Chocolate, Chocolate, Chocolate, Eu só quero Chocolate!!
Muito antes de ser descoberto pelos europeus, o cacau já seduzia duas grandes civilizações de América na forma de um líquido amargo e espumoso, digno dos deuses.
Quando queriam comemorar um acontecimento especial, como o nascimento de uma criança ou um casamento, os maias preparavam uma bebida com as sementes de kA-ka-w. Passavam o líquido, geralmente aromatizado com pimenta ou baunilha, de uma jarra para outra, oque fazia levantar uma desejada espuma. Bebiam-na quente, durante opulentos banquetes e a ofertavam aos deuses. Outra importante civilização da Mesoamérica pré-colombiana também elaborava tal bebida. Segundo Alan Deividson, autor da enciclopédia britânica “The Oxford Companion to Food (Oxford University Press, Oxford – 1999), os astecas preferiam saboreá-la fria, igualmente com espuma e condimentada. Chamavam-na de Chocolatl e era consumida por guerreiros e representantes da elite. Esse líquido espumoso ocupava o centro das cerimônias sociais e dos rituais maias e astecas, sendo oferecido por aqueles que buscavam prestígio social e político.
A fonte do chocolatl é o fruto do cacaueiro, uma planta tropical, originalmente nativa das florestas quentes e úmidas que se estendem do Norte da Bacia Amazônica ao sul do México.
A domesticação e o cultivo do cacaueiro são obras das populações mesoamericanas que se estabeleceram na Península de Yucatán e por toda América Central e sua utilização não se restringiu apenas às sementes. Em 2007, um estudo do Departamento de Arqueologia da Cornell University, nos Estados Unidos, revelou uma nova descoberta. Analisando quimicamente fragmentos de utensílios de cerâmica recolhidos num sítio arqueológico em Honduras, os pesquisadores concluíram que o cacau já era usado na elaboração de bebidas desde 1100 a.C. pelo menos. Baseando-se na diferença das jarras encontradas, apresentaram como hipótese mais provável a de que os locais fermentavam a polpa, e não as sementes, para produzir um tipo de cerveja. Ao fermentar, secar e eventualmente torrar as amêndoas, para depois moe-las e misturá-las a água, astecas e maias desenvolveram um estilo próprio para obter o líquido divino. Na verdade, um preparo amargo que não inspirou de início os conquistadores espanhóis que desembarcaram em Yucatán, no século XVI.
O ciclo de produção do cacau ocorre em dois períodos: temporão, de abril a agosto, e safra, entre setembro e março. Depois de colhido, ele é aberto e o conteúdo – polpa e sementes – retirado e submetido a duas fermentações (anaeróbica e aeróbica) responsáveis pelo aparecimento dos precursores do aroma e sabor típicos da fruta. Em seguida, as amêndoas são colocadas para secar sob o sol. É dessa forma que são exportadas para as fábricas, onde passarão pelo complexo processo de manufatura do chocolate.
O chocolatl oferecido aos espanhóis nos idos de 1500 era feito com sementes da aromática variedade criollo, cujas plantações limitam-se atualmente a alguns poucos países, como a Venezuela, respeitada e renomada por fornecer o melhor cacau do mundo. A variedade forasteiro é a que predomina. Mais robusta e resistente a fungos e pragas, exibe, no entanto, menos aroma. É cultivada na Costa do Marfim, maior produtor cacaueiro, e na grande maioria dos países africanos e também no Brasil (sul da Bahia). Do cruzamento entre criollo e forasteiro resulta na variedade híbrida trinitário. Saber mesclar esses diferentes grãos e suas respectivas origens – o terroir do cacau – faz parte da grande arte do chocolate. Milênios depois da descoberta, o alimento dos deuses transformou-se em eterna fonte de prazer para nós, meros mortais.
Fotos: Callebaut
CURIOSIDADES SOBRE O CHOCOLATE...
- A forma de primeira garrafa de Coca-cola é inspirada na forma do "criollo", o fruto de um dos tipos de cacaueiro.
-A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.
-Em 1569, o Papa Pio V, autorizou que o cacau fosse usado como bebida para suportar o jejun.
-A Costa do Marfin é o primeiro produtor mundial de cacau, mas os países produtores são fracos consumidores. Os cacaueiros dão frutos, cacaueiro, durante todo o ano.
- Guardar chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor
- CHOCOLATE PREVINE O ENVELHECIMENTO
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.
-CHOCOLATE PERMITE PERFEITA FORMA FÍSICA OU MENTAL
O Chocolate mostra-se num alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.
-CHOCOLATE MELHORA O CORAÇÃO
O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Teobromina é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. O Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.
CHOCOLATE FLEXIBILIZA O RACIOCÍNIO
O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração.
CHOCOLATE DÁ FELICIDADE
A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a "molécula da felicidade e do prazer", actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.
CHOCOLATE CURA DEPRESSÕES
Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.
CHOCOLATE NÃO PROVOCA ACNE
Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.
CHOCOLATE NÃO ENGORDA
O Chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para libertação de energia para as células) e ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) e tem menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve controlar o peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado então gaste em actividades físicas
Fonte: Chic Chocolate
Agora, minha amiga, não se culpe por comer chocolate..A vida é curta e umas silhuetas mais salientes não é nada perto da vida curta que temos por aqui e os prazeres que ela nos oferece. Caia de boca e seja feliz!!
E é claro, a receita do dia não podia ser outra a não ser de chocolate, claro. Esse é um bolo meio bolo, meio brownie, engana um pouco mas é simplismente delicioso. Faço pra bia as vezes (pra Bia, sei...) e acba rapidinho. Para os chocolovers de plantão.
Quadradinhos de Chocolate
(cerca de 40 unidades)
Ingredientes: 150g de chocolate em pó, ½ xícara de leite, 200g de margarina em temperatura ambiente, 300g de açúcar, 6 ovos separados, 150g de farinha de trigo, 1 pitada de sal, nozes ou pecãs picadas grosseiramente (opcional).
Faz Assim: Numa panelinha, coloque o chocolate e misture aos poucos o leite. Leve ao fogo mexendo sempre até o ponto de um mingau bem ralo. Retire do fogo e deixe esfriar. Com a batedeira, bata bem a manteiga, acrescentando o açúcar aos poucos. Junte as gemas uma a uma e bata bem nos intervalos. Batendo sempre, junte a mistura de chocolate já fria e, peneirando, a farinha de trigo. A parte, bata as claras em neve firme com o sal e adicione à mistura dechocolate, lenta e delicadamente. Espalhe a massa na assadeira retangular (25x pó 35x sem untar) Se desejar, junte nozes ou pecãs por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até o palito sair seco. Depois de frio, corte em quadradinhos e sirva. Como a ser humana aqui é viciada em doce, eu fiz um brigadeiro bemmmmm molinho e coloquei uma colherada em cima de cada quadradinho e salpiquei granulado. Acho que fica mais gostoso.
Fonte: Livro “Receitas para todo dia e para os outros também”. – Wilma Kovesi - DBA