16/08/2009

PUDIM DE CLARAS COM PRALiNE DE AMENDOIM


Eu adoro ovo. De qualquer jeito: frito, cozido, poche. O estrelado com aquela geminha mole onde dá pra molhar o pãozinho então, é meu predileto!! E sinceramente, o cheiro do ovo em certos pratos não me incomoda. A única forma que o cheiro me irrita e quando eu pego um copo pra beber água e ai ta aquele cheirão de ovo, isso sim é maus. Nestes últimos dias andei fazendo uns testes na minha cozinha e precisei usar muitas gemas. Ai, junta clara dali, clara daqui, quando fui olhar no frezzer já tinha 14. Opa, ora de fazer um docinho, mas oque com tanta clara??? Óbvio Carol, pudim de claras!! Of Course!!! Coincidência ou não, no mesmo dia minha vó tinha comprado um pacote de amendoim pra fazer um bolo e a receita do verso era um benedito pudim de claras com amendoim. Feito, era esse!! Nunca tinha feito nem comido pudim de claras e meu paladar se assanhou todo. Corri descongelar as claras pra por a mão na massa no dia seguinte. O resultado não podia ser melhor!! Mas antes da receitinha, como é de praxe, vamos ler um pouco mais sobre esse rico ingrediente do nosso dia a dia e que eu sei, tem muita gente que não gosta. Harebaba!!

OVO



Cerca de um trilhão de ovos são consumidos anualmente no mundo todo. Em média, cada pessoa no planeta consome cerca de 200 ovos por ano. Essa pequenina embalagem guarda um alimento muito especial. Além de fornecer um rico coquetel de nutrientes, eles transformam o ato de cozinhar em uma atividade sem fronteiras: Os alemães adoram ovos quentes no café da manhã, os americanos preferem os fritos, os espanhóis gostam de tortilhas recheadas, os italianos vibram com uma boa fritada e, para os japoneses, nada como mergulhar carne crua em ovos recém saídos do ninho. Poucos alimentos são tão versáteis quanto o ovo fresco. Seja em bolos, sobremesas sofisticadas, sorvete, molhos gourmet ou massas - os ovos são inconfundíveis pelo amarelo de sua gema.

COMENDO OVOS

Proteína de alta qualidade e uma mistura de diversas substâncias vitais conferem ao ovo o seu alto valor nutritivo. Um ovo grande contém cerca de nove gramas de proteína, oito gramas de gordura, lecitina e todos os minerais e vitaminas, exceto a vitamina C. A maior parte das vitaminas encontra-se na gema. A vitamina mais importante presente na gema do ovo é a vitamina A, juntamente com suas formas preliminares, os carotenóides.
Essa vitamina aumenta nossa capacidade de visão. É necessária na retina para possibilitar a percepção claro/escuro, além da distinção das cores. A vitamina A também desempenha um papel importante no sistema imunológico durante o crescimento, mantendo saudáveis os cabelos, a pele e os dentes. Além disso, um único ovo de galinha supre todas as vitaminas do complexo B, que são responsáveis pelo funcionamento adequado do metabolismo, respiração celular e geração de glóbulos vermelhos.
Um ovo fornece 26 por cento de nossa necessidade diária de ácido fólico. Essa vitamina B especialmente frágil contribui para formação de novas células e ativa o crescimento. A deficiência de ácido fólico é uma das carências vitamínicas mundialmente mais comuns e, muitas vezes, está associada a uma deficiência de ferro. Os ovos também são ricos em minerais, como cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, iodo e flúor, que fazem do ovo um dos alimentos mais nutritivos que existem

Só pra descontrair....

A gema do ovo é rica em lecitina, uma substância de alto valor biológico necessária a todas as células do corpo. Quanto mais importante o órgão, maior a concentração de lecitina. A medula óssea, o cérebro, o fígado e o coração são especialmente ricos em lecitina. Embora seja um lipídeo, a lecitina não é utilizada como fonte de energia, embora seja responsável por atividades vitais nas membranas celulares, especialmente no tecido nervoso.
Nosso organismo é capaz de produzir essa substância preciosa por conta própria ou pode obtê-la através dos alimentos. Além de auxiliar a memória e a concentração, a lecitina fortalece os nervos, influencia positivamente os níveis de colesterol e impede a formação de cálculos biliares.Na culinária, a lecitina é indispensável como emulsificante natural. Sem ela, ingredientes como água e azeite não se misturariam: preparar uma maionese consistente, margarina, um licor de ovo cremoso ou molhos leves seria impossível sem a ajuda da lecitina.

OVOS PASTEURIZADOS

A pasteurização é normalmente realizada em trocadores de calor (placas) e as condições são ajustadas visando à destruição dos microorganismos patogênicos, sem que afete a funcionalidade de suas proteínas. Para o ovo integral e a gema é utilizada uma temperatura de 60°C por 3 minutos, e para a clara é utiliza-se 57°C por 2 minutos.
Os produtos pasteurizados podem ser comercializados tanto na forma líquida como congelada, e condicionadas em embalagens adequadas. Sob refrigeração a vida-de-prateleira é de aproximadamente 10 dias para o ovo integral e para a gema e de cerca de 45 dias para clara. Já os congelados, desde que estocados de forma correta, podem ser armazenados por até 2 anos.
As principias vantagens da utilização desses produtos pasteurizados são:

- Facilidade de uso;
- Evita disperdício e perdas por quebras e trincagem;
- Reduz tempo e custo com a eliminação das etapas de quebra da casca e separação da gema e clara.

Fonte: www.yellow-egg.com


Temos algumas marcas no mercado de ovos pasteurizados, a Flashmamm é uma das mais famosas marcas deste tipo de ovos, sendo que ela comercializa só as gemas, só as claras ou o ovo completo.


Nossa, me deu até nauseas de tanto ovo.....Hihihih, brincadeirinha. Para completar essa saga "ovistica", vamos a receita do pudim de claras. Não existe coisa mais simples nesse mundo. Agora cabe a você usar a criatividade e analisar as combinações possíveis e improváveis para guarneçer esse docinho. O amendoim calhou muito bem e diminuiu e muito o cheiro de ovo!! Para quem realmente gosta do negócio!!

PUDIM DE CLARAS COM PRALINE DE AMENDOIM

Ingredientes Praline: 1 1/2 xícara de açúcar, 3/4 de xícara de água, 1 xícara de amendoim sem casca e torrado.

Calda: 1 xícara de açúcar cristal.

Pudim: 12 claras em temperatura ambiente, 24 colheres de açúcar de confeiteiro.

Faz Assim: Praline: Numa panela misture a água e o açúcar, mexa só até o açúcar derreter depois deixe em fogo brando até a calda adiquirir cor de caramelo. Adicione o amendoim, despeje sobre uma pedra de mármore untada de manteiga e deixe esfriar. Processe esse praline e reserve.

Calda: Na forma que assará o pudim, coloque o açúcar e leve ao fogo mexendo sempre até todo açúcar derreter e adiquirir cor de caramelo. Vá virando a forma para que o caramelo passe por toda sua lateral. Reserve.

Pudim: Bata as claras em neve áté formarem picos moles. vá adicionando o açúcar aos poucos e bata por áproximadamente 10 minutos até adiquirir concistência de suspiro.

Montagem: Coloque metade do suspiro na forma, coloque 2/3 do praline de amendoim e o restante do suspiro. Leve assar em forno pré-aquecido a 170° por uns 20 a 30 minutos. Retire, deixe amornar e desenforme com cuidado. Enfeite com o restante do praline e leve gelar.

ps* Como usei uma forma média, deu dois pudins aqui. O outro eu fiz sem o praliné de amemdoim, só que quando fui caramelar a forma, coloquei suco de uma laranja, ai ficou um caramelo de laranja. Ficou delicioso também!!

ps2* Se não tiver açúcar de confeiteiro, bata o açúcar refinado no liquidificador e em segundos terá seu açúcar de confeiteiro!!





Esse é o com Caramelo de Laranja

BEIJOS COM GOSTINHO DE OVO....ECA......RSRSRSRSRS!!

20 comentários:

Gina disse...

Carol, já me pediram pra fazer pudim de claras e passar todas as dicas, mas ando meio sem vontade de fazê-lo, porque confesso que não tenho muita atração. Mas gosto não se discute, tem gente que adora.
o praliné dá um charme a mais.
Bjs.

Cherry Blossom disse...

Eu também gosto muito de ovos e de preparações a base deles, só ovo cru é que não me vai!
Esse fim de semana quase fiz ovos nevados, quase...ahahaha...
Também gosto de pudim de claras, o seu tá muito lindo Carol! Com praline eu nunca experimentei fazer. Deve ter ficado muito bom!
beijinhos e uma linda semana pra você!

Cristina disse...

Carol, eu também gosto muito de ovos, aliás dá para ver pelo nome do meu blog ehehe Não sei se conseguiria fazer esse pudim de claras, pois parece-me tão delicado que com um sopro de irá abaixo!!! Deve ser divinal saborear.

Paula Pacheco disse...

Carol,
Adoro essa iguaria...você nem imagina como, outro dia a Yumi postou também uma receita, já estou louqinha para fazer...faz um tempão não como este pudim, o seu deve ter ficado ótimo, e vleu pelas informções sobre ovos e os pasteurizados será que são bons? Aparentemente são supper práticos...
bjão
Paula

Glau disse...

Carol, sabe o que eu adoro? aqueles doces portugueses que o recheio é de gema bem molinha e cheio de açúcar! hahaha Amo! Amo pastel de santa clara!

Pudim de claras fica com a textura bem levinha, né? Adoro tbém!

Bjão querida e boa semana!
Glau

Anônimo disse...

Que belo pudim, bem gostoso!
Mas esse praliné é novidade e aposto que faz um brilharete! hehehe:)

BubbleDesign/Bruno disse...

nossa nao tinha ideia de que tinha ovos em caixas!!rs*
bacana saber... talvez por estar em cidade pequena não tennha chegado ainda hehe
abs

Bárbara disse...

carol q delicia heim!!!
claras é bom!!
tbm gosto muito de ovo...
fiz um bolo esse findy.. hj tinha piquinique na escola da lili..ai já viu..

bj

depois post as fotoss

Nani disse...

Tenho vontade de fazer esse pudim, mas e o medo de não gostar? Dai nunca tive coragem.
Ficou muito bom o teu.
Carolzinha teu blog tá abrindo pop ups, já te falaram?
Deve ser o contador do blog, no meu era assim, eu agora uso o do google, bem mais confiavel. Depois se quiser saber mais sobre ele pode me escrever.
Beijos

Lourdes Sabioni disse...

Menina me deu água na boca este pudim...nunca fiz , nem comi um pudim de claras...só ouço falar!!! Qualquer hora me arrisco na sua receita!!! Bjs

Cinara disse...

Que post mais educativo, Carol! Eu também adoro ovo de qualquer jeito... Também adoro pudim de claras, mas nunca me atrevi a fazer. Estou com um monte de claras no freezer, quem sabe não me animo com a sua receita? ;o)
Eu tinha certeza de que já tinha seu link no Cinara's Place, mas acabei de ver que não tenho! Vou adicionar já, OK?
Beijinhos!

ameixa seca disse...

Adoro pudim de claras, aqui chamamos de molotof, mas nunca consigo fazer. O meu teima em abater quando tiro do forno! Eu não sou muito fã de ovo, já gostei mais :)

Tânia disse...

Sou meio desconfiada dos ovos....para mim sempre tem que ser bem cozidos ou assados ou fritos.
Esse seu pudim de claras ficou um petáculo, heim amiga?
Super diferente dos que já vi!
Beijinhoss

receitas culinarias disse...

nossa!!! eu ja adorava ovos,,nw conhecia tantas coisas assim,,

Lua Limaverde disse...

Lembro que fiz um pudim de claras há muito tempo, quando ainda era criança, me bateu uma nostalgia agora, deu vontade de fazer... :D

inspirações da Jô disse...

Esse pudim está com um aspecto muito especial...saboroso!!!!!!!
Beijos!!!!!!

Helena disse...

Olá Carol
Devorei a informação sobre ovos e babei quando descreveste o ovo estrelado como gosto...
Esse pudim deve ser bem do meu agrado!

Claudia disse...

Amei a idéia do crocante de amendoim com pudim de claras, eu amo doce de ovos, todos eles....

Abs,

C.

angela disse...

o seu pudim esta lindo, mas usar tantos ovos assim não é comigo, destesto o cheiro de ovos. bjs

Nereime disse...

Carol do céu!
Eu adooooro um ovinho...mas o que eu mais gostei foi de aprender a fazer o praline, me deu vontade de provar este pudim, aliás os dois!!!
bj