29/10/2008
BARREADO DE MORRETES - PR
Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos ainda seguido no preparo do prato. A origem atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no século XVIII. Os registros antigos indicam a Ilha de Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. O tempero do prato seguiu junto com outras manifestações culturais para o continente, entre elas o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca.
A simplicidade na preparação do prato garantiu que a receita fosse mantida com os mesmos ingredientes e características. Uma das suas características é que mesmo requentado mantém o seu sabor. Durante os dias de festa do fandango, o prato era reaquecido a cada refeição. O sabor não se perde, pois o caldo grosso que se forma é que mantém o sabor da carne.
O prato consiste em uma carne cozida, servida com arroz e farinha de mandioca. O segredo na preparação é o tempo de cozimento na panela de barro - cerca de vinte horas - o suficiente para desfiar toda a carne. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam resultando em um caldo grosso e saboroso. Para manter o sabor da carne, é preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água, um barro preparado para manter o vapor dentro da panela.
Tradicionalmente o prato é acompanhado de frutas: bananas (com banana o gosto se completa) e laranjas. A cachaça de banana pode ser servida como aperitivo. Como entrada ao prato principal, pode ser servido o bolinho de barreado (bolinho frito recheado com banana amassada e a carne do barreado).
Os locais tradicionais do Estado do Paraná onde encontra-se com facilidade o barreado são as cidades de Morretes e Antonina, entretanto o restaurante mais premiado nacionamente pelo preparo do Barreado, fica em Paranaguá, a Casa do Barreado.
Rendimento: 20 pessoas
Precisa: 1 caldeirão grande de barro
OUTRAS FOTOS......
ACAÇA
FAROFA DE AZEITE
MOQUECA BAIANA
E esse foi o grande dia do encontro com a Nana do Manga com pimenta. Uma fofa!! Simpática, gentil e muito legal!! É nós Nana!!!
Dito e Feito por Carolina Andrade 4 Pitacos
27/10/2008
Selinho especial da Bá
Dito e Feito por Carolina Andrade 8 Pitacos
26/10/2008
SELINHO DA MARCIA GULLO
Dito e Feito por Carolina Andrade 1 Pitacos
25/10/2008
Testes, receitas, encontro e Mara Sales
Bom, na quarta-feira passada foi a vez do teste da quirela, dos feijões jalo e rajado e da abobrinha japonesa que esqueci o nome. Vejam os resultados.
Dito e Feito por Carolina Andrade 4 Pitacos
22/10/2008
O MEU CAMARÃO NA MORANGA
MEU CAMARÃO NA MORANGA
Dito e Feito por Carolina Andrade 15 Pitacos
21/10/2008
Minha Família
Get your own Family Sticker Maker & MySpace Layouts.
Dito e Feito por Carolina Andrade 3 Pitacos
20/10/2008
CEAGESP e PRODUTIVIDADE DO ÓCIO
FLAN DE AVOCADO
Os Avocados. Não, não é uma miragem, tem uma laranja ali. Coloquei para vocês terem uma noção do tamanho do abacatinho!!
Que bonitinho!!
CONSERVA DE BERINGELA
Ingredientes: Beringelas japonesas, Azeite extra virgem, sal, vinagre, páprika doce, orégano, azeitonas verdes, alho cru e alho fritinho, raminhos de tomilho e uma fatia fina de pimenta dedo de moça.
Faz assim: Descasque as beringelas, e corte-as em tirinhas bem finas. Lave-as bem e espremas até que fiquem bem sequinhas. Espalhe numa assadeira untada com azeite e tempere com a párpika, o sal, e regue com azeite. Mexa bem na assadeira mesmo para misturar tudo e espalhe novamente. Leve assar em forno médio e mexa de vez em quando até que estejam bem cozidas e macias. Tire do forno e misture o alho bem fritinho, as azeitonas picadas e prove o sal. Esterilize um vidro onde guardara a beringela. Coloque um pouquinho de vinagre no fundo do vidro e disponha os raminhos de tomilho nas laterais. Va colocando camadas de beringela, polvilhe orégano, alho cru em lâminas, vinagre e azeite. Va alternando essas camadas e por fim encha o espaço restante do vidro com vinagre e azeite. Por último, encaixe a fatia de pimenta numa das laterais do vidro, apenas para dar sabor. Leve a geladeira e está pronta!!
CONSERVA DE MINI ALCACHOFRAS
Ingredientes: Mini alcachofras, alho em lâminas, azeite extra virgem, cebola fatiada bem fininha (usei aquela própria pra salada, ela é bem branquinha por fora e por dentro), sal, cardamomo, vinagre de vinho branco, folhas de sálvia.
Faz Assim: Limpe as alcachofras. Corte o fundinho dela. Tire as folhas de fora mais duras, deixe só quase o miolinho. Corte a pontinha da alcachofra e lave-as bem. Reserve. Corte o alho em lâminas e frite-os em azeite quente junto com as folhas de sálvia. Junte as alcachofras, tempere com sal e salteie por uns 4 minutos. Em um copo de água dissolva um pouquinho de pó de cardamomo. Junte aos pouquinhos essa água na alcachofra e deixe ir cozinhando com tampa fechada até ela ficar bem macia. Por ultimo, acrescente as cebolas em rodelas finas e deixe apenas que murchem. Retire do fogo e reserve. Esterilize o vidro da conserva e coloque um pouco de vinagre no fundo. Coloque as alcachofras e termine completando o vidro com o vinagre e o azeite. Tampe bem e leve a geladeira.
Dito e Feito por Carolina Andrade 8 Pitacos
17/10/2008
Le Macaron
Preparado a partir de claras de ovos, açúcar e farinha de amêndoa, as bolachinhas são unidas de duas em duas por um recheio doce. Apesar dos ingredientes simples, é a técnica no preparo que difere na qualidade. “Macaron exige técnica e cuidados especiais com forno, manuseio e o famoso ponto”.
No Brasil, a composição do Macaron leva também a farinha de castanha de caju, por ser um produto nacional, com preço acessível. O sabor sobressai nos ingredientes escolhidos para recheá-los. “O objetivo é introduzir uma sofisticada técnica francesa aliada a ingredientes nacionais.”.
A grande novidade e sucesso é a utilização produto a lembrança de casamento. “O Macaron representa a mesma simbologia do casal. Duas metades unidas por um recheio doce, hoje a noiva moderna casa com macaron, que é a última moda em Paris!.
“Hoje, também pode ser introduzido em várias ocasiões, o macaron está presente em 100% dos pedidos para eventos, sejam particulares ou corporativos de qualquer tamanho, inclusive em aniversário, batizado, maternidade, jantares e coquetel.
MACARON
Massa Básica: 375g de açúcar de confeiteiro, 215g de farinha de amendoas, 165g de claras de ovos, 40g de açúcar comum.
Faz Assim: Penere o açúcar de confeiteiro com a farinha de amendoas.. Bata as claras com o açúcar comum até que fique um suspiro firme. Nesse suspiro, acrescente o corante desejado: rosa para o de framboesa, verde para o de pistache, e café líquido concentrado para o de café. Aos poucos e com delicadeza, incorpore a mistura peneirada. Coloque uma folha de silplat sobre uma assadeira (silplat são aquelas folhas de silicone, que são vendidas em casas especializadas, boa para não grudar os assados)e ponha essa assadeira dentro de outra, como que para ficar um fundo duplo, pois o macaron deve primeiro formar a casquinha de cima e a segunda assadeira serve exatamente para que o calor não penetre demais no interior da massa. Com saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa com distância de 5cm entre os macarons. Leve imediatamente ao forno pré-aquecido a 200°C durante 10 minutos ou até formar esta casquinha em cima. Retire a assadeira de baixo e deixe mais 5 minutos ou até estar assado por completo. Cuidado para não queimar.Com espátula, retire os macarons do silplat e recheie com os recheios desejados. Os macarons já recheados poderão ser guardados no freezer por até uma semana.
Massa de Chocolate
Ingredientes:350g de açúcar de confeiteiro, 215g de farinha de amendoas, 25 g de cacau em pó, 165g de claras, 40g de açúcar.
Faz Assim: Igual a massa básica apenas peneire o cacau junto com o açúcar de confeiteiro e a farinha de amendoas.
RECHEIOS
Ganache
Ingredientes: 200g de chocolate meio amargo bem picadinho, 100ml de creme de leite fresco.
Faz Assim: Ferva o creme de leite e jogue sobre o chocolate picado. A principio não mexa com colher, vá chacoalhando a tigela para que o creme incorpore aos poucos no chocolate e vá derretendo-o. Ai sim, vá mexendo delicadamente do centro e aos poucos indo para as bordas. Isso garantirá o brilho da ganache.
Tirando o macaron de chocolate, todos os outros sabores são feitos com a massa básica e seu respectivo corante e os recheios a mesma coisa. A ganache, só para os de chocolate e para os outros, os recheios terão sempre a mesma base que é o creme de manteiga ai você só muda o sabor.
Creme de Manteiga
Ingredientes: 100g de claras, 200g de açúcar, 300gr de manteiga cortada em cubinhos.
Pistache: 120g de pistache sem pele, moídos no liquidificador.
Le Patissier Fabrice Lenud, cara de bravo mas um doce de pessoa!!
Dito e Feito por Carolina Andrade 11 Pitacos
12/10/2008
INTERCÂMBIO CULINÁRIO - FRANCESINHA
Dito e Feito por Carolina Andrade 15 Pitacos
10/10/2008
ÚLTIMAS NOVAS - DOCINHOS, JANTAR NO EAU E FLÁVIO MIYAMURA
Couvert: Pãezinhos, manteiguinha e berinjela!!
As Taças. Fala sério, não é lindo??!!
O ambiente!! Estava tudo tão lindo, que pena que saiu escuro!!
1- As ostras com o consomé
2 - O Foie Gras com as Tamaras. Pena que ficou ruim a foto!!
3- O risotto iodado com o cordeiro.
4 - O Moka Caffe com avelãs crocantes
5 - Os Figos Negros glaceados com sorbet e cassis
A produção do Chef Yannick
Chef Yannick Allenò
Desculpem por postar tantas coisas de uma vez mas como nunca sei quando terei tempo, tem que ser assim!! Espero que curtam as fotos e as receitas dessa semana!!! Grande beijo e até mais!
_______________________________________________________________
Docinhos da Chefa Carole Crema
Marzipans Fondados
Eles depois que dei um "tcham"
Rendimento: 25 unidades
Ingredientes: 300g de leite condensado, 240g de pistache cru moído muito fino, 400g de açúcar, 96g de água, 20 gemas, 1 colher de chá de essência de baunilha.
Decoração: 300g de pistache moído grosseiramente.
Faz Assim: Moa bem o pistache no processador. Em uma panela, junte o açúcar, a água e a essência de baunilha. Cozinhe, mexendo até ponto de fio fino. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Junte as gemas, o leite condensado e o pistache processado, volte ao fogo brando e vá mexendo até que toda a massa se desgrude do fundo da panela. Deixe esfriar completamente na geladeira de um dia ao outro. No dia seguinte, enrole todas as bolinhas e volte novamente a geladeira para descansar até o dia seguinte. Só no terceiro dia finalize passando cada docinho no pistache moído grosseiramente.
Doce de Ovos
Ingredientes: 200g de açúcar, 50g de manteiga, 14 gemas (200g), ½ colher de chá de essência de baunilha.
Faz Assim: Passe as gemas pela peneira. Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até que desgrude do fundo. Siga a linha de produção de docinhos descrita acima.
- Passar em farinha de amêndoas e caramelar
- Passar em amêndoas moídas e torradas e caramelar.
- Pode-se rechear com frutas secas
- Pode cobrir com massa filo e assar
- Passar em açúcar com hóstia.
Ela simplesmente pega a bolinha do docinho de ovo e coloca em cima de uma hóstia. Ai ela pega outra hóstia e põe por cima da bolinha e da uma apertadinha, como se fosse um sanduichinho. Não pode apertar muito, apenas para que fique tudo retinho dos lados. Ai ela passa as laterais no açúcar, que vai ficar grudadinho do docinho de ovo. E em cima da hóstia, ela decora com uma ganache de chocolate bem molinha num saco de confeitar com aponta bem fininha, ela faz, por exemplo, as iniciais da noiva e do noivo. É muito interessante, pena que não deu para fotografar!!!
Caramelo para Finalização
Rendimento: 30 docinhos
Ingredientes: 500g de açúcar, 100g de glucose (não é o Karo heim!), 200g de água, 15 ml de vinagre de vinho branco.
Faz Assim: Leve todos os ingredientes, exceto o vinagre, para uma panela pequena em fogo médio. Cozinhe (sem mexer) até que esteja escuro e em ponto de fio. Adicione o vinagre. Faça o teste do copo com água gelada: quando o caramelo cair na água e formar uma bolinha dura está no ponto. Pegue os docinhos já enrolados e bem gelados que descançaram na geladeira de um dia ao outro, espete-os em palitos de dente e banhe no caramelo, cuidando para que escorra todo excesso de calda. Deite os doces caramelados numa superfície de inox ou alumínio e deixe secar bem.
Chocolate para banhar Docinhos
Rendimento: 7 a 10g por docinho
Chocolate ao leite ou meio-amargo
Faz Assim: Pique e derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Coloque na pedra de mármore e tempere, mexendo bem com uma espátula, até que ele atinja a temperatura de 29°C (use termômetro ou teste nos lábios, colocando um pouquinho do chocolate no lábio inferior, e você devera sentir como se estivesse frio).
Transfira o chocolate para uma tigela e banhe rapidamente os docinhos com o garfo de banhar e coloque-os para secar sobre papel manteiga.
________________________________________________________________
Um Pouco sobre Ciência na Cozinha
A compreensão de alguns princípios físicos e químicos que determinam as propriedades dos alimentos auxilia no domínio das técnicas e dá versatilidade ao cozinheiro: amador ou profissional.
Relação Tempo x Temperatura
Um ingrediente varia sensivelmente de sabor e textura de acordo com o tempo e a temperatura ao qual ele é exposto. A composição química do alimento é fator determinante para que se estabeleça esta relação, uma vez que cada substância que o compõe, coagula, reage ou se transforma na uma temperatura ou tempo de exposição específica. Ciente deste conhecimento, o cozinheiro comanda seus resultados escolhendo as texturas e sabores de seus preprapos.
Teste: Fizemos um teste em aula onde faríamos o que os cozinheiros chamam de o ovo perfeito. Numa máquina chamada termocirculador, que é uma máquina de cozimento a baixa temperatura, cozinhou-se um ovo por uma hora a uma temperatura de 62°C. O que obtivemos, foi um ovo extremamente delicado, com clara e gema no mesmo ponto, molinhas mas consistentes. Depois do tempo de cocção, Flávio abriu o ovo dentro de uma tigela com água morna e o ovo saiu bonitinho, com a clara segurando a gema mas extremamente delicada e perfeita. Foi uma sensação incrível comer este ovo!!!
Fisiologia do Gosto
Estudos do deccorrer dos séculos XIX ligavam diretmente as sensações oriundas do ato de comer ao paladar, situado nas papilas gustativas da língua. A língua seria dividida em 4 partes – cada uma responsável por receber um dos 4 sabores: Doce, Salgado, Amargo e Ácido.
Hoje, a partir de pesquisas realizadas por Kikunae Ikeda (Universidade Imperial de Tókio), reconhece-se um quinto sabor: o Umami. O umami tem característica bem particular e diferente dos outros 4 pilares de sabor. É mais fácilmente percebido em algumas espécies de algas marinhas ou em tomates maduros. As pesquisas de Ikeda resultaram na estabilização de um sal (patenteado) – o Glutamato Monossódico – muito utilizado hoje na indústria de alimentos.
A formação do gosto não pode ser atribuída somente ao sistema da boca e das papilas gustativas. Contribuem igualemente para o paladar um conjunto de sensações olfativas, tácteis, visuais, de textura, temperatura, além dos valores históricos, culturais e afetivos.
Tive muita coisa nessa aula, mas escreveria folhas e folhas, então, essa foi uma pequena amostra da excelente aula do “Japa”.
Foto da aula. Tivemos degustação as escuras para descobrir oque eram certos alimentos e suas diferenças. Fizemos um teste bem legal. Primeiro, o chef serviu um café sem açúcar, hiper margo. Depois, serviu o mesmo café só que com um pouco de sal. Perguntou qual era mais amargo e é claro que era o primeiro. Apesar de o café estar hiper forte, o sal tirou, mascarou completamente seu amargor. Foi incrível.
Chef Flavio Miyamura
Restaurante Eñe - Rua Dr. Mario Ferraz, 213 - Jd. Europa - São Paulo - SP - Telefone: 11 3816-4333
_____________________________________________________________
Uma receita que nem precisa de medidas. Temperei filés de frango com suco de laranja, cebola ralada, alho amassadinho e sal. Para empanar, passei os filés em iogurte natural com um pouco de salsinha picadinha misturada e depois processei bolacha cream cracker não muito moída, tem que ficar uns pedacinhos meio grandinhos para ficar bem crocante. Passe os filés então na farinha de bolachas e vá ajeitando numa assadeira os filés. Regue os filés com um fio de azeite e leve assar até que os filés estejam assados mas macios e as bolachas crocantes. Se quiser, pode misturar na farinha de bolachas um pouco de páprika doce paradar uma corzinha. As crianças adoraram a receita!!!
Mini Chefs e seus feitos!!
O Supremo Crocante
Esses são dois alunos meus que acho tão lindinhos, são irmãos. Não resisti e tirei uma foto!!
___________________________________________________________________ Para terminar esse meu imenso post, Queria agradecer a Cristina, do Blog Momentos preciosos (ao lado) pelo lindo mimo que me passou!! Amei Cris, de verdade!! Adoro receber esses presentinhos, significa que nosso trabalho está valendo a pena!!! E também a Nana, do Manga com Pimenta e do Quattro Ragazze, que gentilmente me convidou a fazer parte da equipe do Blog Italiano mais badalado da Net!!! Nana, você não sabe o quanto fiquei feliz, obrigada pela confiança!! Então, não esqueçam amadas, a aprtir do dia 26 de Outubro, estarei em outro Blog, o Quattro Ragazze (ao lado), com muita coisa bacana, receitas, matérias e um Cardápio Maravilhoso que estamos preparando pra vocês especial para o Natal.Não deixem de ir lá!!! Grande beijo!!
Miminho da Cristina
Dito e Feito por Carolina Andrade 9 Pitacos