28/06/2009

PAIN D'ÉPICE

FLAGRA DA CAROL PADECENDO!!

Genten, para tudo!!!!. Sete dias passando mal, dor de cabeça, febre, dor nas costas, gastando 1 rolo de papel higiênico por dia de tanto assoar o nariz, enjoo, e tosse, muita tosse, fora as 3 idas ao PS da Unimed, cada médico disse uma coisa, e foram 3 facadas na farmácia (le-se uma puta grana gasta em remédios), sem contar que os 3 primeiros foram inutilizados pelo último médico que passei, que foi o anjo que descobriu que estou com sinusite e mandou eu parar de tomar os remédios que os outros mega graduados doutores da tristeza me receitaram (ou seja, quase 150 paus jogados no lixo)e hoje que começei muito começado a melhorar um tiquin de nada!! Mas não é só isso, ontem foi Pedro pro PS com 40° de febre, diagnóstico: Garganta!! La vai mais uns mião na farmácia. Hoje levanta minha vó com tosse e febre, lá vai a veinha pro PS, sorte dela que é a única que tem plano "escrusivo crasse A" e foi muito bem tratada, medicada e já está até melhor!! E de brinde vem meu pai e minha mãe com tosse!! Quem se safou nessa casa de misericórdia? Bia e Pequeno (vulgo meu marido). Olha, a bicha ta solta aqui na residença, alguém conhece uma benzedeira, resadeira, macumbeira ou serve até uma macaxeira!!! Deus me livre, a bereba da gripe pegou todo mundo aqui em casa e não foi o vírus influenza A H1N1. Mas tirando esses pequenos detalhes, de resto, está tudo indo muito bem.!!! Vocês lembram do meu super importante compromisso de quinta passada? Perdi galera, não consegui ir. Acordei ardendo em febre, tossindo as tripas, e pra piorar estava chovendo e muito frio. Como eu tinha que ir de metro e era longe, foi impossível eu sair de casa. Até levantei e quando minha mãe viu que ia me trocar quase levei uma surra, ela disse que era doida de sair daquele jeito. Claro que eu também achava mas aquilo era tão importante pra mim que nem liguei pra minha saúde. Mas enfim, Deus sabe o que faz, e se não era pra ser, não era!! Mas mudando de assunto senão vou ficar triste, hoje fiz um pão super especial de sabororso. A primeira vez que comi não gostei muito, achei super sem graça mas creio eu que ele não estava bom. Achei uma receita de um dos meus Chefs preferidos, Emmanuel Bassoleil, super simples e prática. Não titubiei e já fui pra cozinha, morrendo mas fui. É o Pain d'épice, um Pão de Especiarias de Djon, cidade famosa da França. Antes da receitinha, um pequeno momento cultural para saber mais sobre a Cidade de Dijon.

DIJON

Dijon é uma comuna francesa na região administrativa da Borgonha, no departamento Côte-d'Or. Estende-se por uma área de 40,41 km², com 150.800 habitantes, segundo os censos de 1999, com uma densidade 3.731,75 hab/km².). Ascende a 236.953 na área urbana de Dijon (2005).
Os primeiros habitantes de Dijon datam da época do Neolítico. Graças as suas muralhas construídas no século III, Dijon se livrou de invasões bárbaras e sarracenas (no século VIII) e normandas (século IX). Na sua História dos francos (livro III, cap. 19), Gregório de Tours descreve a Dijón do século VI como rodeada de uma muralha de 9,5 metros de altura e 4,44 metros de largura, com quatro portas e 33 torres. As escavações arqueológicas identificaram doze destas torres. A área cobre onze hectares.
Em 1137, Dijon foi completamente destruída por um incêndio. A partir do século IX, tornou-se a capital do Ducado de Borgonha. Quando Carlos, o Temerário, duque de Borgonha, morreu, a Borgonha foi anexada à França.
Durante o antigo regime, Dijon passa a adotar a viticultura e em 1772 se instala a universidade de direito na cidade. A exploração do carvão e do ferro, a ativação do Canal de Borgonha em 1833, a abertura de vias férreas e a instalação de uma base aérea confirmaram a importância da cidade como linha de trânsito durante a primeira Guerra mundial.
Durante a segunda guerra mundial, Dijon foi ocupada pelos alemães e libertada no dia 11 de setembro de 1944.
Dijon fica a 310 kilometros de Paris, 200 de Genebra e Lyon. É atravessada pelo canal de Borgonha e seus dois cursos naturais de água: rio Ouche e Suzon.
É famosa mundialmente pela mostarda. Embora importem a mostarda do Canadá, o sucesso internacional se deve ao fato de como é feita a mostarda em Dijon.
A cidade conserva importantes obras de arte. Depois de Paris, é um dos centros culturais mais importantes do país. Existem na cidade as igrejas de Saint Philibert, de estilo românico, Notre Dame (do século XIII), uma das obras mais importantes do estilo gótico, a igleja de Saint Michel (renascentista), e a catedral de Saint Bénigne (séculos XVIII y XIV), cuja cripta é do século XI. Entre as inumeráveis casas e edifícios de caráter civil que se conservam, destacam o Palácio de Justiça e o palácio dos duques de Borgonha, atualmente Prefeitura e museu de Belas Artes.
Existe um cuidado grande de parques e jardins, sendo considerada por eles mesmos como cidade das quatro flores.


PAIN D'ÉPICE DE DIJON

Ingredientes: 250g de farinha de trigo, 175g de mel, 75g de açúcar, 40g de manteiga, 1 xícara de leite, 1 colher (café) de bicarbonato de sódio, 1/4 de anis estrelado, 1 pitada de canela em pó.

Faz Assim: Esquente o leite com o anis estrelado. Desligue o fogo e abafe por 5 minutos. Retire o anis e aqueça o leite novamente. Retire do fogo e acrescente o mel, a manteiga, o açúcar, a canela e o bicarbonato. Misture até derreter. Despeja a mistura sobre a farinha de trigo. Trabalhe com uma colher de pau até obter uma mistura homogenea. Unte com manteiga e farinha uma forma de pão. Coloque a massa e leve ao forno préaquecido a 150°C por 20 minutos, depois aumente para 180°C e deixe mais 30 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente.

Dica: acrescente 1 xícara de iogurte natural para o pão ficar mais macio!!



24/06/2009

Gripe "quase" Suína - Rodelas de Minhoca

AI, QUERO CAMA...CADÊ MEU MARIDON NESSA HORA???

Olha a Carol ai!!

Creindeuspai!!!Faz muuuito tempo que não ficava gripada agora, hoje, a coisa veio que veio com tudo!!! Ontem começei com uma tosse braba e não dormi a noite inteira. Hoje acordei não sei como, não conseguia nem abrir os olhos. Pra piorar o maridon foi viajar e me deixou sem cobertor de orelha que nessas horas e tudo!!Narebas escorrendo, dor no crânio, tossindo que nem um bode, e parecia que tinha tomado uma surra. Justo hoje mamis foi dar um role no "Braizão", reduto fashion das pessoas menos abastadas de cacife e ai tive que cuidar do almoço e das duas crias....Só por Deus, até meu arroz hoje saiu só com um caldinho knorr de legumes porque nem cebola estava conseguindo picar. Fala sério, e amanhã tenho um compromisso muito, muito, muito importante que nem vou falar agora (vão ficar curiosas) mas se der certo, não vai ser uma porta que abrirá para mim, mas sim um portal imenso!! Preciso melhorar até amanhã e por isso a coisa vai ser rapida aqui. Mas hoje é dia de São João e não posso deixar essa data em branca. Vamos aprender um pouquinho sobre esse santo que celebra nossas festas juninas.

A origem da Festa Junina no Brasil e suas influências

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João. O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros. A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses. A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha. Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte. No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.

Assim surgiu a Festa de São João
Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista. Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:- Como poderei saber do nascimento do garoto?- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele. Santa Isabel cumpriu a promessa. Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc… E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João. Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar. Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai. A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer. No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse. Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:- João! Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar. Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados. Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha… Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.

As Quadrilhas

A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais. Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé. O grupo incorpora alguns personagens como Lampião, Maria Bonita, sinhôzinho, espanholas e ciganos. Os seus trajes lembram roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.


Quadrilha tradicional (matuta): Sempre mesmo estilo de tecido, florais. Carregam a tradição de anos de cultura. Foto da quadrilha de Zé Testinha, a mais famosa de Fortaleza.


Quadrilha estilizada: Roupas extra customizadas, com muito brilho.

Fonte:

CULINÁRIA NO CEREJINHA

Minhas amadas, hoje a coisa vai ser bem básica porque já to chamando urubu de meu louro de tanta dor de cabeça. Ha uns tempos atrás vi essa santa invenção no Rainhas do Lar e achei o máximo. Duvido que alguma criança resistiria a comer essa geringonça gastronomica. A coisa é bem simples. Pegue salsichas, corte-as em rodelas de mais ou menos 2cm e espete massa espaguette nas rodelas, de 6 a 7 em cada rodela. Ferva água e cozinhe a invencionice até a massa estar al dente. Sirva com molho de sua preferência. No caso, fiz um bechamel básico e coloquei parmesão raldo e ervilhas frescas. A criançada abocanhou em minutos. (a mãe também)



Bom meninas, como a coisa foi "rapidinha" hoje (ui!!!) vou deixar vocês com umas fotinhos aqui da minha "rezidença". E para as ganhadoras da promoção, semana que vem envio o prêmio de vocês pois ainda tenho que buscar as camisetas e o adesivo, assim envio todos juntos. Olha a ansiedade em garotas!!! Beijos e mais Beijos!!

Fala que não é a cara aqui do "brog"?!!


Esse é o jacaré do Pedro Da Vinci!!

E essas duas coisas foférrimas ai quero morder, são o Pedro e a Bibi, sua melhor amiguinha (ela é priminha da Bia, por parte de pai!) A mamãe do Pedro fez uma arte no chão e os dois mais do que depressa diseram não ao desperdício e trataram de abocanhar os granulados...Eeee foi uma festa só!! Calma gente, o que não mata, engorda!!!

21/06/2009

RESULTADO DA PROMOÇÃO - e Pudim de Tapioca com Calda de Coco

OS VENCEDORES!!

E chegou ao fim a Mega promoção do Cerejinha. quem participou, participou, quem esqueçeu, perdeu a oportunidade de ganhar prêmios mais que especiais!!! Gente, antes de mais nada queria agradecer muuuuuito, mas muuuuuito mesmo o carinho de todas as minhas leitoras, estava com medo no começo da promoção ser um fiasco mas foi um verdadeiro sucesso. Tive mais de 50 participações e estava torcendo por todas, sem exceção de ninguém. Mas, rabudas são rabudas e eu fiquei mais que feliz com minhas sorteadas!!! Fiz um filminho do sorteio mas não consegui postar aqui porque fiz no celular e precisa codificar, assim que meu Superman da informática (Vulgo técnico tio Pícles) resolver dar as caras ele apronta o serviço para muá. Bom, vamos as minhas sortudas:

1° Prêmio: Livro 400g Técnicas de Cozinha + 1 Ecobag Mundo Verde
- Mari do Entre Agulhas e Panelas

2° Prêmio: Adesivo de Parede do Atelier Knoblauch
- Dani do Cozinha Travessa

3° Prêmio: Bonecas de Papel + Sacola personalizada da Denise Brandt
- Verena do Mangia che te fa bene

4° e 5° Prêmios: Camiseta da Acervo Pessoal
- Bárbara do Vida de Mãe e Laély do Sala da La.

E essas foram as super mulheres que faturaram esses mimos deliciosos. Todas receberam os prêmios no conforto de suas casas!!! Não vejo a hora de chegar o 4° ano do Blog para uma nova promoção!!!
Agora, uma pequena homenagem a uma leitora assídua do Cerejinha que não deixa de comentar um post se quer e que me mandou uma poesia mais que especial pro meu bloguinho, a Ameixa Seca do Canela Moída. Olhem só que paixão:

Conheci o Cerejinha
Há um ano e tal
Sou a Ameixinha
E este blog é legal!

A Carol faz com carinho
O blog que começou a criar
Tem três anos o filhinho
Que ela continua a amar.

No Cerejinha tem boa comida
E muita mais informação
A minha amizade por ele é sentida
Digo-o do coração.

Aqui eu quero ver
Tudo o que a Carol mostrar
Juro que virei para ler
Tudo que ela publicar.

Venham mais uns anos
Para comemorar
Está nos meus planos
Vir sempre festejar!

Do distante Portugal
Parabéns e Felicidades
A este blog que é um festival
De refeições e super novidades :)

Ahhhhhh Ameixita, me comoveu!!! Valeu amiga, pelo carinho imenso. Mesmo sem te conhecer pessoalmente sinto sua amizade verdadeira e sincera, o que hoje em dia é muito raro!! Adorei!!
E pra comemorar esse dia de festa e muitos prêmios, nada melhor do que uma receitinha de lamber os beiços. Esse pudim vi pela primeira vez na revista Prazeres da Mesa e é do Chef Rodrigo Oliveira do Restaurante Mocotó. Pela revista já havia ficado com muita vontade de provar. Qual não foi minha surpresa provar ele pessoalmente (ele o pudim, não o Rodrigo...rsrsrsrs) no próprio Mocotó das próprias belas mãos (grandes...ui) do Chef. Ai, foi um prazer a parte. Ontem deu na telha e preparei o pudim. Fica maravilhoso, tem certa conscistência e muito sabor. Espero que gostem.


Pudim de Tapioca com Calda de Coco

Ingredientes: Pudim: 75g de tapioca granulada, 375ml de creme de leite fresco, 200ml de leite de coco, 100ml de leite, 1 lata de leite condensado, 2 ovos, 2 gemas. Calda para forma: 200g de açúcar, 70ml de água. Calda de Coco: 500g de açúcar, 100g de coco ralado fresco, 200ml de leite de coco, 100ml de água, 1 anis estrelado.

Faz Assim: Hidrate a tapioca com o creme de leite, o leite de coco e o leite por 2 horas. Reserve. Faça um caramelo para a forma com o açúcar derretido e a água, espalhe pela forma inteira e reserve. Prepare a calda de coco caramelizando o açúcar e juntando o anis, a água e o leite de coco. Cozinhe até obter ponto de fio grosso. Numa frigideira, doure o coco ralado e misture a calda. Reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, os ovos e as gemas. Coe a mistura. Junte essa mistura a tapioca hidratada e misture tudo muito bem. Despeja na forma caramelizada e leve assar a 150°C por 40 minutos em banho-maria. Resfrie o pudim e sirva com a calda quente.






O banho-maria correto: Ascenda o forno. Coloque uma assadeira quadrada dentro do forno e já coloque água para ferver numa chaleira. Coloque a forma com o alimento que ira cozinhar dentro da forma quadrada que já está dentro do forno. Feche um pouco a porta do forno e vá despejando dentro da assadeira quadrada a água fervente da chaleira. Feche a porta e pronto. É assim que se faz um verdadeiro banho-maria.

17/06/2009

OS PERFUMES E CHARUTO DE REPOLHO

Le Frangances......
O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.
Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc. O perfume de jasmim se obtem através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool. Também são utilizados compostos químicos aromáticos.
Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos.
A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano. A arte da elaboração do perfume nasceu no
Egito, e transpuseram os limites dos tempos e das pirâmides, e se transformaram em um acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser privilégio unicamente dos deuses e dos mortos; assim, os sacerdotes aos poucos transformaram seus templos em autênticos laboratórios de " Perfumes Artesanais ". Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte; logo, o uso do perfume se difundiu; trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.
A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que parara de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações de comida e de unguentos.
Os egípcios cuidavam muito de sua higiene pessoal, tinham hábito de lavar-se ao acordar, e também antes e depois das principais refeições; além de água, usavam uma pasta de argila e cinzas, a suabu, que era uma espécie precursora do atual sabonete; a seguir, friccionavam o corpo com incenso perfumado.
O químico árabe, Al-Kindi (Alkindus), escreveu no século IX um livro sobre perfumes chamado Livro da Química de Perfumes e Destilados. Ele continha centenas de receitas de óleos de fragrâncias, salves, águas aromáticas e substitutos ou imitações para droga caras. O livro também descrevia cento e sete métodos e receitas para a perfumaria, inclusive alguns dos instrumentos usados na produção de perfumes ainda levam nomes árabe, como alambique, por exemplo.
Os médicos e químicos persas Muslim e Avicenna (também conhecido como Ibn Sina) introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem, perfumes líquidos eram feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.
A partir da
Espanha foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento. Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.Antigamente, o sistema límbico era chamado de cérebro das emoções. Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço. Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.

UMA CURIOSIDADE: O PERFUME MAIS CARO DO MUNDO



É a edição "Imperial Majesty" da fragrância "Nº 1 for Women", desenvolvida pelo britânico Clive Christian e usada pela atriz Katie Holmes no dia de seu casamento com o ator Tom Cruise, que, de tão exclusiva, precisa ser encomendada. Quanto custa? 200.000 dólares. O motivo pode estar no frasco, feito de cristal pela renomada Baccarat e enfeitado com diamantes e raspas de ouro 18 quilates. Para os bolsos mais modestos, a loja de departamentos oferece uma versão de 29 ml, em forma de vaporizador e que pode ser comprada por US$ 2.350, e outra de 49 ml, que, por ter o perfume menos concentrado, custa US$ 865. Quem se habilita?

GASTRONOMIA NO CEREJINHA

CULINÁRIA DAS ARÁBIAS

Já é fato aqui e todo mundo sabe que minha vovó é cozinheira de mão cheia, suas comidas não deixam a desejar para nenhum chef renomado. E um prato que ela faz ha tempos (apesar de não ser nada italiano) é o charuto, prato árabe que tem como base carne moída e arroz. Existem duas versões, os de folha de uva (urghhhh!!) e os de folha de repolho, essse o Menú de hoje e o que mais gosto!! Sempre via a nona fazendo e tinha que testar minha habilidade. Mês passado me aventurei e fiz uma panelada de charutinhos. Não ficaram perfeitos como o da minha vó, mas estava muito bom, com o tempo chega a prática e ai o Almanara que se cuide....habibi....habibi...habibi...lalalalala!!!!!


CHARUTO DE FOLHA DE REPOLHO

Ingredientes: 1 repolho grande, 1k de carne moída de primeira, 2 xícaras de arroz cru e lavado, sal, pimenta do reino, folhas de hortelã a gosto 1 cebola bem picadinha, 3 tomates, 2 dentes de alho, 1 pitada de sal, 1 fio de azeite, 1 fio de óleo.

Faz Assim: Prepare o repolho. Ferva água numa panela grande e funda. Coloque o repolho inteiro para que murchem as folhas. Se você for tirar as folhas do repolho dele cru, a maioria quebrará, murchando elas primeiro, fica muito mais fácil para trabalhar. Deixe o repolho por uns 5 minutos na água. Retire e vá tirando as folhas, uma a uma. Se a folha for muito grande, retire o talo duro do meio e cada metade dará um repolinho. Reserve. Numa tigela, misture a carne moída, o arroz cru, folinhas de hortelã picadinhas, a cebola bem picainha e um fio de óleo para não ficar muito seco. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Pegue a folha de repolho distribua uma porção do recheio sobre ela e enrole como um charutinho, tomando cuidado para fechar bem as pontinhas para dentro. Vá enrolando e já ajeitando todos bonitinhos numa panela tipo caçarola, larga e funda, um em cima do outro com a parte fechada para baixo. No liquidificador bata os tomates, o alho, a pitada de sal e um fio de azeite apenas para dar liga. Jogue essa mistura sobre os charutinhos e cubra com água fervente uns 3 dedos acima dos charutinhos. Coloque um cubinho de caldo de legumes para dar mais gosto ao caldo. Para cozinhar um segredo: Coloque sobre tudo um prato virado para cima, é um prato normal mesmo, e sobre ele uma leiteira com água para fazer peso. Isso fará com que os charutos não se abram e cozinhem por igual e permaneçam compacto ao final do cozimento. Cozinhe por aproximadamente uns 40, 45 minutos ou até que estejam macios. Apreciem com um bom azeite de oliva e já está bom.


Ahhhhh e amanhã é o último dia para participar da promoção de 3 anos do Cerejets!!! Corram meninas e meninos que ainda dá tempo. Como participar? AQUI!!!! E PARA QUEM ESTÁ CONCORRENDO, SÓ BASTA REZAR!!!!

14/06/2009

QUADRILHA GASTRONÔMICA - MUNGUNZA, MAS SEM PRECONCEITO!!

UM POUCO SOBRE O PRECONCEITO...Eu tenho verdadeiro horror a qualquer tipo de preconceito, seja ele de qualquer tipo. Acho que pra nada na vida devemos ter um pré conceito formado, que é o verdadeiro sentido da palavra. Usamos muitas expressões no dia a dia em que estamos sendo preconceituosos e nem percebemos. Frases como - Mas é um baiano!, E português!!, É um cearense mesmo!, Sua biba!! Frases inocentes mas que levam um peso "brabo" de preconceito. E creio eu que os seres humanos que mais sofrem com o preconceito são os homosexuais. Sim meus amores, eles também são seres humanos como nós, comem, dormem, trabalham, pagam suas contas e claro, também amam como nós. Apenas é um amor diferente, um sentimento diferente por uma pessoa do mesmo sexo mas que não deixa de ser amor. Eu acho que o grande objetivo e meta na vida de qualquer pessoa e ser feliz. De que adianta ter dinheiro, saúde, vida boa, ser certinho demais mas não ter felicidade no coração?? As pessoas devem lutar por aquilo que acreditam ser sua missão na vida, mesmo que ela inclua uma mulher amar uma mulher ou um homem amar outro homem. Uns chamam de doença, de semvergonhisse, de falta de uns belos tapas. Eu não, eu chamo de coragem, porque para enfrentar um mundo falso e hipócrita como o nosso assumindo um amor verdadeiro por uma pessoa do mesmo sexo, tem que ser muito corajoso e ter caráter, e é por isso que adimiro e respeito muito esses seres humanos. Hoje é o dia deles, de sairem nas ruas, de gritarem pelos seus direitos, direitos esses que deveriam ser como o de todos os outros. Tenho amigos homosexuais e tenho por eles o maior respeito, carinho e admiração. Tenho dois filhos e isso pode acontecer comigo, não serei hipócrita aqui de dizer que vou aceitar com largos sorrisos mas podem ter certeza que serei a melhor mãe do mundo para ajudar nessa hora que aparecerá o preconceito fortemente na vida deles. Portanto, pessoas que chamam isso de safadeza, abram suas mentes e vamos começar a olhar o mundo com outros olhos. Olhos de amor, de compreensão e de aceitação, pois ninguém no mundo é igual a ninguém e são as diferenças que tornam o planeta terra envolvente, deslumbrante e um lugar incrível para se viver!!!

Uia pessoar, esse trem tá bão demais!! Desde que a Anna do Brog Eu Muié invento esse troço de quadria astronomica fique ki pensano noqui eu ia fazê. Pro ceis vê, fiquei numa durvida cruer e acabei por iscoie uma coisa pra lá de boa. É o Mungunza, que oceis achu que num sabe oqui é mas é um troço porreta de fácir de fazê. É uma canjica anordestiada sô, lá das terra da Bahia!! Ispero que oces goste e faça o mungunza pra mor de seus marido isprimentá. O meu adoro!!

MUNGUNZÁ

Ingredientes: 1 xícara e 1/2 de milho de canjica, 1 lata de leite condensado cozida, 1 pacote de coco ralado fino, 2 medidas da lata de leite, 4 cravos da índia, 1 casca de canela, canela em pó para polvilhar.

Faz Assim: De véspera, deixe o milho de molho em água fria. No dia, leve o milho ao fogo em panela de pressão com dois litros de água fria, os cravos e a canela e deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Depois de cozido, junte o leite moça cozido, o coco raldo e o leite e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e coloque em uma tigela funda. Sirva polvilhado com canela.

Pitacos da Carol: Eu particularmente gosto de comer quentinho, recém saído do fogo. O leite condensado cozido nada mais é que o doce de leite. Pode subistituir por qualquer outro doce de leite pastoso na mesma quantidade. Se o coco ralado for o fresco fica muito mais saboroso.

Para quem não sabe cozinhar a lata de leite condensado: Coloque a lata de leite condensado numa panela de pressão com água cobrindo uns cinco dedos pra cima da lata. Leve ao fogo e quando começar a sair a pressão conte 40 minutos. Desligue o fogo, tire a lata da panela mas deixe esfriar por completo para abri-la. Está pronto seu doce de leite.


10/06/2009

JE T'AIME MON AMOUR E DA-LHE RISOTO DE CAMARÃO NELE!!


DIA DOS NAMORADOS

Antes, um aviso: Meus amores, ganhamos mais uma glamurosa para nosso time de colaboradores. O Cerejinha está inovando e ficando cada vez mais chic para a alegria da mulherada que aqui habita. Nossa mais nova parceira é a Alice de Oliveira, Designer de Interiores que a partir de hoje está a disposição de quem precisar de ajuda ou conselhos sobre decoração. A Alice faz um trabalho incrível e é uma profissional do mais alto gabarito. Quem precisar, seus contatos estão ao lado na nossa coluna de colaboradores. É o Cerejets trabalhando para atender com a maior atenção seus leitores e leitoras!! Aproveitem!!

RELACIONAMENTO NO CEREJINHA


Ah, o dia dos namorados está chegando, o clima de sedução já começou e está todo mundo doido pra comemorar o dia e ver a Jiripoca piar, né mermo!! Apesar de eu ser uma murrer casada e com dois filhos já saídos do bucho (este sim, ainda permanece em mim!!) eu sempre comemoro o dia dos namorados. Acho que temos que cultivar esse sentimento de começo de namoro, de ansiedade, de surpresas e prazer. Claro, quem já é casada há tempos tem as complicações do dia a dia, é conta pra pagar, é problema com os filhos e as vezes fica difícil manter o clima de romance dentro de casa. Mas temos que fazer um esforço para não cair na rotina e nem deixar que os problemas afetem nossa relacionamento homem x mulher. Dando uma pesquisada mega básica pela internet reuni umas dicas preciosas de especialistas no assunto pra vocês tirarem idéias e delas partirem pro ataque. Vamos lá mulherada, deixem a vergonha, a preguiça, a mesmice e a rotina de lado e liberem a Juliana Paes que habitam dentro de você e mãos a obra (ou melhor, mãos "naquilo!!) e sejam felizes!!

1 - Se você é do tipo minimalista, não invente de colocar colares amplos. Se você do tipo executiva séria, não vá de vestidinho florido querendo passar por romântica inocente. Seja você mesma, mas cuide-se, cuide de sua alimentação, da sua pele, use acessórios que combinem com seu estilo, cuide do seu caelo, seja ele crespo ou liso. Use uma roupa onde você se sinta bem, mas sem deixar de um toquezinho sensual. E lembre-se, homem ama jogo de mostra-esconde, então não vá com roupa escondendo tudo, nem mostrando tudo. De repente um ombro a mostra já é o suficiente. Mas evite o conjunto decote, mini-blusa e mini-saia.

2 - Um andar sensual, um balanço brasileiro é o must!!! Então capriche no rebolado, mas cuidado pra não parecer vulgar. Mantenha cabeça erguida ( não muito para não parecer arrogante), peito pra frente, barriga pra dentro e bumbum pra tras. Cuidado com estas botas de plataforma pra não andar igual um estivador. Coloque pé ante pé, em uma linha reta. Um sorriso e uma jogadinha de cabelo vão muito bem com um caminhar bem feminino.

3 -Se você nunca usa maquiagem, vale um gloss, um rimelzinho e um lápis. Mas se você sabe se maquiar, use desta ferramenta a seu favor. Só peço uma coisa. meninas dos olhos castanhos: evitem usar azul turqueza no olho! Evitem a cor monocromática na pálpebra toda. E economizem no perfume.

4 -Um sorriso tímido de ladinho com um olhar provocante faz marmanjo perder o rumo. Aposte num sorriso tímido e meigo. E pronto, já era!!!!

5 - Cuide do tom de voz em que se comunica com ele. Falar baixinho o trará mais pra perto, muito aixo, ele não ouvirá nada e vai se desinteressar pelo que você está falando. Uma voz alta demais além de afastar ele, vai deixá-lo envergonhado. O ritmo de voz deve ser moderada, rápido demais vai estressá-lo e devagar demais irritá-lo. Então tente conversar de maneira a envolvê-lo de forma sutil

6 -Nada de sair de acsa toda linda, com a roupa certa cheia de boas intenções e de mau-humor. Melhor ficar em casa vendo DVD. Seja agradável, mostre que você está de bem consigo mesma, mostre-se segura de si, feliz. Faça com que ele não queira mais deixá-la ir embora.

7 -Mostre seu lado menina sapeca, mas sem exageros. Pois o homem pode ter interesse neste teu lado menina mas não quer um bebezinho birrento do lado. Homem adora sentir-se protetor.

8 - A sutileza do toquePrimeiro rolam os olhares, depois a aproximação, logo a conversa rola, e aí sim encoste na sua vítima. Pode ser para tirar um fio de cabelo da testa, ou sentir o "tecido" da manga da blusa dele. Enfim, mostre-se interessada nele com toques sutis.

9 - Valorize-seSe você tem seios fartos mas tem barriguinha com pneuzinho, use uma batinha com decote. E cuidado com as calças aixas que apertam a cintura. Se você é baixinha, pode colocar uma mini-saia e uma blusinha básica comportada. se você tiver costas bem delineadas, use uma lusinha aberta atras ( são o must d estação). Enfim, esconda os defeitinhos e mostre suas qualidades, sem ser vulgar.

10 - Marketing PessoalMostre que você tem uma boa embalagem, mas principalmente que seu conteúdo é seu principal diferencial. Porte-se como veste-se. Se está elegante, aja como tal, nada de sair dançando funk de tubinho justo. E boa sorte!!!!

Agora, umas dicas para quem é mais pirigueti.......Ui!!

1. Espere-o supersexy É um conselho clássico, mas sempre funciona. Junte uma calcinha daquelas bem cavadas, em tom escuro e misterioso (negro, vinho, bordô, café) a um sutiã meia-taça (no mesmo tom, claro). Se quiser, acrescente meias finas que vão até a coxa, com ou sem cinta-liga. Espere-o vestida assim, com iluminação tênue e música sensual, e veja o impacto que vai causar.

2. Use apenas a camisa - dele Como em Nove semanas e meia de amor, tire toda sua roupa e cubra-se apenas com uma camisa - dele. De preferência branca, para que seu corpo apareça, ou melhor, seja insinuado, translúcido pelo efeito de alguma luz. Pode não parecer nada sexy para você, mas ele mal poderá esperar por mais uma rodada de sexo desenfreado.

3- Saia com uma roupa provocante Diga a ele que vocês vão jantar fora. Ponha uma saia com fenda, ou curta e justa, ou calças bem agarradinhas ao corpo - a intenção é deixá-la atraente e, mais do que isso, sugestiva. No restaurante, toque-o por baixo da mesa enquanto tomam um aperitivo e mantenha-o em alerta durante todo o jantar. Ao sair, no carro, beije-o como se fosse a primeira vez.

4- Aprenda a arte de se despir Seduza-o tirando a roupa (a sua, não a dele). Faça o striptease bem devagar, já que cada movimento pode provocar a alta ou a baixa no entusiasmo dele. Primeiro tire a parte de baixo (saia ou calça) ficando apenas com a roupa íntima. Abra a blusa sem tirá-la completamente, e tire as meias, botas e tudo o mais que seja acessório. Assim, apenas com a blusa entreaberta, chegue perto dele, buscando a aprovação. Quando ele estiver em ponto de bala e louco para abraçar você, tire o que sobrou da roupa - ou deixe que ele tire...

5. Use a roupa dele para seduzí-lo Nada melhor do que vendar os olhos dele ou amarrá-lo para deixá-lo louco por você. Não saber qual será o próximo passo vai intensificar ao máximo os sentidos do seu amado. Para vendá-lo, use a gravata dele. E a camisa dele pode ser usada para amarrar as mãos do sortudo. Não ter o controle da situação é uma fantasia que agrada aos homens e eles a desejam de vez em quando.

6. Fique vestida até o último minuto A roupa íntima pode ser muito erótica se você a mantiver em seu corpo o máximo de tempo possível. As preliminares podem ser ainda mais ardentes se você tirar apenas algumas peças de roupa e deixar que seu amado a acaricie e toque ainda "semivestida".

7- Não deixe que ele tire as próprias roupas Não permita que seu homem tire a camisa durante o sexo. Quando estiverem próximos de chegar ao clímax, pegue-o pela camisa e puxe-o sobre você. Essa mistura de selvageria e fúria o levará ao máximo do prazer. Se você quiser dar prazer a ele, abra a braguilha da calça e faça sexo oral nele. Manter apenas aquela parte do corpo exposta vai acender seu parceiro ainda mais do que você imagina.

8- Não vista roupas íntimas Convide-o para jantar em sua casa e vista apenas a roupa mais exterior - apenas um vestido sobre a pele, por exemplo. Estar sem roupas íntimas vai fazer com que você se sinta erótica e poderosa. E ele, quando souber... ficará enlouquecido.

9. Passeie sensualmente - e sozinha Isso vai ajudá-la a melhorar seu próprio nível de sedução. Pode ser uma camisola sexy, um conjunto de sutiã e calcinha que você gosta ou como desejar. A idéia é que você passeie - em sua casa - assim, sexy, atraente e com pouca roupa. Finja que seu homem está em casa e como você enfrentaria a situação neste contexto - você sensual, com poucas roupas... Sua auto-estima vai melhorar muito.

10. Espere-o apenas de gravata Um jantar elegante, uma bebidinha, velas e música romântica (sim o ambiente sempre é importante). Ao lado da mesa, você, deslumbrante, vestindo apenas uma gravata. Lembrou da personagem de Julia Roberts no filme Pretty Woman? Essa é a idéia: se ela pode, porque não você?

Minhas amigas, sei que devem estar querendo me falar agora, é fácil falar, mas e os kilos a mais, eu jamais usaria uma lingerie pequena, ou faria um streptease. Colegas, eu aprendi que isso é bobeira, nossos homens adoram quando nos soltamos e nem ligam pros kilos a mais, e dou minha palavra, esqueçam as vergonhas e sejam felizes, vocês vão ver como a vida muda depois que nos sentimos soltas!!

GASTRONOMIA NO CEREJINHA

Comida para o dia dos namorados tem que ser ao mesmo tempo simples e requintada. Mostre pro seu gato (seja ele um senhor gordinho, barrigudo e careca, mas é o seu gato!) que você se esforçou ao máximo para agradar ele e mesmo sem saber se aventurou no mundo das panelas para tudo sair perfeito! Acho que um belo risoto e maravilhoso e tenho certeza que ele vai pensar o quanto de trabalho você teve para aquela maravilha se concretizar. E uma dica. Alimentos afrodisíacos, que instigam o sexo não existem, o ruim de se fazer gasronomia é aprendemos a parte técnica da coisa e a fantasia acaba. Helena Rizzo do restaurante Mani disse: - Só existem duas substâncias na natureza que ativam a sexualidade: a ioimbina, presente na casca do ioimbé, uma planta africana, e a papaverina, encontrada na papoula, o resto é subjetivo, folclore ou fruto da imaginação, sem valor científico. Mas se o assunto e sensualidade, a ciência é o que menos importa. Por isso, um jantar a luz de velas ou um carinho no preparo dessa refeição podem despertar mais desejos do que a ciência diz!! Então, mão na massa !!

RISOTTO DE CAMARÃO, CHAMPAGNE E TOMETE CONFIT

Ingredientes:
Para duas porções


2 xícaras de arroz arbóreo (próprio para risotto)
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
¼ de cebola bem picada
250 ml de champagne
1 litro de caldo de legumes
200g de camarão médio limpo
2 dentes de alho bem picado
4 tomates
1 xícara de folhas de espinafre
1 xícara de parmesão ralado
Sal a gosto
Azeite

Modo de fazer
Tomate Confit: Tire a pontinha do tomate e corte-os ao meio. Lave tirando as sementes e disponha em uma assadeira com a pele para baixo. Polvilhe os tomates com uma pitada de sal e quatro colheres de sopa de açúcar. Coloque folinhas de tomilho sobre cada um e regue com azeite. Leve assar até que os tomates murchem bem. Tire do forno e corte-os em quatro partes e com a mão mesmo vá tirando a pele que estará super soltinha. Reserve.

Pré-preparo do camarão: Em uma leiteira ferva água e passe os camarões rapidamente por 1 minuto e já escorra. Em uma frigideira aqueça azeite e frite o alho. Junte os camarões e frite-os por uns 2 minutos. Reserve.

Risoto: Aqueça duas colheres de sopa da manteiga e frite a cebola. Junte o arroz e frite-o por uns 2 minutos. Junte o champagne e deixe secar completamente. Deixe a chaleira na outra boca do fogão com o caldo de legumes em fervura branda. Assim que secar o champagne, vá juntando aos poucos o caldo ao risoto e mexa sempre. Conforme o caldo for secando, vá acrescentando mais até que o arroz esteja cozido. No caso do risoto o arroz deve ser al dente. Quando o arroz estiver cozido, junte o restante da manteiga, o parmesão ralado, o camarão refogado, o tomate e as folhas de espinafre. Mexa bem e sirva imediatamente.
Atenção: O risoto é um prato que deve ser comido imediatamente após sua finalização, pois o arroz começa a secar muito rápido.

Dica: Deixe seu risoto mais molhadinho do que seco, ele fica bem mais cremoso e demora mais para secar. Use o restante do champagne como acompanhamento do risoto. Para sobremesa, bastam apenas morangos e um pote de chantily. Ai minha amiga, o resto é com vocês e sua criatividade!!

Outra dica: Como o risoto é um prato que deve ser comido (ui!) logo após sua finalização, você terá que terminar o prato na frente do gato. O que você jápode deixar pronto. 1- o risoto feito até a parte que secar o champagne. Deixe-o na panela pra terminar depois com o caldo. 2 - O caldo de legumes já na chaleira. 3 - Os tomates prontos e picadinho, o camarão já pré-refogado, as folhas de espinafre já lavadas. E não esqueça, na hora que estiver finalzando o prato junto do gato, use todo seu poder de sedução e deixe-o doidinho.




ATENÇÃO, ATENÇÃO, ÚLTIMOS DIAS DA PROMOÇÃO DE 3 ANOS DO CEREJINHA, CORRAM E PARTICIPEM, AQUI!

**FELIZ DIA DOS NAMORADOS**

07/06/2009

VERDE QUE TE QUERO VERDE - CUCA DE BANANA


JARDINAGEM NO CEREJINHA

Jardins Verticais
Hoje em dia pela diminuição dos espaços disponíveis em nossas casas, apartamentos, ou mesmo em residências maiores, às vezes fica difícil achar um espaço disponível para montar um cantinho verde, mas isso pode ser resolvido, com a montagem de um jardim vertical.Esse tipo de jardinagem usar como plantas, espécies epífitas, que requerem poucos nutrientes e uma pequena quantidade de água para se manterem e desenvolverem, pois elas conseguem retirar seus nutrientes até da atmosfera, e devido a sua baixa exigência, e lento crescimento, são ideais para esse tipo de jardim.Podem ser montados, em paredes que estejam disponíveis, onde as plantas possam receber alguma luz natural, ou mesmo luz artificial.Materiais necessários:

a) parede impermeabilizada ao construir ou pode ser pintada com tinta especial emborrachada, para quem vai adaptar uma parede comum ao jardim.
b) Tabua em MDF, ou conglomerado, ou outra madeira, nas medidas da parede, e que será fixada à parede por meio de buchas, e em vários locais para evitar que com a umidade ela venha a se deformar, pela ação do peso da água infiltrada, ou mesmo pela ação de organismos decompositores da madeira, que com o tempo se instalam e acabam propiciando até que as raízes das plantas possam retirar algum nutriente delas, ao longo do tempo de uso, ou seja acaba virando substrato também.

c) Placas ou estacas de fibra de coco ou xaxim (este está saindo do mercado), ou mesmo meio-vasos que ou podem ser cortados ou mesmo adquiridos já nesta forma no comércio.

d) Caso o local seja em interiores onde a água não possa, escoar pelo chão, decorrentes das regas, é conveniente colocar na parte inferior um coletor para essa água em chapa no formato de calha, e com um sistema para que essa água possa ter destino que não acabe sendo um ponto de infiltração de umidade na construção.
e) Montar antes um esquema ou desenho de quais as plantas usadas, e onde elas vão ficar, para facilitar a colocação das placas, estacas, ou meio-vasos. E fixar as mesmas na tábua nos locais pré-escolhidos.

f) E adquirir as plantas

Alguns belos modelos de jardins verticais. Inspirem-se meninas!!



Adoro plantas e sei que muita gente também gosta. Aqui vão algumas dicas preciosas para você deixar suas amigas com um ar mais saudável. Segue depois uma vasta lista com algumas das mais usuais plantas e flores e dicas de seu cultivo. Procure se sua plantinha está na lista e faça ela mais feliz!!

* Planta não vive só de água, precisa de nutrientes, adubação mensal.
* Verificar sempre o tamanho do vaso em que está a planta, para que a quantidade de terra não seja pouca, algumas plantas precisam de mais espaço para crescer e florescer mais.
*Substrato pode ser sempre utilizado. Esterco (estrume) de gado, bem curtido.
*Cuidados com a quantidade de adubação química, que pode secar a planta.
*Vasos de cimento e barro são sempre melhores do que os de plástico e pras orquídeas, os melhores são os de barro com furinhos pra que as raízes possam respirar.

A seguir algumas dicas para cada tipo de planta:

ANTURIUM CLARINEVIUM - Local claro e ventilado, com pouco sol.adubação mensal.
ANTURIUM RED QUEEN - Local claro e ventilado, com pouco sol.adubação mensal.
APHELANDRA - Planta de sombra, porém ambiente ventilado e claro. Regar para mante o solo úmido.
ARECA BAMBU - Palmeira de ambiente interno ou externo.
ARVORE DA FELICIDADE - Planta de sombra. O macho tem a folha mais arredondada. A femea tem a folha mais repicada.
ASPLENIUM NIDUS - Planta de sombra, porém muita claridade.
AVENCA VARIADA - Planta de sombra, não gosta nem de corrente de e nem de sol. Gosta de ambiente fresco e arejado.
AZALÉIA - Gosta de muita umidade e sol (evitar o sol das 12:00 às 15:00).
BAMBUM MOSSO - Gosta de sol e solo mantido úmido.
BEAUCARNEA – PATA DE ELEFANTE - Sol ou sombra, porém na sombra ambiente ventilado.
BEGONIA RIGIS - Pouca de pouca água, muita luz sem sol.
BONSAI DE FICUS - Segredo do bonsai umidade e sol sempre em vaso de perfil baixo (tipo bandeja). Bonsai: técnica de se manter uma árvore em bandeja. A poda é pra manter a estética. De um ano a um ano e meio, tirar a planta do vaso para a troca da terra e aproveitar pra fazer a poda da raiz (retirar cerca 30% da raiz).
BONSAI GRANDE FRUTA - Segredo do bonsai umidade e sol sempre em vaso de perfil baixo (tipo bandeja). Bonsai: técnica de se manter uma árvore em bandeja. A poda é pra manter a estética. De um ano a um ano e meio, tirar a planta do vaso para a troca da terra e aproveitar pra fazer a poda da raiz (retirar cerca 30% da raiz).
BONSAI VARIADO - Segredo do bonsai umidade e sol sempre em vaso de perfil baixo (tipo bandeja). Bonsai: técnica de se manter uma árvore em bandeja. A poda é pra manter a estética. De um ano a um ano e meio, tirar a planta do vaso para a troca da terra e aproveitar pra fazer a poda da raiz (retirar cerca 30% da raiz).
BRINCO DE PRINCESA - Planta que gosta de umidade, de preferencia cultivada em baixo de árvores.
BROMELIA AECHIMEA CHANTINI - Planta de pouca água, ambiente sem sol.
BUXINHO - Planta de sol pra jardim.
CACTO - Pouca água, exige muita luz e ambiente ventilado.
CACTO CONJUNTO - Plantas de pouca rega e muita luz. Sobrevive dentro de casa mas é recomendado pra ambiente externo.
CACTO MANDACARU - Plantas de pouca rega e muita luz. Sobrevive dentro de casa mas é recomendado pra ambiente externo.
CALATHEA VARIADA - Planta de sombra. Manter o solo úmido e evitar o sol.
CAMELIA - Planta de meia sombra, porém com sol em pouca intensidade (evitar o sol das meio dia as 3).
CAMILA - Planta de sombra, preferencia sempre em vaso. Na crença, é usada pra proteção.
CARNIVORA - Planta de região de pantano, terra fraca. Não aceita adubação e não pode replantar usando terra (requer substrato a base de pó de xaxim com musgo). Manter o solo muito úmido em local com algumas horas de sol.
CARNIVORA – DIONAEA - Planta de região de pantano, terra fraca. Não aceita adubação e não pode replantar usando terra (requer substrato a base de pó de xaxim com musgo). Manter o solo muito úmido em local com algumas horas de sol.
CARNIVORA – DROSERA - Planta de região de pantano, terra fraca. Não aceita adubação e não pode replantar usando terra (requer substrato a base de pó de xaxim com musgo). Manter o solo muito úmido em local com algumas horas de sol.
CARNIVORA NEPHENTES - Planta de região de pantano, terra fraca. Não aceita adubação e não pode replantar usando terra (requer substrato a base de pó de xaxim com musgo). Manter o solo muito úmido em local com algumas horas de sol.
CHAMAEDORE ELEGANTS - Palmeira pra sombra. Pouca rega.
COLUMEIA PEIXINHO - Planta pendente, flor parecida com peixe. Cultiva-se como uma samambaia. Ambiente claro, sem sol.
COMIGO NINGUEM PODE - Planta de sombra, normalmente de vaso. A crença iz que espanta mau olhado.
CRAVINEA - Planta que pode ser usada pra decoração de ambiente e após a floração replantar em local com sol. Manter o solo úmido.
CRAVO - Planta que pode ser usada pra decoração de ambiente e após a floração replantar em local com sol. Manter o solo úmido.
CRISANTEMO BOLLS - Planta que pode ser usada pra decoração de ambiente e após a floração replantar em local com sol. Manter o solo úmido.
CROTON H. PETRA - Ambiente interno ou externo, porém se interno com bastante luz.
CYCLAMEM - Planta de bulbo. Não manter muito úmido para não apodrecer. Exige muita claridade e pouco sol.
DEDO DE MOÇA - Espécie de suculenta (cacto) exige pouca água e muita luz.
DIPLADENIA - Trepadeira de sol. Manter sempre úmida.
DIPLADENIA AMARELA - Trepadeira de sol.
DRACENA TRICOLOR - Ambiente interno ou externo. Se interno, exige muita claridade. Manter o solo úmido.
ECHEVERIA - Suculenta, de pouca água e muita luz.
ECHEVERIA MINI - Suculenta de pouca água e muita luz. Exige uma seca entre as regas.
ERVAS AROMÁTICAS - Necessita de quatro horas de sol em solo muito fértil. Rega diária.
EUONYMUS MARIETE - Planta de meia sombra. Replantar em vaso ou no solo. Manter úmido.
EVONYMUS ALBOMARGINATA - Planta de meia sombra, manter o solo úmido e em vaso ou solo.
EXACUM - Considerada como violeta alemã. Manter em local com muita luz (evitar a luz direta do sol). Manter o solo úmido.
FICUS GANTHEL TRANÇADO - Ambiente interno ou externo. Se for em vaso, manter a poda de raiz como o bonsai. No solo é uma árvore comum.
FICUS GOLDEN KING - Ambiente interno ou externo. Se for em vaso, manter a poda de raiz como o bonsai. No solo é uma árvore comum.
FICUS TRABALHADO - Ambiente interno ou externo. Se for em vaso, manter a poda de raiz como o bonsai. No solo é uma árvore comum.
FLOR DE MAIO - Planta pendente de pouca água. Não manter o solo úmido (sujeito apodrecer a planta).
GERBERA - Pode ser plantada ao sol no jardim. Terra fértil. Manter umidade.
GIRASOL - Plantada com semente em local fixo pra decoração. Morre após a floração e deixa novas sementes.
GIRASOL MINI - Planta ornamental, decorativa. Não deve ser exposta ao sol.
GLOXINEA - Planta de bulbo, normalmente cultivada em varanda, não manter muito úmida pra evitar o apodrecimento.
HEDERA - Pode ser sombra ou meia sombra (trepadeira).
HIBISCO SUNNY CITIE - Planta que floresce o ano todo, muito resistente ao sol.
ILEX - Igual buchinho.
IUCCA VARIECATA - Pode ser sombra ou meia sombra.
IXORIA AFRICANA - Planta que floresce o ano todo, muito resistente ao sol.
IXORIA VARIADA - Planta que floresce o ano todo, muito resistente ao sol.
JASMIM MADACASCAR - Trepadeira de meia-sombra, exala perfume, manter solo úmido.
JIBOIA VERDE - Sombra, serve pra trepadeira ou forração.
KALANCHOE - Planta muito resistente ao sol, pouca água, solo fértil.
LAGRIMA DE CRISTO - Trepadeira de meia-sombra, solo úmido.
LAVANDULA ANGUUSTEFOL - Planta perfumada, medicinal, muito resistente ao sol, porém com muita rega.
LIRIO DA PAZ - Planta de ambiente interno e externo, evitar o sol porque não resiste a ele. Manter o solo úmido.
LIRIO DA PAZ GIGANTE - Sombra, evitar o sol. Manter o solo úmido.
LIRIO FAROLITO - Planta de bulbo, quando acabar floração replantar em local com sol.
MINI BAMBU - Planta que cresce pouco, exige muita umidade e muita luz.
MINI CRISANTEMO - Exige mais rega, quando acabar floração replantar em local com sol.
MINI IXORIA VERMELHA - Planta muito resistente ao sol, flore o ano todo.
MINI ROMÃ - Meia-sombra, solo úmido.
MINI ROSA - Sol, exige mais rega no início, diminuindo com o tempo.
MINI ROSA RENATE - Sol, exige mais rega no início, diminuindo com o tempo.
ORQUIDEA ARUNDINA - Conhecida como orquidea bambu, planta de muito sol, floresce o ano todo.
ORQUIDEA CATTLEYA - Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
ORQUIDEA CHUVA DE OURO - Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
ORQUIDEA COLMANARA - Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
ORQUIDEA DENCHOBIUM - Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
ORQUIDEA MILTONEA - Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
ORQUIDEA ODONTOCLOS - Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
ORQUIDEA PHALAENOPS Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
ORQUIDEA VANDA- Planta de pouca água, adubação mensal, gosta do seu próprio canto, enquanto houver floração não deve ser modificada de lugar.
PALMEIRA ARECA BAMBU - Tanto na sombra quando no sol, basta ter o ambiente iluminado. Ambiente interno ou externo.
PALMEIRA CHAMAEDORE - Planta de sombra, cresce em média 1 metro e meio.
PALMEIRA LIQUALA -Planta de sombra, porém exige muita claridade sem sol.
PALMEIRA RAFIA - Planta de sombra, de ambiente interno ou externo sem sol.
PEPERONIA SCANDS - Planta pendente, de sombra, pouca água.
PHILODENDRO AMARELO - Planta de sombra, trepadeira e serve pra forração.
PHILODENDRO BRASIL - Planta de sombra, trepadeira e serve pra forração.
PIMENTA ORNAMENTAL - Planta de meia sombra, em vaso maior ou solo. Comestível (picante). Manter sempre úmida.
PINGO DE OURO - Planta de sol, serve pra fazer cerca –viva, pode ser moldada em formas variadas (topiaria)
POINSETIA VERMELHA - Planta de sol, vive em ambiente interno com bastante luz porém não flore. Pra florir é preciso estar no ambiente externo com sol.
PRIMAVERA - Planta de sol, ambiente externo. Planta resistente.
RENDA FRANCESA - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
ROSEIRA - Sol, exige mais rega no início, diminuindo com o tempo
SAMAMBAIA POLY - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
SAMAMBAIA AMERICANA - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
SAMAMBAIA DE METRO - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
SAMAMBAIA HILLI - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
SAMAMBAIA PAULISTINHA - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
SAMAMBAIA PLUMA - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
SAMAMBAIA PRATEADA - Planta de sombra, ambiente ventilado e claro, sem sol. Manter o solo úmido, porém não encharcado. Preferencia do substrado a base de xaxim.
SAMAMBAIA SAIA BAIANA - Planta de ambiente claro e ventilado, sem sol.
SANSEVERIA CILINDICA - Planta de ambiente interno ou externo, porém exige muita claridade. Fica melhor em ambiente com meia sombra. Pouca água.
SERISSA - Planta de sol. Rega diária.
SETE ERVAS - Conjunto de plantas que acredita-se que proteje o ambiente. Manter o solo úmido em local mais claro e ventilado possível. A medida que desenvolver, replantar.
SUCULENTA - Exige uma seca entre cada rega. Pouca água, muita luz.
SUCULENTA COQUELENTA COQUETEL - Exige uma seca entre cada rega. Pouca água, muita luz.
SUCULENTA JARDINEIRA MINI - Exige uma seca entre cada rega. Pouca água, muita luz.
TOSTÃO - Planta pendente que serve pra forração de meia-sombra.
TUIA AUREA - Sol e umidade.
TUIA HOLANDESA - Exige solo muito úmido e sol.
TUIA KAISUKA - Sol e umidade.
UNHA DE GATO Trepadeira de meia sombra, pode ser plantada em parede, xaxim.
VIOLETA - Planta de pouca água, muita luz, evitar sol.
ZAMIOCULCAS - Planta de origem africana, muito resistente à falta de luz, evitar sol (planta de sombra). (escritórios, consultórios, lugares com ar-condicionado).

Negrito
GASTRONOMIA NO CEREJINHA

Sempre que via foto de alguma cuca de banana ficava imaginando o gosto que tinha, aquela farofinha de cima me encantava. Outro dia minha fruteira estava cheia de bananas quase já prontas para um doce de tão molengas que estavam. Minha avó é daquelas que vai na feira e não compra o que realmente precisa e sim o que precisa e tudo mais o que estiver barato e em conta. Tipo: - Vó, traz 1/2 dúzia de banana, meia dúzia heim vó!! Ai vem ela com 24 bananas. Gente, olha só, tudo isso por 4 reais, tive que trazer!!! Ai pronto, é um mês comendo banana. Voltando a cuca, quando vi aquelas bananas dando sopa lá, não tive dúvidas, corri caçar uma receitinha básica e mandei ver. Ficou ótima, peguei no site da Ana Maria Brega e ficou ótima!! A única coisa é que fiz duas receitas da farofinha porque aqui em casa gostamos de bem farofoso!!!

CUCA DE BANANA

Ingredientes:

2 ovos(claras em neve)
3/4 de xicara de manteiga ou margarina
2 xicaras de açucar
1 xicara de amido de milho
1 xicara de leite
3 xicaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
4 bananas nanicas cortadas em tiras e passadas no suco de
limão

Para a farofa:1 colher de manteiga ou margarina,meia xicara de açúcar e meia xicara de farinha de trigo.

Faz Assim: Bater na batedeira as gemas com a manteiga até ficar um creme esbranquiçado, juntar o açúcar, depois o leite aos poucos, alternando com o amido de milho e o trigo; misture delicadamente as claras em neve e por ultimo o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada, espalhe as bananas por cima e depois coloque a farofa. Leve para assar em forno médio pré-aquecido.

Extra, Extra!!: Queria agradecer a todas as minhas novas leitoras e dizer que estou mais que feliz com a presença de vocês e espero que estejam sempre aqui a pitacar e ler minhas doideras. E sintam-se a vontade pra me escrever e falar o que quiserem, o Cerejinha é feito para vocês!! Mais um agradecimento: A linda Grazy do Delírios Gourmet, a mais que querida Neyma do Vó Mindoca, a fofa da Gina do Naco Zinha e a Carina do na Cozinha da Carina pelos lindos selinhos com que me presentearam, eu amo esses mimos e já estão ai ao lado na minha galeria. Obrigada meninas, de coração!!! Outro aviso importante: Ando meio ausente dos meus blogs prediletos pois ando numa correria que só por aqui, vou começar a expor meus produtos na feirinha da Benedito Calixto e estou aqui a mil pra tudo sair perfeito (viu só Glau, culpa sua!!!)mas aos poucos vou colocando minhas visitas em dia!! Mais um aviso: A promoção está chegando ao fim pessoas, mandem já suas frases para concorrer aos deliciosos prêmios do Aniversário de 3 anos do Cerejinha, é até dia 21 de Junho. Todas as informações AQUI. Beijos, beijos e mais beijos

03/06/2009

TEM NOVIDADE POR AQUI MADAMES!!


Minha senhora e meu senhor, hoje tem novidade aqui no seu, no meu, no nosso CEREJINHA!!! A partir de hoje vamos contar com a ajuda de uma colaboradora mais que especial aqui na nossa casa, a Consultora de Moda Bia Kawasaki, que trabalha no ramo ha 12 anos e é a fundadora do curso de Consultoria de Moda e Imagem Pessoal da Faculdade Santa Marcelina. A partir de hoje a Bia estará a disposição de quem quiser tirar suas dúvidas em relação as "roupitchas, acessórios e até se você precisar de dicas como o que usar em certas ocasiões ou uma festa especial. A Bia abriu um canal de comunicação especial para os leitores do Cerejets. Ela estará ai na coluna ao lado permanentemente e quem precisar é só escrever para ela. Aqui é o Cerejinha trabalhando cada dia mais para ajudar a vida das mulheres maravilhosas que por aqui passam. Em breve mais colaboradores estarão por aqui. Aguardem!!
Para começar com o pé direito a participação da Bia na nossa casa, vamos ler um artigo delicioso sobre "Elegância" recém escrito por ela. Muito inteligente e divertido, espero que gostem.
O BELO ATRAI
“Elegância: uma manifestação da riqueza interior de quem a possui”
(Covadonga O´Shea)

Quase sempre que sou entrevistada questionam-me a respeito da Elegância. Quem é uma pessoa verdadeiramente elegante? Quais são os modos de agir ou de vestir-se de quem compartilha desta qualidade?
Descobri que esta resposta é uma pouco mais longa do que duas ou três linhas breves, supostamente resumidas e isentas de conteúdo ou de profundidade a que eram expostas minhas respostas sintetizadas em cada uma das matérias publicadas. Resolvi aprofundar-me um pouco mais sobre este tema.
A palavra elegância é atraente. Não é possível defini-la, este é o seu mistério. É intangível, radica nas pessoas, porque aos objetos não lhes corresponde em sentido estrito a qualidade de ser elegantes, somente dizemos isso deles de um modo analógico.
Para analisar a elegância devemos mergulhar no espírito humano, que é onde emergem as diversas virtualidades configuradoras da elegância.
A elegância tem muito mais a ver com a riqueza interior do que com o caimento impecável de algumas peças de vestuário. Em que consiste essa força interior capaz de perfumar com o aroma substancial toda uma personalidade? Será que o Bem, a Verdade e a Beleza têm algo a ver com esse ungüento de incalculável valor que impregna determinadas pessoas tornando-as especialmente atraentes?
Na elegância verdadeira não são as coisas o que importam, mas as pessoas que as possuem. Ser elegante é dar o melhor de si mesmo.
Um pensamento elegante: a cultura. Ela é um dos principais modeladores do pensamento e, portanto, de nossa conduta. Talvez seja uma novidade falar de um pensamento elegante, quando o mais normal seria associar a palavra elegante a uma casa, um vestido, etc. Isso acontece porque se banalizou excessivamente o conceito de elegância, esquecendo talvez que ela é originariamente uma qualidade humana que consiste em escolher (o melhor); e a eleição é fruto, em primeiro lugar, da inteligência, do conhecimento.
O mais importante dos seres humanos é o seu universo interior e não seu guarda - roupa ou seu carro.
O que entendemos por universo interior? Nossas opiniões, critérios, gostos, preferências. Em definitiva todo aquilo que estrutura nosso pensamento e depois exteriorizamos através de nossas conversas e comportamentos.
O pensamento elegante discorre pelos âmbitos culturais e artísticos que estão presididos pela delicadeza e finura de espírito. Falamos do que pensamos e pensamos em função do que somos (elegantes ou vulgares).
O que somos por dentro é o que manifestamos por fora. A elegância por natureza, participa da simplicidade. A duplicidade não é elegante.
O que de belo e elegante possa haver nas pessoas é uma expressão da beleza que está no seu espírito. A elegância surge sempre como fruto da delicadeza de espírito. A elegância não é uma qualidade esporádica que se dê de vez em quando, numa circunstância determinada, porque na realidade mais do que “ por-se elegante” (que sempre é algo extrínseco à pessoa), do que se trata é de ser elegante. A roupa, os cosméticos, etc., têm um alcance muito pequeno e não conseguem ocultar a vulgaridade que possa haver no interior de alguém.
A elegância não se improvisa (como um vestido), senão que se adquire em um longo processo de opções pessoais: daí o seu valor, ela torna a vida do outro agradável.
O comportamento elegante sempre está presidido pela delicadeza, pela finura de espírito. A elegância, a educação esmerada, facilita em grande modo a convivência, desde que não fique nas formas e esteja atravessada pelo carinho. O comportamento elegante corre o grande perigo de cair na frieza ou na superficialidade. É fácil cair neste defeito se não unimos a elegância a uma forte dose de humanidade.
Homens e mulheres experientes em humanidade levam a sério as vidas alheias e querem ser o consolo e o apoio dos outros e sem carinho, a delicadeza não existe, porque é precisamente o amor quem inventa as mil maneiras de tornar a vida fácil (e prazerosa) de ser vivida: um sorriso diante de uma adversidade, um calar-se diante de uma afronta repentina ou diante de uma calúnia, uma esposa que se arruma com esmero (sem esquecer-se do batom), a espera de seu marido que retorna ao lar, um trabalho bem executado e finalizado, um elogio que não ficou à margem do coração... Isto sim é elegante!
A elegância interior propicia que nosso selo pessoal esteja mais reforçado, porque na verdade, o que particulariza uma pessoa é a riqueza do seu pensamento, da sua cultura e sua bondade. Estes aspectos são tão importantes que de algum modo tornam mais fracos os que fazem referência somente ao porte exterior.
O mundo interior configura o exterior e é lógico que seja assim, porque cada um de nós gostamos de que nos identifiquem com o que realmente somos, mesmo que não façamos ostentação disso. De algum modo somatizamos o que pensamos.
O termo elegância nos remete ao vocábulo latino eligere (escolher). É elegante aquela pessoa q
ue sabe escolher o melhor, (isto não faz referência somente ao material).
E é justamente a liberdade o que possibilita ao ser humano a capacidade de ser elegante.
Os critérios de seleção não se improvisam. Para saber escolher é preciso ter critérios de seleção de acordo com um cânone estético, fruto do esforço pessoal.
O termo francês glamour ou, em bom português, encanto, é algo que emana de uma pessoa tornando-a atrativa.
O encanto é o resultado da somatória de uma multidão de ingredientes muito variados, que sabiamente relacionados entre si dão lugar a uma forma de ser de plena beleza interior.
A cultura, a boa educação, o respeito aos outros, a capacidade de escutar, a fina sensibilidade, a capacidade criativa, a delicadeza no trato, a amabilidade, a solidariedade e umas sérias inquietações sociais são necessárias para que se produza o glamour.
As pessoas que o possuem se caracterizam sobre tudo pela capacidade de acolhida e pelo respeito que mostram diante de opiniões alheias.
O que realmente encanta de uma pessoa é sentir-se respeitada por ela. E esse respeito nasce de um profundo convencimento da dignidade de todo homem e mulher.
Esse convencimento transparece no seu comportamento que está sempre presidido por um delicado amor à liberdade alheia.
A serenidade magnífica o todo. Uma pessoa serena é por conseqüência; inteligente emocionalmente e, desta forma, acaba por conquistar a admiração.
Qualquer comportamento que possa ser qualificado de eticamente mau, fica excluído do âmbito da elegância, porque o termo elegante nos remete ao conceito de escolher o melhor, e o melhor nunca pode ser o mal.
Talvez nos custe estabelecer uma conexão entre o bem e a elegância, porque instantaneamente vinculamos a elegância ao mundo da frivolidade, esta conexão vem exigida quando consideramos o homem e a mulher como pessoa e não como objeto estético.
O interesse de vestir elegantemente tem os seus limites, não deve ir além do que é razoável, porque não é elegante ser escravo da moda nem da estética. A cabeça e o tempo de que dispomos devem ter metas mais altas que dêem a nossa existência uma densidade maior e uma maior profundidade.
A futilidade também é má companheira da elegância, a esta chegamos por eleições mais complexas e sutis do que as têxteis e cosméticas.
Ortega y Gasset afirmava que "a cultura se mede com metros de sabonete”. A partir desta afirmação podemos concluir de forma ilustrativa também, que a elegância se confecciona tanto na biblioteca como no banheiro: sem cultura e sem limpeza a elegância é impensável. De certo modo são equiparáveis um bom livro e um bom perfume: o livro aromatiza a alma e o perfume o corpo, e ambos à pessoa: sucesso total.
Falemos de moda. Um homem ou uma mulher não pode ser elegante segundo as ocasiões, ou é elegante ou não é. A elegância, a levamos sempre conosco porque está em todo o nosso ser e na forma com que nos vestimos. E tudo isto sem querer “arrasar” ou “chocar”, criando assim distâncias, mas, com simplicidade e naturalidade.
Adquirir um estilo elegante supõe ser fiel durante muitos anos a definições (posições) tomadas com o firme convencimento de que marquem para sempre nossa existência.
O traje é, geralmente, mais uma expressão da nossa forma de ser, porque ao escolhê-lo procuramos nele uma certa identificação. Mas "estar na moda" não equivale a "estar elegante”! A moda deve ser filtrada por aqueles critérios estéticos que mais se ajustam a nossa forma de ser e que com o tempo criou em nós um determinado estilo de vestir (e talvez de entender a vida).
Render-se incondicionalmente ao que está na moda no momento torna impossível não só a elegância senão também a reafirmação da nossa personalidade: tudo o que utilizamos em maior ou menor grau está dizendo quem somos. Seria uma futilidade transcendentalizar a importância de um vestido, mas também é uma amostra clara de má educação e de mal gosto ir vestida de qualquer jeito a qualquer lugar, sobretudo no verão, que com a desculpa do calor podemos infringir todo tipo de normas incluídas as estéticas.
A roupa para prática de esporte, o conjunto de jogging, a bermuda, a legging de lycra, o top, a camiseta surrada (jogue-as fora), os tênis, quando tirados do seu contexto estão injustificados e denotam um relaxamento e um abandono que são totalmente incompatíveis com a elegância.

Jackie Kennedy costumava afirmar que “uma mulher que só se produz para ir a festas nunca será uma mulher elegante”. Concordo com ela em absoluto e incluo nesta afirmação os homens também! Como costumo frisar aos meus clientes, estejam bem apresentados e arrumados com esmero sempre! Até para ir à padaria! Dos pés à cabeça! Por dentro e por fora!

Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis

GASTRONOMIA NO CEREJINHA

Hoje optei pela baixa gastronomia, como chamam algumas pessoas de mal com a vida. Vocês acham que Coxinha de Galinha é uma comida a ser rotulada com esse termo? Quem em sã consciência vai em um aniversário ou em qualquer festinha e depara com aquela coxinha pequenina, crocante e quentinha e recusa uma mordida? Vais pensar em dieta nessa hora madade? Tá, eu sei, kit festa ninguém merece muito menos aquelas que foram fritas com 5 horas de antecedência e foi reeeeeeeeesquentada no microondas, mas ruindades a parte, a coxinha é um salgadinho pra lá de bom e que feito com primor e carinho não há quem resista. Claro, não precisa imitar a Carol e comer meia dúzia quando fizer (meia dúzia....sei..deixa pra lá) mas uma coxinha quentinha não faz mal a ninguém e já que estamos falando de elegância, quer coisa mais elegante do que comer coxinha? Então "bora" pra cozinha e me liga quando estiver pronta!!

COXINHA DE FESTA

Ingredientes Massa: 1/2 litro de leite quente, 1/2 litro do caldo do cozimento do frango, 100g de manteiga, 3 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de milho, 1 tablete de caldo de galinha.

Recheio: 1 peito de frango grande cozido e desfiado, 2 tomates sem pele e picados em cubinhos, salsa e cebolinha picada, sal, açafrão e pimenta a gosto.

Para empanar: Clara de ovo e farinha de rosca. Óleo para fritar.

Faz Assim: Primeiro, refogue o frango. Aqueça um bom tanto de azeite e frite o frango. Junte o tomate picadinho e tempere com o sal, a pimenta e o açafrão. Refogue por 1 minutos e por último acrescente a cebolinha e a salsinha. Não usocebola pois além de muita gente ainda ter esse tabú com a coitada, o frango fica super saboroso mesmo sem ela. Reserve.

Massa: Em uma boa panela coloque o leite e o caldo para ferver junto com o tablete de caldo de galinha. Junte as farinhas e a manteiga e cozinhe até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando pronta, despeje sobre uma pedra fria e deixe que amorne lá. Quando der para manusear com as mãos, sove-a um pouco para que a massa fique bem macia e maleável, é um truquesinho da minha vó. Faça bolinhas com as mãos e faça uma cavidade para colocar o recheio. Molde em formato de coxinha. Empane as bonitinhas em clara de ovo e farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e em pequenas porções por vez. Sirva bem quentinha.




E vamos lá freguesia, tem promoção e pra mocinha....Não esqueçam da promoção de 3 anos do Cerejinha, é até dia 21 de Junho, não é a melhor frase, é SORTEIO, e tem muito prêmio bom rolando. Quero todo mundo participando. Todos os detalhes AQUI.