sardinha assim como eu era, leia com bastante atenção essa matéria e reveja seus conceitos!! Bacio

Sardinha, a mais popular fonte de ômega-3


O tesouro das sardinhas
Pequenas, saborosas e populares, elas abrigam o famoso ômega-3 que ajuda na prevenção de diversos males. Aprenda a apreciar esse pescado cheio de riquezas

por ADRIANA TOLEDO


Elas costumavam nadar em grandes cardumes pelos mares da Sardenha, ilha localizada no Mediterrâneo — daí seu nome. Aventureiras, navegaram quilômetros até disseminar populações de sua espécie pelos vários oceanos do mundo . Ao longo de sua missão desbravadora, vieram parar nas águas — e no prato — dos brasileiros, formando a família Sardinella brasiliensis, a típica iguaria nacional. Por ser tão comum e ter um baixíssimo custo, nem todo mundo se dá conta de que a sardinha esconde uma riqueza inestimável.

“Ela contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser as melhores fontes da substância”, garante o especialista em ciência e tecnologia dos alimentos Luiz Henrique Beirão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Muita gente pode estranhar, já que o ômega-3, ácido graxo lotado de vantagens para a saúde, é típico de peixes de águas gélidas e profundas. “Essas espécies precisam da gordura para evitar que congelem nessas águas”, justifica o químico e cientista de alimentos Jesuí Visentainer, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. Por que, então, a sardinha, que aprecia temperaturas amenas, seria tão rica no ácido graxo? “Por ser migratória e se movimentar muito, ela armazena a gordura como reserva energética”, responde a pesquisadora e doutora em nutrição Cristiane Neiva, do Instituto de Pesca de Santos, no litoral paulista. “Sem contar que também se alimenta de algas ricas em ômega-3”, completa.

A sardinha não só contém ômega- 3 como fornece o ácido graxo em suas melhores variantes: o eicosapentaenóico, conhecido como EPA, e o docosahexaenóico, o DHA. A título de comparação, vegetais como a linhaça fornecem a gordura como ácido alfalinolênico. “Essa substância é convertida em EPA e DHA graças a enzimas no nosso organismo”, explica Jorge Mancini, especialista em tecnologia de alimentos da Universidade de São Paulo (USP). Mas essas enzimas nem sempre dão conta do recado, especialmente no caso de idosos. “E isso compromete o aproveitamento da tal gordura”, conclui Mancini. Já a sardinha se alimenta de algas ricas no ácido alfalinolênico. Assim, a pequena notável se encarrega de transformá- lo na dupla benéfica, que fica pronta para ser absorvida por qualquer um, em qualquer situação.

“No corpo humano, essas gorduras do bem minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios”, explica o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Dessa forma, ajudam na prevenção de uma série de males que dão as caras em locais díspares como o coração, o intestino e as articulações. Sem falar que ainda entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Recentemente, um trabalho da UFSC analisou as quantidades de ômega-3 em diversos peixes da costa brasileira. E adivinhe... “A sardinha foi a campeã de EPA, ficando à frente de pescados como o bonito e o atum”, confirma Visentainer, um dos responsáveis pela avaliação.

Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos. Portanto, não faltam motivos para que se inclua essa aventureira dos mares no cardápio. Duas ou três vezes por semana é o suficiente. A versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade. Só repare em um senão: em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate. “Evite a primeira opção. Ela é fonte de ômega-6, gordura típica da alimentação ocidental e que, em excesso, provoca inflamações”, orienta Cukier. Diante de tantos benefícios, é hora de investir em seus dotes culinários, abusar da criatividade e servir a sardinha à mesa. Vale assada, ensopada ou recheada — Nós, aliás, ensinamos uma receita assim.
Clique aqui e confira!

PARA APROVEITÁ-LA DIREITO
O cuidado para comprar o peixe é praticamente o de sempre: “Verifique se os olhos estão brilhantes e as brânquias, avermelhadas. Mas não se preocupe com escamas soltas, porque isso é normal nas sardinhas”, ensina a oceanógrafa Maria Cristina Cergole, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em São Paulo. Fique ainda mais atento ao odor. “A sardinha nunca deve ter cheiro de ranço, um sinal de oxidação”, avisa Cristiane Neiva. Por fim, evite as frituras. Temperaturas muito altas degradam o ômega-3.

O QUE É QUE A SARDINHA TAMBÉM TEM
Calorias 164
Fósforo 578 mg
Zinco 1,8 mg
Ferro 1,3 mg
Cálcio 438 mg
(em 100 gramas, que equivalem a três unidades)

A ESPÉCIE ENCONTRADA NO NOSSO MAR
Da hora da compra no supermercado à chegada ao prato — siga alguns conselhos para nenhum benefício da sardinha se perder no trajeto

›› NOME CIENTÍFICO: Sardinella brasiliensis
›› NOME POPULAR: sardinha-verdadeira
›› POR ONDE NADA: apesar do nome, visita vários litorais, principalmente
na Califórnia (EUA), no Japão, no Chile, no Peru, na costa africana. E, claro, no Brasil
›› COMPRIMENTO: ela mede em média 17 centímetros; algumas atingem 27 centímetros

fonte: Revista Saúde


Agora, se você é daquelas que nem imagina como se limpa uma sardinha, veja aqui o passo a passo da minha vó. É meio nojento, mas que peixe não é???


1- Lave bem as sardinhas e com o dorso de uma faca ou com o utensílio próprio, vá tirando toda escama do peixe, passando em sentido oposto a elas, no sentido do rabo a cabeça.


2- Tire com uma faquinha afiada a barbataninha de cima.

3- "Decapite" a sardinha, com delicadeza, é claro!!

4- Pela parte inferior da sardinha, abra ela ao meio e tire todas as suas entranhas e a espinha central e lave bem lavadinho!!

5 - Para não ficar caçando espinhos minúsculos na hora de comer, tire todos os que encontrar após lava-la, economiza tempo e paciência depois!!

6- Prontinho!! Suas sardinhas estão prontas para serem degustadas da maneira que quiser!!


Umas das maneiras que mais gosto de comer sardinha é assada!! Essa receitinha é bem simples e deixa o peixe muito saboroso, excelente pra quem vai começar a comer a sardinha agora!!!

SARDINHAS CROCANTES

Ingredientes: Use a quantidade de sardinhas que achar necessário. Limpe-as bem e deixe abertinhas ao meio. Tempere com sal e limão. Numa travessa, misture farinha de milho, farinha de rosca, salsinha picada, pimenta dedo de moça picadinha e raspas de cascas de limão. Misture tudo com as mãos.

Bata 2 claras de ovo ligeiramente e passe apenas a parte de dentro das sardinha, a da pele, e empane essa mesma parte nas farinhas misturadas (a da pele não). Unte uma assadeira com azeite e disponha as sardinhas empanadas com a parte da pele pra baixo. Assar por uns 20 minutos até ficar bem crocante!

ps* SÓ QUERO DEIXAR BEM CLARO AQUI MINHA SATISFAÇÃO DE VER A CONDENAÇÃO DAQUELES MOSNTROS, O CASAL NARDONI! SEI QUE A DOCE ISABELLA NÃO VAI VOLTAR, MAS A JUSTIÇA FOI FEITA!! TODA FORÇA DO MUNDO PRA ANA CAROLINA!!

25/03/2010

HOT ROLLS - Pizza e Focaccia

Ja havia visto essa massa incrível no blog da Ci e depois vi no blog da minha amiguissima Li. Ai não resisti, pus a mão na massa. Gente, é deliciosa, a pizza ficou incrível, crocante sem ficar dura. E como ainda sobrou um pouco, fiz uma focaccia com orégano fresco. Combinou perfeitemente!! Espero que gostem!!!

HOT ROLLS


1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

medida da xicara: 240 ml
1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem
indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.
2) Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.
Para montar a pizza: Separe 1/4 da massa ou o suficiente para uma forma e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com 1 a 1,5 cm de altura.
Polvilhe sobre a massa um pouquinho de flor de sal (sal gourmet ou sal grosso) e alecrim. Cuidado para não salgar muito... Asse em forno aquecido a 230°C por 15 a 20 minutos ou até começar a dourar. A massa fica bem alta. Enquanto a massa está no forno prepare a cobertura de sua preferência.

E foi assim que ficou a focaccia. Só coloquei a massa numa assadeira, modelei com as mãos, fiz uns furos sobre ela com o dedo e coloquei por cima azeitonas verdes, orégano fresco, semente de papoula e sal grosso. Reguei com azeite e forno. Ficou excelente!!

21/03/2010

APPLE FRITTERS

Mais uma postagem programada. Mas vim aqui dar alguns recados para minhas amigas. Estou mega feliz. Ja assinei contrato com o IBGE e para minha surpresa fiquei sabendo que consegui o cargo mais alto, serei ACM, Agente Censitário Municipal! Primeira vez que serei chef de alguem, hehehe!! Não pelo cargo, mas pelo fato de que o dimdim que vai entrar vai ser uma benção de Deus na minha vida, vai me ajudar muito. Obrigada Senhor!!
Ah, acabei meu camisão, ficou lindo, lindo, lindo!! Só que ainda falta eu colocar um botão que perdi! Assim que estiver passadinho, eu mostro para vocês!!

E agora o mais importante:
A Lu do Blog Chocolate em Pó, está fazendo um leilão bem bacana em prol da linda Gabi. Está leiloando um lindo sticker de flores colorido sensacional, além do que vai ajudar muito!! Quem quiser saber mais acesse o blog da Lu AQUI, vale a pena!!

Quando vi essas bolotinhas douradas no The Pioneer Woman não resisti. Corri pra cozinha e olha, não me arrependi. Delícia!

APPLE FRITTERS

Ingredientes

2 copos de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
2 ¼ colheres de chá de fermento em pó
1 ¼ colher de chá de sal
2 colheres de chá de canela em pó
2 ovos inteiros grandes
¾ xícaras de leite
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2 colheres de manteiga derretida
2 maças descascada e cortada
Glaçúcar para polvilhar

Faz Assim: Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento, a canela e o sal.
Em outra tigela, bata os ovos com um garfo, em seguida, adicione o leite, a manteiga derretida e a baunilha.

Misture delicadamente os ingredientes secos e os líquidos juntos até misturar bem (não em excesso.) Junte as maçãs raladas. Adicionar maçãs suficiente para fazer uma massa muito robusta.

Aqueça óleo em uma panelinha e frite colheradas da massa em pequenas porções. Faça bolinhas pequenas. Deixe o fogo brando para que frite bem por dentro e não queime por fora. Polvilhe glaçucar por cima e sirva quente.

** Pode ser aquecido até o dia seguinte em um forno a 350 graus por 8 minutos



18/03/2010

BRIOCHE - Chef Edu Guedes

Ja postei aqui receita de brioches, mas fiz esse teste com a receita do Edu guedes e ficou muito bom. Ele polvilha parmesão ralado poor cima, mas eu prefiro com áçúcar cristal mesmo!!


BRIOCHE - Edu Guedes

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de fermento seco
1 xícara (chá) de leite
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
3 ovos
3 gemas
1 xícara (chá) de manteiga
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
Gema para pincelar
Açúcar cristal para polvilhar

Misture numa tigela o fermento, o sal e o açúcar.

Em seguida acrescente a manteiga, os ovos e o leite. Misture bem até que a massa fique homogênea. Acrescente a farinha e misture bem até que a massa solte das mãos.

Faça bolinhas médias e coloque em uma forma de bolo inglês, uma ao lado da outra. Faça duas camadas, pincele com as gemas, polvilhe açúcar cristal e leve ao forno a 180º por 35 minutos.


14/03/2010

CUZCUZ DE TAPIOCA

Amores, esta postagem e as próximas serão programadas. Então, vou deixar vocês sem minhas delongas e partirei logo para as receitas. Quando eu retornar, volto com minhas histórias cabalísticas!!! Beijão


CUZCUZ DE TAPIOCA

Ingredientes: 500g de tapioca, 1500l de leite, 1 vidro de leite de coco, 100g de coco ralado, 2 xícaras de açúcar.
Leite condensado e coco ralado para servir.

Faz assim: Ferva o leite com o leite de coco. Deixe esfriar um pouco. Numa tigela coloque a tapioca e o açúcar. Despeje o leite aquecido por cima e mexa até homogenizar. Junte o coco ralado, coloque numa travessa untada com manteiga, cubra com filme e leve a geladeira por umas 3 horas. Sirva com leite condensado e coco ralado. Gentem, é ummanjar dos deuses!!




11/03/2010

BAIÃO DE DOIS

Amores, que saudades!! Meninas, estou completamente sem tempo esses dias. Mais ainda. O trabalho do IBGE está chegando, segunda já vou levar os documentos bancários e então começa o treinamento para o censo. Como a intenção é tentar me efetivar e virar uma funcionária pública, vou me dedicar em tempo integral, para fazer meu trabalho direitinho. Além disso, o Senai abriu suas incrições para os cursos técnicos gratuítos e ja me inscrevi no Técnico em vestuário. São poucas vagas e a prova é dificílima. Portanto, vou me matar de estudar pois faz tanto tempo que acabei a escola que minha cabeça anda meio aérea no quesito física e química. Além disso temos pimpolhos, o maridolho, a a aula de modelagem. Acho que vou ficar um bom tempo sem passar por aqui. Vou tentar programar umas postagens mas se conseguir fazer essa já fico feliz.

Amadas, não me deixem. Eu volto, só passar esse período de tempestade e tudo volta ao normal.

Uma das coisas extra-curriculares que aprendi nas minhas aulas foi fazer barra de calça jeans original, eu realmente não sabia. Já fiz umas 10 aqui em casa. Ainda está meio rústica, mas bem legal. Melhor do que pagar 18,00 por calça, valor que a mulher que faz aqui perto de casa cobra. Viu, já estou nas economias. Vejam que simples:

Dobre a barra na altura em que vai fazer a barra, já descontando a barra original;


Costure a altura bem abaixo da barra original, bem na dobra, apenas cuidado para não costurar por cima da barra original;


Prove a calça e se a altura estiver boa, corte a sobra de jeans que ficar, deixe apenas 1cm para poder passar um zig-zag para não desfiar;


Dobre a sobrinha para dentro e pronto! Sua barra está pronta! Não fica demais!!




E para receita do dia, um prato mais que especial: Baião-de-dois. Acho que tenho um pé na terrinha, pois tudo que é comida, prato, ingrediente proveniente do nordeste me encanta, me fascina e sou fã assumida. Um dos pratos que gosto muito mas não faço toda hora pois é um pouquinho calórico, é o baião-de-dois, mas essa semana não deu para resistir. Fiquei lembrando do que comi no Mocotó, e ai bateu aquela vontade e tai, receita do Chef Rodrigo Oliveira, do próprio mocotó. Perfeita!

BAIÃO-DE-DOIS - Chef Rodrigo Oliveira

Ingredientes

Arroz: 1kg de arroz, 30g de manteiga de garrafa, 5g de colorau, 5 dentes de alho, 3 folhas de louro, caldo de galinha ou legumes, sal.

Molho: 1k de feijão fradinho cozido e escorrido, 200g de carne-seca cozida e desfiada, 100g de toucinho defumado em cubos, 100g de linguiça defumada em cubos, 100g de queijo de coalho cortado em cubos, 50g de manteiga de garrafa, 2 tomates em cubos, 1 cebola-roxa em cubos, 1 pimentão verde em cubos, coentro fresco.

Arroz: Frite o alho na manteiga e antes de dourar, acrescente o arroz e refogue. junte o caldo fervente, o colorau e o louro e deixe cozinhar até que os grãos estejam macios. reserve.

Molho: Frite o toucinho em sua própria gordura e quando começar a dourar, junte a linguiça e a carne seca e deixe fritar por alguns minutos. Retire da panela e reserve.

Na mesma panela, aqueça rapidamente a cebola, o pimentão e o tomate. Misture todos os ingredientes, acerte o sal e finalize com o coentro e manteiga de garrafa.

Fica excelente servido com um vinagrete de cebola roxa e pimenta fresca.








06/03/2010

TORTA-NUVEM DE BATATAS E BACALHAU

Estou aqui, só, jogada as traças. Marido está viajando, a filha se mandou com o pai e o Pedro só liga para os hot wheels. Chamo ele pra brincar, faço desenhos incríveis pra ele, e ele nem da bola. Ó mundo cruel!!
Minhas aulas de costura vão muito bem, obrigada! Estou confeccionando um camisão xadrez, e como a intenção é usar, está demorando um pouco, tem que fazer tudo direitinho, costuras limpas, arremates perfeitos. Logo mostro ele pra vocês. Ah, e vou tentar entrar num curso de desenho no Senai, para aprimorar meus moldes. Olha, estou gostando da coisa viu!!
E esse tempo heim, hoje acordei as 10 da manhã, ócio total, culpa da chuvinha caindo, dá aquela preguicinha....Hoje está um bom dia para ficar criando na cozinha, e acho que é oque vou fazer, que o hot wheels tomou meu lugar.

Ha tempos não coloco umas imagens bacana para vocês, hoje selecionei umas "mui harmossas".



Ninguem merece vinho tinto derramado em toalha de linho. Que tal essa idéia criativa: Borboletas aparecem como mágica quando em contato com o vinho...da Casa de Valentina

Bailam, corijas e pirilampos, entre, os sacis e as fadas......My notebook


Poppy talk

CUPCAKES DE TIRAR O FÔLEGO......





Cups acima: Blogs o PovoCupcakes take the cake

Para receita do dia, já antecipando um prato para se fazer na páscoa, que tal uma bela Torta de batatas e bacalhau? Na verdade, essa receita é própria para se fazer um rocambole, vi na no Mais Você, mas prefiro deixar aberto como torta, acho que fica mais bonito e acho que rende mais. Gente, fica uma delícia, super levinha, saborosa e fácil de fazer.

TORTA-NUVEM DE BATATAS E BACALHAU

ps* Fiz duas receitas, pois aqui em casa somos em 7 pessoas famintas.

Ingredientes: 250gr de batatas inglesas cozidas e espremidas ainda quente, 1 colher de sobremesa de manteiga, 2 gemas, 2 colheres de sopa de queijo ralado, 1 pitada de nós-moscada, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1/2 xícara de chá de leite, sal a gosto, 2 claras em neve.

Recheio: 2 dentes de alho amassado, 1 colher de sopa de manteiga, 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de creme de leite fresco, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 gema, 1 colher de sopa de molho de tomate, 250gr de bacalhau demolhado,e desfiado grosseiramente, cheiro-verde picado a gosto, 50g de azeitonas verdes picadinhas.

Finalização: Parmesão ralado e azeite.

Faz Assim: Misture as batatas cozidas e espremidas, ainda quente, com os outros ingredientes (menos as claras em neve). Misture tudo muito bem. Acrescente delicadamente as claras em neve. Disponha numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aqueçido a 180°C por 20 minutos.

Enquanto isso, refogue o bacalhau. Antes de desfia-lo, ferva-o duas vezes. uma em água, outra em leite, e o leite guarde para usar no recheio. Frite o alho na manteiga. Junte o bacalhau e refogue por uns minutinhos. Dissolva a farinha de trigo no leite que cozinhou o bacalhau, junte a gema e misture bem. Acrescente essa mistura ao bacalhau. Deixe cozinhar por alguns instantes até engrossar. Junte o molho de tomate, o creme de leite, a azeitona e a salsinha. Desligue e reserve.

Retire a massa do forno, espalhe por cima o bacalhau refogado, polvilhe com parmesão ralado e regue com azeite. Leve de volta ao forno por uns 10 minutos apenas para dar uma gratinada básica. Sirva bem quente.